Caros amigos:
Seguem alguns informes, sobre:
Foi publicado mais um número da EMR.
Atenciosamente,
Josélia Euzébio da Rosa
ARTIGO GRATIS DA SPRINGER
"Prezados colegas,
Temos o prazer de anunciar a publicação o online do artigo "The role of software Modellus in a
teaching approach based on model analysis" (SOARES; BORBA, 2014) na edição n.14 do ZDM deste
ano. O artigo analisa o papel do software Modellus em uma proposta de ensino de conceitos
de Cálculo Diferencial para alunos de Biologia, os quais são discutidos com base na análise de um
modelo matemático para um fenômeno biológico (transmissão da malária). O artigo estará disponível gratuitamente até Setembro de 2014 através do seguinte link: http://rd.springer.com/article/10.1007/s11858-013-0568-5"
É importante que a Springer veja que houve interesse para que novas oportunidades como estas apareçam para o periódico ZDM, que normalmente cobra para que artigos sejam baixados. Baixe o artigo e divulgue esse anúncio entre colegas para que ele se torne viral. E é claro, critique-o, discuta, acrescente... Agradecemos, desde já, o seu interesse. Debora Soares e Marcelo C. Borba
FREE SPRINGER ARTICLE
"Dear all,
We are pleased to inform you that the paper ""The role of software Modellus in a teaching approach based on model analysis" (SOARES; BORBA, 2014) was recently published online at the 14th edition of ZDM. The paper analyzes the role of software Modellus in an approach for teaching Differential Calculus concepts to Biology majors. The concepts were discussed using as a basis the analysis of a mathematical model for a biological phenomenon (transmission of malaria). The paper is available with open access until September of 2014 through the following link: http://rd.springer.com/article/10.1007/s11858-013-0568-5
Marcelo C. Borba
A Revista Eletrônica de Educação Matemática (REVEMAT) comunica que foi prorrogado até o dia 05 de abril de 2014 o recebimento de artigos para o número temático: Sobre a Pesquisa em Modelagem na Educação Matemática, a ser publicado no segundo semestre de 2014.
From: Paula Malheiros <paula_unesp@yahoo.com.br
Peço ampla divulgação!
Abraços,
Ana Paula
Revista de Matemática, Ensino e Cultura
Chamada de artigos para o número temático:
Modelagem em Educação Matemática
Editores deste número temático:
A Modelagem em Educação Matemática, no Brasil, teve suas primeiras produções nos anos 1970 e, desde então, pesquisas, práticas e perspectivas sobre ela têm surgido. Tais publicações têm sido relacionadas a diferentes temáticas, abordando aspectos teóricos, epistemológicos, filosóficos e metodológicos. Ainda, a Modelagem é evidenciada como umas das possibilidades de se fazer Matemática na sala de aula nos documentos oficiais do Ministério da Educação e de alguns Estados brasileiros, fato que talvez tenha ampliado a busca de professores e pesquisadores por saber mais sobre ela.
Desse modo, o número temático da Revista Matemática, Ensino e Cultura (REMATEC), intitulado Modelagem em Educação Matemática, tem como propósito dar visibilidade à produção acadêmica que tem tomado como objeto de pesquisa a Modelagem no contexto da Educação Matemática. Sendo assim, as propostas de artigos devem focar suas discussões nas possibilidades da Modelagem em Educação Matemática. Processo de submissão e revisão de propostas Para submeter uma proposta de artigo, enviar o arquivo em formato DOC para contato@rematec.net.br; rematec@gmail.com, até às 18 horas do dia 30 de junho de 2014.
Prezados amigos e colegas,
- Crie uma conta (login e senha) no site, antes de iniciar o download
Os downloads de eBooks ficam registrados. Se precisar baixar novamente, entre no seguinte endereço (será solicitado login e senha) e baixe os eBooks que já baixou anteriormente:
Boa tarde!!
No dia 25 de março, terça, o Prof George apresentará o SMEM com a palestra "Mathematics, Audience and Technology" - "Matemática, audiência e tecnologia", falando mais sobre o tema. O prof Marcelo vai fazer a tradução durante a palestra.
Quem quiser conversar e interagir mais com ele pode falar comigo ou com o Marcelo!
Beijo beijo,
Lamentablemente tengo que comunicar que el pasado 21 de marzo falleció Sergio Peralta, tesorero de SEMUR y también tesorero de FISEM.
O Concurso está aberto aos alunos e professores de todas as escolas da Educação Básica.
Cordialmente,
Marcelo Viana
Divulgando ...
http://pmo.sbm.org.br
Revista do Professor de Matemática Online (PMO) da Sociedade Brasileira de Matemática - ISSN 2319-023X
Volume 1 - Número 1
Atividades Que Podem Propiciar O Desenvolvimento do Raciocínio Funcional no Alunado do Ensino Médio e Universitário Inicial
A revista Professor de Matemática Online (PMO) é um veículo para publicação e ampla divulgação de artigos acadêmicos relevantes à formação inicial e continuada do professor da Educação Básica, cobrindo todos os temas da Matemática, sua prática de ensino, sua história e suas aplicações. Ela poderá publicar resultados condensados de trabalhos de conclusão de curso, ferramentas virtuais e outros produtos de docentes e discentes dos programas de formação de professores de Matemática.
Estamos aceitando novas submissões!
Seguem alguns informes, sobre:
Concursos e Seleções - Docentes
Seleções - Mestrado e Doutorado
Publicações:
Educação Matemática em Revista - EMR
Dossiê Estudos em Educação Matemática com fundamentos na Teoria Histórico-Cultural
Artigo grátis da SPRINGER
Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT
Revista de Matemática, Ensino e Cultura - REMATEC
A Ciência Matemática, de Paulus Gerdes
Revista SBEM-SP
Notícias:
Visita Prof George Gandanidis UNESP-RC
Falecimento do Profº Cleiton Batista Vasconcelos (SBEM DR Ceará)
Falecimento do Profº Sergio Peralta (Tesorero de SEMUR y FISEM )
Outros:
Concurso ICM Jovem 2018
Revista do Professor de Matemática Online
---------------------CONCURSOS E SELEÇÕES - DOCENTES---------------------
Instituição: Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
Cargo: Professor Auxiliar
Área: Ensino
Inscrições: 25/03/2014 a 01/04/2014
Instituição: Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Cargo: Professor Temporário (Doutor)
Inscrições: Até 04/04/2014
Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
Cargo: Professor de Ensino Superior
Área: Matemática
Inscrições: 28/02/2014 a 07/04/2014
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Cargo: Professor Adjunto
Inscrições: 10/03/2014 a 08/04/2014
Instituição: Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ
Cargo: Professor Adjunto
Área: Educação Matemática
Inscrições: 10/03/2014 a 11/04/2014
Instituição: Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ
Cargo: Professor Adjunto
Área: Matemática Aplicada
Inscrições: 10/03/2014 a 11/04/2014
Instituição: Universidade Estadual Paulista – UNESP (Presidente Prudente)
Cargo: Professor Assistente Doutor
Área: Matemática
Inscrições: 13/03/2014 a 05/05/2014
Instituição: Universidade Estadual Paulista – UNESP (Presidente Prudente)
Cargo: Professor Assistente Doutor
Área: Educação Matemática
Inscrições: 13/03/2014 a 05/05/2014
---------------------SELEÇÕES MESTRADO E DOUTORADO---------------------
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP)
Inscrições: 03 de Março a 04 de Abril de 2014
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática da Universidade Federal do ABC (UFABC)
Inscrições: 10 de Março a 08 de Abril de 2014
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (UNESP – Rio Claro)
Inscrições: 16 de Junho a 01 de Julho de 2014
---------------------PUBLICAÇÕES---------------------
De: sbem@sbem.com.br
Prezado(a) Filiado(a),
Foi publicado mais um número da EMR.
Confiram a publicação em: http://www.sbembrasil.org.br/revista/
Atenciosamente,
A Diretoria Nacional Executiva (2013-2016)
==============================
Assunto: publicação dos trabalhos GT 11 sipem
Os trabalhos apresentados e debatidos no GT 11 - Filosofia da Educação Matemática, foram publicados em Edição temática e especial da Revista Acta Scientae, e já está publicada no site: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/index
===============================
De: Joselia Euzebio Da Rosa joselia.rosa@unisul.br
Data: 21 de março de 2014 15:28
Assunto: dossiê Estudos em Educação Matemática com fundamentos na Teoria Histórico-Cultural
Caros pesquisadores,
poderiam, por favor, nos ajudar na divulgação do dossiê Estudos em Educação Matemática com fundamentos na Teoria Histórico-Cultural
ORGANIZADORES:
Manoel Oriosvaldo de Moura - Universidade de São Paulo (FE-USP)
Ademir Damazio – Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
Josélia Euzébio da Rosa – Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
Obrigada e boa leitura,
Josélia Euzébio da Rosa
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - MESTRADO
Av. José Acácio Moreira, 787 - Dehon
CEP 88704-900 - Tubarão/SC/Brasil
===============================
Subject: [Sbem-l] ARTIGO GRÁTIS NA SPRINGER
ARTIGO GRATIS DA SPRINGER
"Prezados colegas,
Temos o prazer de anunciar a publicação o online do artigo "The role of software Modellus in a
teaching approach based on model analysis" (SOARES; BORBA, 2014) na edição n.14 do ZDM deste
ano. O artigo analisa o papel do software Modellus em uma proposta de ensino de conceitos
de Cálculo Diferencial para alunos de Biologia, os quais são discutidos com base na análise de um
modelo matemático para um fenômeno biológico (transmissão da malária). O artigo estará disponível gratuitamente até Setembro de 2014 através do seguinte link: http://rd.springer.com/article/10.1007/s11858-013-0568-5"
É importante que a Springer veja que houve interesse para que novas oportunidades como estas apareçam para o periódico ZDM, que normalmente cobra para que artigos sejam baixados. Baixe o artigo e divulgue esse anúncio entre colegas para que ele se torne viral. E é claro, critique-o, discuta, acrescente... Agradecemos, desde já, o seu interesse. Debora Soares e Marcelo C. Borba
FREE SPRINGER ARTICLE
"Dear all,
We are pleased to inform you that the paper ""The role of software Modellus in a teaching approach based on model analysis" (SOARES; BORBA, 2014) was recently published online at the 14th edition of ZDM. The paper analyzes the role of software Modellus in an approach for teaching Differential Calculus concepts to Biology majors. The concepts were discussed using as a basis the analysis of a mathematical model for a biological phenomenon (transmission of malaria). The paper is available with open access until September of 2014 through the following link: http://rd.springer.com/article/10.1007/s11858-013-0568-5
It is important that Springer will see the interest generated by this free article so that new opportunities like this are made available for ZDM, which normally charges for downloading its articles. Download the article and share this announcement with colleagues so that it goes viral. And of course, critique it, discuss it, and add to it . . .We would like to thank you in advance for your interest! Best wishes, Debora and Marcelo".
Marcelo C. Borba
http://www.rc.unesp.br/gpimem/20anos
GPIMEM - Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática
GPIMEM - Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática
Facebook: Marcelo Borba
twitter: @gpimem
===============================
Sábado, 15 de Março de 2014 20:33
Prezados Colegas.
A Revista Eletrônica de Educação Matemática (REVEMAT) comunica que foi prorrogado até o dia 05 de abril de 2014 o recebimento de artigos para o número temático: Sobre a Pesquisa em Modelagem na Educação Matemática, a ser publicado no segundo semestre de 2014.
Maiores informações em https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/announcement/view/363
O qualis é B1 em ensino.
Por favor, divulguem.
Atenciosamente,
Ana Paula Malheiros
Pelos Editores Convidados
===============================
From: Paula Malheiros <paula_unesp@yahoo.com.br
Subject: [Sbem-l] Chamada para Artigos REMATEC - Número Temático "Modelagem em Educação Matemática"
Prezados Colegas,
Prezados Colegas,
Peço ampla divulgação!
Abraços,
Ana Paula
Revista de Matemática, Ensino e Cultura
Temática: Modelagem em Educação Matemática
ISSN 1980-3141
Chamada de artigos para o número temático:
Modelagem em Educação Matemática
Editores deste número temático:
Profa. Ana Paula dos Santos Malheiros – UNESP
Prof. Marcelo de Carvalho Borba – UNESP
A Modelagem em Educação Matemática, no Brasil, teve suas primeiras produções nos anos 1970 e, desde então, pesquisas, práticas e perspectivas sobre ela têm surgido. Tais publicações têm sido relacionadas a diferentes temáticas, abordando aspectos teóricos, epistemológicos, filosóficos e metodológicos. Ainda, a Modelagem é evidenciada como umas das possibilidades de se fazer Matemática na sala de aula nos documentos oficiais do Ministério da Educação e de alguns Estados brasileiros, fato que talvez tenha ampliado a busca de professores e pesquisadores por saber mais sobre ela.
Desse modo, o número temático da Revista Matemática, Ensino e Cultura (REMATEC), intitulado Modelagem em Educação Matemática, tem como propósito dar visibilidade à produção acadêmica que tem tomado como objeto de pesquisa a Modelagem no contexto da Educação Matemática. Sendo assim, as propostas de artigos devem focar suas discussões nas possibilidades da Modelagem em Educação Matemática. Processo de submissão e revisão de propostas Para submeter uma proposta de artigo, enviar o arquivo em formato DOC para contato@rematec.net.br; rematec@gmail.com, até às 18 horas do dia 30 de junho de 2014.
Instruções aos Autores:
===============================
Em Segunda-feira, 17 de Março de 2014 6:39
Mensagem de Paulus Gerdes
Prezados amigos e colegas,
tenho o prazer de anunciar a reedição da minha brochura "A Ciência Matemática", publicada originalmente pelo Ministério da Educação e Cultura (Moçambique).
Trata-se do texto da palestra de abertura, proferida no 1º Seminário Nacional sobre o Ensino da Matemática, Maputo, Moçambique (Maio de 1980).
A brochura contém as seguintes secções:
(1) Como nasceu a matemática?
(2) Desenvolvimento posterior da matemática como ciência
(3) Exemplos de aplicação
(4) Algumas conclusões.
A reedição realiza-se sob a chancela do ISTEG (Boane, Moçambique) e é distribuída pela editora Lulu:
"A Ciência Matemática" pode ser baixada livremente ou adquirida como brochura impressa.
Saudações académicas,
Paulus Gerdes
Professor Catedrático de Matemática
Secretário Geral interino & Vice-Presidente para África Austral, Academia Africana de Ciências;
Antigo Presidente, Comissão da União Matemática Africana para a História da Matemática em África (1986-2013);
Presidente, Grupo Internacional de Estudo da Etnomatemática;
Antigo Reitor da Universidade Pedagógica (1989-1996);
Conselheiro para Pesquisa e Qualidade, ISTEG, Boane, Moçambique
Endereço postal: C.P. 915, Maputo, Moçambique
Livros publicados/distribuidos pela Editora Lulu: http://www.lulu.com/spotlight/ pgerdes
De: psdias2 <psdias2@yahoo.com.br>
A "brochura" referida acima, em forma de eBook, de autoria de Paulus Gerdes, pode ser baixada, gratuitamente, no seguinte link, da própria editora:
http://www.lulu.com/shop/paulus-gerdes/a-ci%C3%AAncia-matem%C3%A1tica-ebook/ebook/product-21530943.html
Obs.: Se alguém tiver dificuldade em baixar, é mais ou menos assim:
Obs.: Se alguém tiver dificuldade em baixar, é mais ou menos assim:
- Crie uma conta (login e senha) no site, antes de iniciar o download
- Clicar em "Add to Cart" (como se fosse fazer uma compra tradicional)
- Na página seguinte, clique em "Continue to Checkout"
- Informe login/senha
- Aguarde cerca de um minuto ou dois, até que o link de download apareça (posso ter esquecido alguma etapa, pois citei "de memória")
Os downloads de eBooks ficam registrados. Se precisar baixar novamente, entre no seguinte endereço (será solicitado login e senha) e baixe os eBooks que já baixou anteriormente:
===============================
Revista SBEM-SP - Chamada para publicação
A Revista de Educação Matemática, uma publicação da SBEM-SP, está com chamada aberta até o final de março de 2014 para a publicação de Artigos Científicos sobre Estudos em Educação Matemática, Histórias de Aulas de Matemática e Resenhas Críticas. Pretendemos publicar este número da revista até o final do primeiro semestre de 2014. Para submeter seus trabalhos os interessados devem enviar o arquivo para o e-mail: sbem.sp.revista@gmail.com
Antes de enviar, consulte as normas para a publicação. Alertamos que a revista mudou da versão impressa para online, portanto, somente a partir da organização desta publicação poderemos solicitar o ISSN e, consequentemente, a avaliação da Capes no Qualis.
---------------------NOTÍCIAS---------------------
Subject: [Pgem-l] Visita Prof George Gandanidis
Boa tarde!!
O Professor canadense George Gadanidis estará na UNESP/RC na semana do dia 24 a 31 de março.
George é professor da Faculdade de Educação da University of Western Ontario, onde lidera o projeto Performance Matemática Digital (PMD), em parceria com o prof Marcelo Borba. Parte das atividades do projeto consiste na vinda dele ao Brasil para articular ideias e também fazer uma pesquisa em uma das nossas escolas. Essa pesquisa vai partir da pergunta que os pais fazem para seus filhos "o que você aprendeu em Matemática hoje?". A proposta é que as PMD possam permitir que estudantes compartilhem surpresas matemáticas com seus pais.
No dia 25 de março, terça, o Prof George apresentará o SMEM com a palestra "Mathematics, Audience and Technology" - "Matemática, audiência e tecnologia", falando mais sobre o tema. O prof Marcelo vai fazer a tradução durante a palestra.
Quem quiser conversar e interagir mais com ele pode falar comigo ou com o Marcelo!
Beijo beijo,
Hannah
_______________________________________________
Pgem-l mailing list
_______________________________________________
Pgem-l mailing list
Marcelo C. Borba
http://www.rc.unesp.br/gpimem/20anos
GPIMEM - Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática
GPIMEM - Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática
Facebook: Marcelo Borba
twitter: @gpimem
---------------------FALECIMENTO---------------------
Data: 25 de março de 2014 12:19
Assunto: Comunicado de Falecimento
A Regional Ceará da SBEM,
informa com profundo pesar o falecimento na manhã de hoje, 25/03/2014, do Diretor da nossa Regional Professor Cleiton Batista Vasconcelos.
Atenciosamente,
SBEM-CE
===============================
De: Agustín Carrillo de Albornoz Torres
Hola:
Lamentablemente tengo que comunicar que el pasado 21 de marzo falleció Sergio Peralta, tesorero de SEMUR y también tesorero de FISEM.
Ya he trasmitido a SEMUR mi más sincero pésame y todos los deseos de ánimo para seguir adelante.
Un saludo.
Agustín
_______________________________________________
juntadegobierno mailing list
juntadegobierno mailing list
===============================
---------------------OUTROS---------------------
CONCURSO ICM JOVEM 2018
Caros Colegas,
Já está lançado o Concurso ICM Jovem 2018, por meio da qual será escolhida a mascote do Congresso Internacional de Matemáticos 2018.
O Concurso está aberto aos alunos e professores de todas as escolas da Educação Básica.
Acesse o site http://icm2018.sbm.org.br/icm_jovem.html ou curta a página ICM Jovem 2018 (https://www.facebook.com/ICMjovem2018?fref=ts) no Facebook para saber como participar.
Promova o Concurso ICM Jovem em sua escola!
Promova o Concurso ICM Jovem em sua escola!
Participe na aventura do ICM 2018 e ainda concorra a prêmios!
Cordialmente,
Marcelo Viana
===============================
Subject: [Sbem-l] Revista PMO da SBM: v. 1, n. 1
Divulgando ...
http://pmo.sbm.org.br
Revista do Professor de Matemática Online (PMO) da Sociedade Brasileira de Matemática - ISSN 2319-023X
Volume 1 - Número 1
Atividades Que Podem Propiciar O Desenvolvimento do Raciocínio Funcional no Alunado do Ensino Médio e Universitário Inicial
Autora: Gilda de La Rocque Palis
Primos - Da Aleatoriedade ao Padrão
Autores: Roberto Luiz Spenthof e Josiney Alves de Souza
O Uso de Ambiente de Geometria Dinâmica como Subsídio para A Caracterização das Funções Quadráticas
Autores: Alan Gomes de Oliveira e Fabio Antonio Dorini
Frações, Sua Representação Decimal e A Calculadora
Autoras: Dora Soraia Kindel e Erika Favoretto
Disco de Poincaré: Uma Proposta para Explorar Geometria Hiperbólica no GeoGebra
Autores: Ricardo Silva Ribeiro e Maria Alice Gravina
A revista Professor de Matemática Online (PMO) é um veículo para publicação e ampla divulgação de artigos acadêmicos relevantes à formação inicial e continuada do professor da Educação Básica, cobrindo todos os temas da Matemática, sua prática de ensino, sua história e suas aplicações. Ela poderá publicar resultados condensados de trabalhos de conclusão de curso, ferramentas virtuais e outros produtos de docentes e discentes dos programas de formação de professores de Matemática.
Estamos aceitando novas submissões!
===============================
Do sempre amigo
José Walber de Souza Ferreira
2º Tesoureiro da SBEM-DNE(2013-2016)
1º Secretário do Grupo EMFoco
0 comentários:
Postar um comentário