[MEEF] Repasse Construção do Encontro Nacional de Educação

Iniciamos a construção do Encontro Nacional de Educação etapa Estadual em dezembro de 2013, a partir de articulações com o ANDES-SS UFRGS que tomou frente junto com alguns Diretórios Acadêmicos. Fomos construindo dois espaços, um de articulação a nível regional (com SC e PR) e outro a nível local com um Grupo de Trabalho (GT) na UFRGS.

Aconteceram duas reuniões regionais ampliadas que contou com a participação de companheiros do PR, e mais 3 reuniões só com entidades, coletivos, sindicatos do RS. No GT da UFRGS conseguimos articular a campanha “8 ou 80 a excelência não passou por aqui” em contrapartida a excelência acadêmica propagada pela UFRGS por seu ranking entre as melhores universidades do país. Questionamos onde está a excelência na falta de papel higiênico, falta de livros na biblioteca, falta da terceira opção no RU, falta de assistência e permanência estudantil, falta de professores concursados, aumento de trabalhadores terceirizados e com condições de trabalho precária, entre tantos outros. Essa campanha hoje está sendo articulada por um bloco de DA’s e CA’s que não se enxergam na atual gestão do DCE que tem uma gestão de direita conservadora.

Conseguimos articular uma reunião no espaço de unidade de ação que aconteceu em São Paulo final de março e a partir dessa reunião organizamos uma reunião nacional, também em São Paulo, para início de abril, com intuito de organizar o ENE – data, arte, divulgação, etc. Essa reunião contou com a participação de diversos sindicatos de SP, RJ, RS, PR. Diferente do que vem acontecendo no RS que é um esvaziamento de setores organizados do ME, esse espaço contou com a participação de militantes da ANEL e da OE/UNE. E conseguimos sair com a arte, em anexo o cartaz, com data, local, blog, início da divulgação.

A ExNEEF, por aprovar a construção do ENE no  ENEEF, reafirmando em seu I CONEEF, entrou para a comissão organizadora do ENE nacional. A próxima reunião será dia 10 de maio em São Paulo – SP e ainda está encomendada uma reunião ampliada, não só da C.O., para o dia 16 de maio no Rio de Janeiro – RJ.

O encontro municipal de Pelotas será 07 e 08 de maio.  Santa Maria fará o encontro municipal dia 24 de maio.  Em Porto Alegre e região metropolitana está marcado para o dia 30 de maio. Final do 30 de maio, 31 o dia todo e manhã do 1 de junho será a etapa estadual, também em Porto Alegre. O ME está responsável por fomentar o blog nacional - http://ene2014.wordpress.com/

No mais companheiros pergunto se essa articulação está acontecendo em outras cidades? Acredito que cabe procurar o ANDES-SN de sua região, pois eles tiraram como prioridade essa política e acreditamos que será um grande espaço de debate sobre o Plano Nacional de Educação, precarização da educação - trabalho e formação, etc e um espaço rico para articularmos, junto com a base, lutas em torno dessa pauta.


Abraços e força na luta!


--
Marina El Hajjar Meneghel

DAEFi - UFRGS (Gestão 2012/2013)


*Educação Física é uma só! Formação Unificada JÁ! *

*Dos megaeventos eu abro mão! Quero saúde, esporte, moradia e educação!"

- Não aceitem o habitual como coisa natural, pois em tempos de desordem, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar -  Bertold Brecht

--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;MEEF NACIONAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário