Germano esse não é o problema maior. Listo os problemas:
- A ecologia reprodutiva delas é muito diferente das abelhas nativas do Brasil que são mais de 280 espécies já catalogadas. Com isso, elas chegam a formar até 4 novos enxames por ano. Por isso se proliferam tanto enquanto a média das nossas abelhas nativas é criar novos enxames a cada 4 anos.
- Uma vez proliferada, elas buscam por OCOS para fazerem seus ninhos (colméias). Porém OCOS na natureza são algo escasso e já disputado por todos os demais animais como as nossas abelhas nativas, quatis, passaros, papa-mel, macacos, roedores, etc.
- Essa alta proliferação e ocupação dos OCOS retira moradas naturais para a fauna nativa do Brasil e isso esta contribuindo para um forte desequilibrio. Quem animal é louco de ir brigar por um oco contra um enxame com média de 80 mil abelhas africanizadas com venenos?
- Nenhuma abelha nativa do Brasil tem veneno, exceto as do genero Bombus que são as mamangavas.
- Crescendo elas e diminuindo as nativas, sofre também a FLORA. Nossa flora mega-biodiversa, principalmente as ANGIOSPERMAS, desenvolveram ao longo dos milhões de anos, um sistema reprodutivo muito específico e complexo, atraindo somente um determinado tipo de abelha para fazer sua polinização. Agora que só tem abelha hibrida da euporéia com a africana, elas não polinizam todas as espécies de arvores, arbustos, herbáceas e epífitas e lianas de nossas matas. Ou seja, crescendo a exótica e diminuindo as nativas, a FLORA também vai entrar em colapso.
Eu eu ainda poderia enumerar uma série de outros problemas.....
Paralelamente à isso, os orgãos ambientais estão OMISSOS em lutar contra a proibição do uso de INSETICIDAS nas lavouras dentro das zonas de amortecimento das nossas UCs.
Aqui no Estado de SP, a SMA, sucateada e abandonada aos leões, até aprovou o uso de nocivos tóxicos dentro da APA Botucatu nas CUESTAS e nas zonas de amortecimento dos PARQUES e ESTAÇÕES ECOLÓGICAS os gestores nada fazem para impedir o uso dessas substancias.
OU SEJA, PARA QUE SERVE ESSAS UCS AFINAL?
Se o motivo de se criar uma UC é se proteger a nossa biodiversidade, porque os orgãos gestores não estão de fato trabalhando por isso?
AHHHHHHH
EU ESTOU CADA VEZ MAIS REVOLTADO COM TODA ESSA PATIFARIA E HIPOCRISIA DO POVO HUMANO !@!!
E PELO VISTO, TÁ TUDO CERTO NÃO?
Em 4 de abril de 2014 00:08, Germano Woehl Jr <germano@ra-bugio.org.br> escreveu:
ABELHAS AFRICANIZADAS ASSASSINAS matam milhares de animais e pessoas no Brasil, principalmente idosos e crianças.Estas abelhas são resultados de um experimento desastroso realizado em 1957 em Rio Claro-SP (uma abelha dócil foi miscigenada com uma espécie de origem africana para aumentar a produção de mel) e estão aniquilando com a biodiversidade brasileira e provocando centenas de mortes de pessoas todos os anos, cujas consequências futuras para o Brasil e demais paises do nosso continente e América Central e sul dos Estados Unidos ainda são desconhecidas.Para pessoas alérgicas, basta uma única picada já é letal (choque anafilático).Observe nestes videos que gravei no dia 27/12/2010 na RPPN Corredeiras do Rio Itajai, em Itaiópolis (SC), como a abelha africanizada interfere na natureza, competindo predatoriamente com nossos insetos (roubando a comida dos insetos da fauna brasileira), no caso uma borboleta da espécie Doxocopa laurentia.Meu pai era apicultor e quando abandonou a atividade (por conta da chegada da abelha africanizada resultado do experimento desastroso ) manteve duas caix(colméias) no quintal de casa. Certo dia, sem ninguém mexer, as abelhas africanizadas resolveram atacar e mataram todos os animais. Corremos para buscar proteção dentro de nossa casa, cheios de ferroadas pelo corpo. Minha mãe (jovem na época) fechou rapidamente as janelas para nos salvar e ficamos com muito medo e desesperados. Enquanto permanecíamos quietinhos deitados na cama, embaixo das cobertas, ouvíamos do lado de fora nossos cinco cachorros, que já não conseguiam correr, gritando de desespero até morrerem. Todos os meus coelhos, meus dois gatos, porquinhos-da-india, e galinhas, patos e gansos de minha mãe foram mortos. Eu era uma criança muito pequena, mas lembro, da montanha de animais mortos e da minha mãe chorando desesperadamente enquanto pacientemente amontoava os animais mortos. Nenhum animal sobreviveu
Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade
Jaraguá do Sul – SC
http://www.ra-bugio.org.br/
Acompanhe nosso trabalho de Educação Ambiental nas escolas públicas para salvar a MATA ATLÂNTICA
http://www.ra-bugio.org.br/educacaoambiental.php
Blog
e também na nossa página no FACEBOOK
http://www.facebook.com/pages/Ra-bugio-Salve-a-Natureza/139773049407363
Sobre a mentira do SUMIÇO DE ABELHAS no Brasil, que seria uma boa noticia para a natureza e gerações futuras.26/07/2011 – Nota da Associação de Apicultores de JoinvilleApiville não tem registro de sumiços
A Associação de Apicultores de Joinville (Apiville) diz que ainda não registrou casos de sumiço de abelhas. O presidente, Nírio Andriolli, mostra ceticismo nas teorias e até mesmo no problema do colapso das colônias.- Acho que isso tem muito marketing, sabe. Todo mundo está sofrendo com os problemas que acontecem na natureza-, acredita.Um dos motivos para ele não acreditar na teoria é o número de abelhas que a entidade recolhe na região urbana de Joinville. Nírio informou que no passado foram retirados aproximadamente 500 enxames, ele espera também que esta estação de monitoramento possa servir também para deixar as abelhas recolhidas.- A gente não tem um local ideal para isso ainda. E não adianta apenas recolher e deixar lá, sem cuidado. Com abelha não se brinca-, ressaltou o presidente.Resultado do desastroso experimento brasileiro de miscigenação de abelhas em 1954Enxame de abelhas no Norte do Paraná mata animais em bosquePelo menos três bichos morreram, entre eles uma macaca.Funcionários foram ferroados; medicados, passam bem.Do G1 PR 05/09/2011 20h07Vídeo da matéria está no link (assista! É chocante!)
Um quarteirão inteiro do município de Apucarana, na região Norte do Paraná, ficou isolado para uma operação de resgate: um enxame em um bosque da cidade. As abelhas estavam bastante irritadas e somente bombeiros bem equipados puderam entrar.Dois funcionários foram ferroados. Com mais de 30 lesões cada um, tiveram de ir para o hospital. Foram medicados e passam bem.Nas gaiolas de animais também houve vítimas. Pelo menos três animais morreram: um papagaio, um pássaro-preto e uma macaca.--------------------------------------------------------------------Vejam nas matérias abaixo o perigo que representa estas abelhas africanizadas para as pessoas, além de exterminarem com a biodiversidade brasileira.Homem morre após receber mais de 2 mil picadas de abelhas em Nova Guataporanga, SP15/02/2011 Rede Globo – Jornal Bom dia São PauloTratorista da prefeitura de uma cidade da região de Presidente Prudente (SP) morre após ser atacado e levar 2000 picadas de um ataque de abelhas em Nova Guataporanga, na região de Presidente Prudente (SP). Segundo a polícia, ele levou mais de duas mil picadas.Vídeo
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1436067-7823-HOMEM+MORRE+DEP\
OIS+DE+ATAQUE+DE+ABELHAS+EM+NOVA+GUATAPORANGA,00.htmlJornal O GLOBO, Plantão - Publicada em 15/02/2011 às 07h14mhttp://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/02/15/homem-morre-apos-receber-mais-de-\
2-mil-picadas-de-abelhas-em-nova-guataporanga-sp-923805774.aspSÃO PAULO - Um homem de 52 anos morreu nesta segunda-feira após receber mais de 2 mil picadas de abelhas no município de Nova Guataporanga, a 628 km da capital paulista, na região de Presidente Prudente. Luiz Carlos de Oliveira era funcionário da prefeitura e trabalhava como tratorista.Na hora do acidente, ele preparava a terra de uma chácara para plantio. O trator atingiu uma colmeia, que estava sob um pé de café.Atacado, Luiz Carlos ainda conseguiu correr por 150 metros e gritar por socorro. A Polícia Militar e uma ambulância socorreram a vítima, que foi levada a um hospital da região, mas não resistiu e morreu.Um apicultor afirmou que as abelhas que atacaram o servidor são abelhas africanas.
Correio do Contestado 01 de Abril de 2010 - 15:54
Homem morre após ser atacado por abelhas em Lagunahttp://www.adjorisc.com.br/jornais/correiodocontestado/impressa/geral/homem-morr\
e-apos-ser-atacado-por-abelhas-em-laguna-1.252877Bombeiros exterminaram o enxame, que estava em uma caixa d\'águaBianca Furtado MeloPor volta das 18h30min, uma testemunha viu José correndo para dentro de casa com o corpo coberto por abelhas. Ele se trancou no banheiro para tentar fugir dos insetos.De acordo com o Corpo de Bombeiros, a colmeia estava em uma caixa d'água desativada, encostada no quintal da casa. Durante a noite, os bombeiros foram até o local e exterminaram as abelhas. Nesse horário, segundo a corporação, o risco de ataque é menor.
Homem fica em coma após ataque de abelhas19/03/08 - 13h21 - Atualizado em 19/03/08 - 15h11
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL356627-5598,00-HOMEM+FICA+EM+COMA+APOS\
+ATAQUE+DE+ABELHAS.htmlRapaz estava sobre uma mangueira quando foi atacado em Feira de Santana. Outras duas pessoas também ficaram feridas durante o ataque.Do G1, em São Paulo, com informações do iBahia.comUm rapaz de 22 anos está internado, em coma induzido, depois de ser atacado por abelhas na tarde desta terça-feira (18), em Feira de Santana (BA). Ele subiu em um pé de manga e não teria visto as abelhas entre os troncos.Outras duas pessoas também foram atacadas pelas abelhas, mas foram liberadas depois de receberem os primeiros socorros.Segundo informações do hospital, o rapaz chegou inconsciente e com muitos ferrões pelo corpo. Testemunhas teriam relatado à polícia que as abelhas ficaram sobre a vítima por cerca de meia hora.Ainda de acordo com o hospital, a vítima pode ter sofrido traumatismo craniano ao cair da árvore.----------------------------------------
Idoso leva quase 200 picadas de abelha no interior de SPPortal G1 08/12/2010http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/12/idoso-leva-quase-200-picadas-de-ab\
elha-no-interior-de-sp.htmlHomem de 74 anos foi picado no rosto, pescoço e nas mãos.Ele estava em terreno de Valinhos; idoso está internado na UTI.Do G1 SP, com informações da EPTVUm homem de 74 anos foi atacado por abelhas na manhã desta quarta-feira (8). De acordo com os bombeiros, ele estava no terreno de um condomínio em construção em Valinhos, a 85 km da capital paulista, quando foi atacado pelas abelhas.O idoso teve quase 200 picadas na mão, pescoço e no rosto. Ele foi encaminhado para a Santa Casa de Valinhos com falta de ar e muito inchaço nas áreas picadas.De acordo com o médico Abdel Latif, a situação poderia ser pior se a vítima fosse alérgica, mesmo assim há riscos devido à quantidade de veneno no corpo. O
homem deve permanecer na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) durante o período de observação.-------------------------------------------Abelhas matam três cães e atacam motorista no RS
Portal G1 16/10/2008http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL801566-5598,00-ABELHAS+MATAM+TRES+CAES\
+E+ATACAM+MOTORISTA+NO+RS.htmlDonas ainda tentaram salvar os bichos com receitas caseiras.Enxame se instalou nos fundos do quintal de uma casa, em Santa Maria.Do G1, em São Paulo, com informações do ClicRBS*
Aposentada tentou salvar os animais, mas eles não resistiram (Foto: Charles Guerra/Zero Hora/Ag. RBS)Um enxame de abelhas atacou três cães em Santa Maria, no domingo (12). Três irmãs aposentadas, proprietárias dos animais, tentaram salvar os bichos com receitas caseiras, mas eles morreram poucas horas depois.O motorista Anderson Lucas Crema da Silva também foi atacado quando chegava em casa. Ele recebeu cerca de 10 picadas nas costas, além de ferroadas na cabeça e pescoço."A gente nem imaginava que tinha um enxame aqui perto. Quando percebemos, perdemos os nossos companheirinhos", diz a aposentada Ilza Silva Medeiros, de 74 anos. Ela afirma que o mais velho do trio de vira-latas tinha mais de 15 anos.saiba mais
• Abelhas atacam 17 pessoas no litoral de SP
• Carroceiro está desaparecido após cair no esgoto em AL
• Abelhas invadem albergue e atacam idosos na BahiaNenhuma delas foi atacada, mas as três irmãs, agora, passam os dias em casa, de janelas fechadas, pois não sabem como lidar com os insetos que se instalaram nos fundos do quintal de uma vizinha.(*Com informações do Diário de Santa Maria e Zero Hora)Ataques de abelhas africanizadas crescem na primavera
Zona Oeste e Baixada registram maior incidência de casos.
Retirada de enxame é serviço pago e custa, no mínimo, R$ 50.
25/10/08 - 08h04 - Atualizado em 25/10/08 - 09h28http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL830894-5606,00-ATAQUES+DE+ABELHAS+AFRICAN\
IZADAS+CRESCEM+NA+PRIMAVERA.htmlDo G1, no RioApicultor extraindo colméias de abelhas dentro de muro, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Eugênio Lyssei)Os moradores da Zona Oeste do Rio e da Baixada Fluminense podem acrescentar mais um item na sua lista de cuidados nesta primavera: além do sol que começa a esquentar e da dengue, é preciso ter atenção ao ataque de abelhas africanizadas.Especialistas informam que a reprodução das abelhas é maior durante esta estação do ano porque há um aumento das flores e da polinização, feito pelas abelhas.As abelhas africanizadas têm o veneno (apitoxina), mais forte que as outras espécies. Por isso, elas causam mais mortes e ferimentos nas pessoas.A picada de uma abelha desta espécie pode causar distúrbios neurotóxicos, hemorrágicos e hemolíticos. Este mês, um homem morreu depois de sofrer um ataque
de abelhas africanizadas na Zona Oeste do Rio.No início de outubro, um idoso morreu no Mato Grosso, vítima de picadas de abelhas. De acordo com os médicos que atenderam o idoso, ele caiu em um buraco
onde estava o enxame e não resistiu às ferroadas.A Zona Oeste e a Baixada Fluminense são as regiões de maior incidência de abelhas no estado do Rio, afirma o apicultor Eugênio Lyssei. Segundo Eugênio, o
Disk-Abelha, serviço para a retirada dos enxames, atende por mês 150 chamadas para a retirada de colméias na Zona Oeste e cerca de 40 ocorrências de enxames na Baixada Fluminense.saiba mais
• Parques de Porto Alegre têm 'armadilhas' para abelhas
• Idoso morre depois de ser atacado por abelhas em MT
• Cientista usa abelhas para tentar entender assassinos
• Homem fica em coma após ataque de abelhasO médico veterinário do Zoológico de Niterói, André Maia, faz um alerta: as abelhas não são inimigas, e sim agentes que contribuem para a natureza.De acordo com o veterinário, as pessoas devem pôr o açúcar na geladeira, evitar deixar o lixo aberto e, principalmente, não jogar pedras e nem atear fogo aos enxames."Muita gente acredita que se tacar fogo ou pedra nos enxames, as abelhas vão morrer. Não é assim. A melhor maneira para extrair uma colméia é chamar um profissional especializado, no caso um apicultor", afirma o veterinário.Retirar enxames de abelhas custa no mínimo R$ 50 No Rio de Janeiro, não existe um órgão público que faça a retirada de enxames e colméias. O Corpo de Bombeiros parou de atender estas solicitações há 4 anos, pois os bombeiros exterminavam os insetos, em vez de retirar o enxame e preservar as abelhas.A assessoria do Corpo de Bombeiros afirma que os bombeiros apenas orientam e ensinam como as pessoas devem prevenir o surgimento de abelhas.O ator Marcos Palmeira também já requisitou os serviços do Disk-Abelhas para retirada de enxames em sua residência (Foto: Eugênio Lyssei/Divulgação) Quem quiser retirar um enxame terá que desembolsar no mínimo R$ 50, de acordo com o apicultor, Eugênio Lyssei.Mas o valor do serviço para a retirada de enxames varia. De acordo com o presidente da Associação Carioca de Apicultores (ACAP), Flavio Guimarães Vedolin, o serviço para a remoção de enxames não sai por menos de R$ 250.Na falta de um órgão público que retirasse as colméias, Eugênio Lyssei criou há 15 anos o Disk-Abelhas, serviço que retira enxames e que inclusive, dá aulas de como solucionar o problema e retirar as abelhas em instalações na área urbana.Desde que foi criado, o serviço já recebeu mais de 8 mil chamados. Eugênio calcula que 99% dos chamados são para a retirada da abelha africanizada, espécie mais ativa, resistente e agressiva.Eugênio posa ao lado de Xuxa, quando foi à casa da apresentadora retirar enxames de abelhas (Foto: Divulgação/Eugênio Lyssei)Eugênio conta que a procura para a retirada de enxames aumentou e foi preciso criar um site para que as pessoas tomassem conhecimento desse tipo de serviço."As pessoas às vezes não sabem para quem ligar, ainda mais que os bombeiros não atendem mais esse tipo de solicitação. Com o site, os pedidos aumentaram e vários famosos como Xuxa e Cid Moreira já ligaram para o Disk-Abelhas, solicitando a retirada de enxames. Criei até uma galeria de fotos com as personalidades que já atendi", conta o apicultor Eugênio Lyssei.O especialista afirma que não se deve esmagar as abelhas africanizadas, pois o cheiro do veneno é um sinal de ataque para as outras abelhas.
-----------------------------------------------------
Daniel Kurupira
ibiosfera.org.br
ibiosfera.org.br
"Se a galáxia é pura energia em suas multidimensões, e o equilibrio atômico é a grande verdade da vida, então que eu possa me sentir plenamente como uma partícula desta boa energia transformadora do meio. Viva a energia transformadora! Viva a boa energia, a energia do bem!"
"É fácil destruir, porque sozinho você é capaz de grandes feitos.
É difícil construir porque apenas com muitas pessoas o sucesso é conquistado.Entre o fácil e o difícil, fico com a dura construção coletiva.
Dure o tempo que durar, estarei junto com todos na construção de uma nova realidade socioambiental."
"Até o presente momento, jamais foi encontrada VIDA fora do Planeta Terra. Isso nos lembra da rara biodiversidade que temos aqui em nosso Planeta, provavelmente, a maior valiosidade e raridade de todo o Universo! Qual é o preço desta Vida presente no Planeta Terra ?!"
"Até o presente momento, jamais foi encontrada VIDA fora do Planeta Terra. Isso nos lembra da rara biodiversidade que temos aqui em nosso Planeta, provavelmente, a maior valiosidade e raridade de todo o Universo! Qual é o preço desta Vida presente no Planeta Terra ?!"
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista é cuidada por Edna Costa e Raphael Golin.
Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
ednacosta@gmail.com ou raphael@5elementos.org.br
Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
listarepea@googlegroups.com
Para mais opções e configurações, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;ListaRepea" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para listarepea+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
0 comentários:
Postar um comentário