[Profs Mat:7650] Respostas à: Nomenclatura dos polígonos

Em 8 de março de 2014 22:23, Fernando Villar <villarf...@gmail.com> escreveu:
Olá, pessoal.

Tradicionalmente quando os polígonos são apresentados na educação básica é utilizada a seguinte nomenclatura: triângulos, quadriláteros, pentágonos, hexágonos, ..., polígonos com n lados. 

Um fato que sempre me incomodou foi a falta de coerência nessa nomenclatura.
triângulos - Classificação quanto ao número de ângulos.
quadriláteros - Classificação quanto ao número de lados.
pentágonos - Classificação quanto ao número de lados com sufixo diferente.

Esse fato pode ter muita ou pouca importância, dependendo do valor que se dá à linguagem na construção conceitual de matemática.

Não seria o caso de buscarmos uma padronização mais coerente do ponto de vista conceitual e linguístico? O que vocês acham?

Um aspecto que pode ser abordado inicialmente é a inércia da tradição. Mudar uma tradição é algo muito difícil. Até hoje tendo a escrever ideia com acento ou semirreta com hífen, mas aos poucos vou me acostumando. Nós vamos nos acostumando...

Compartilho com vocês essa reflexão. 

Saudações matemáticas,

Fernando Villar
_____________________________________________________________________

Boa tarde professor,
já andei pensando pelo mesmo caminho com relação ao nome dos números. Por que não usamos dezenove, dezoito, dezessete, dezesseis, dezecinco, dezequatro, dezetrês, dezedois, dezeum. É completamente plausível essa utilização, os números em italiano seguem essa regra mais aproximadamente. Grande abraço.
______________________________________________
Oi Fernando, tudo bem? 

Sabe que nunca tinha pensando nisso! Achei bem interessante a sua reflexão e penso que podemos sim abrir uma excelente discussão em torno dessas nomenclaturas e, dessa forma, promovermos mudanças como essas e outras tantas no ensino da matemática da escola básica. 

Vou pesquisar, refletir e em breve retorno, aqui, com a minha contribuição.


Um forte abraço, 

Valéria Luz
_____________________________________________
Observação em que é muito questionada. Já fiz algumas afirmações da incorreção que consta em diversos livros didáticos. Acredito que com o tempo haverá correção.

No endereço do site somatematica deverá ser confirmado e compartilhado com o tempo.



Classificação dos polígonos
Os nomes dos polígonos dependem do critério que utilizamos para classificá-los. Se usarmos o número de ângulos ou onúmero de lados, teremos a seguinte nomenclatura:
NÚMERO DE LADOS
(OU ÂNGULOS)
NOME DO POLÍGONO
EM FUNÇÃO DO
NÚMERO DE ÂNGULOS
EM FUNÇÃO DO
NÚMERO DE LADOS
3triângulotrilátero
4quadrânguloquadrilátero
5pentágonopentalátero
6hexágonohexalátero
7heptágonoheptalátero
8octógonooctolátero
9eneágonoenealátero
10decágonodecalátero
11undecágonoundecalátero
12dodecágonododecalátero
15pentadecágonopentadecalátero
20icoságonoicosalátero

Danilo Ramos
Licenciado em Matemática
_________________________________________________

Olá, Fernando!
O sufixo "gono" vem do grego "gonía" que significa canto, esquina, ângulo. Assim, os triângulos e pentágonos e demais polígonos de mais lados têm sua nomenclatura quanto aos ângulos, enquanto os quadriláteros têm quanto aos lados.
Não sei dizer porque a tradição fez assim. No entanto, a nomenclatura em Matemática é diferente das línguas quanto ao fixismo dos termos.
É perfeitamente lícito, em Matemática, que o autor ou o professor utilize a nomenclatura que bem lhe aprouver. Nenhum problema, contanto que o façamos com coerência, ou seja, que não fiquemos mudando a toda hora. Assim, temos total liberdade de dizer "trígono" ou "trilátero"para o tradicional triângulo, como pentalátero ou polilátero para pentágono e polígono, ou "quadriângulo" para quadrilátero ("pentângulo", "hexângulo" etc., eu acho esquisito, mas é preconceito! rsrs)
Do ponto de vista do ensino, o único problema é distanciar o aluno do uso literário e social dos termos.
Mas talvez seja uma oportunidade para enfatizar que o número de ângulos e de lados são iguais. Também para levar o aluno a se habituar em procurar entender a formação das palavras que utiliza, independentemente da área de estudo (geralmente eles acham que as coisas não tem ligação), fazendo uma ponte com o estudo da língua portuguesa. 
É o que eu faço com meus alunos, embora eu dê destaque aos termos habituais. É uma opção, entre outras.
Uma vez adotada essa abordagem, fica mais fácil você utilizar termos diferentes do habitual, se assim o desejar, com perigo menor de confundir os alunos que vão encontrar os termos habituais nos outros lugares, concursos etc.
Pessoalmente, como esse perigo talvez não se torne nulo para os alunos mais distraídos, opto pelo uso dos termos tradicionais, mas sem deixar de insistir na possibilidade de outras nomenclaturas e na análise da formação das palavras. Faço atividades que nos liguem ao Português.
Dificilmente uma campanha para mudar o hábito atingiria o país inteiro, e sua tentativa envolveria energia demais e contaria com muitas e muitas discordâncias, com mínima chance de êxito.
Acredito que a tentativa de mudança, principalmente se pensarmos em termos de livro didático, causaria confusão maior do que a clareza de uma nomenclatura mais homogênea.
Diante de tudo isso não vejo importância suficiente em mudar o tradicional.
Por isso, conforme já disse, prefiro utilizar a situação para lembrar prefixação e sufixação de palavras e a origem desses prefixos e sufixos, fazendo ponte com o Português, além de enfatizar a igualdade entre número de ângulos e lados, para os alunos de séries menores.
Espero ter contribuído em algo de útil.
Forte abraço a todos,
Sebastião.
___________________________________________________

Só corrigindo, o sufixo GONOS refere-se ângulos, de modo que o único que foge aos padrões é o quadrilátero (que refere-se ao número de lados). Uma observação é que o formato é quadrANGULAR e não quadrilateral.. Realmente me pergunto se alguém um dia conseguirá acostumar-se as QUADRÂNGULOS   (note que o google não sublinha, de modo que a palavra JÁ existe). 

o link do dicionário com o sufixo grego GONOS: http://www.priberam.pt/ dlpo/-gono
[]'s MP
___________________________________________________________
Na apostila que uso com o sexto ano já está aparecendo trilátero, acredito que outras pessoas também estejam pensando desta forma!
Abraços


 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário