Muito bem dito!
Clareza de ideias.\
Aqui no Canada os ultimos resultados do teste de PISA deu no que falar. O Canada, infelizmente caiu da 10a. posicao, em 2009 para a 13a. posicao, em 2012, e uma nova reforma no ensino de matematica ja esta a caminho.
Essa eh uma das diferencas do ensino daqui e do Brasil.
Essa eh uma das diferencas do ensino daqui e do Brasil.
Um ponto importante nesta discussao é relacionado a mentalidade do brasileiro da classe media que acha que os resultados dos testes de PISA nao incluem as escolas privadas brasileiras e por esta razao, eles, classe media, nao precisam se preocupar com a qualidade do ensino dos seus filhos.
Estou cansada de ouvir de brasileiros que moram aqui dizerem que o ensino de matematica (acreditem!) aqui no Canada eh pior que no Brasil. Essa é a mentalidade que precisa ser mudada!
marina
marinambarreto@gmail.com
____________________________________
Professor, seu texto é instigante e elucidativo! Obrigada por compartilhar sua opinião conosco!
Prof. Karina Castrokarinaprofmatematica@gmail.com
________________________
Parabéns professor Bigode pela coragem de dizer tais verdades. Quero ressaltar ainda a ousadia da mídia e de alguns governantes que vem colocar a "culpa" nos professores que apesar das limitações impostas pelo sistema educacional e porque não dizer pelo sistema capitalista que detona as possibilidades de mudanças na educação, por não ser de interesse que as pessoas pensem e tomem decisões, ainda resistem e buscam alternativas de subversão. Chega de culpas!
educadora matemática indignada com a situação.
Paula Civiero
paula_civiero@yahoo.com.br
______________________________________
Bigode, gostei da entrevista e do artigo que escrevestes.
De fato, concordo contigo que estamos ainda longe de chegarmos as
melhores posições no ranking do PISA (Quando falo isso não estou
dizendo que acho que nossa educação não está melhorando).
Acho que o motivo está relacionado com o fato dos nossos estudantes
não serem preparados para fazer exames como o do PISA.
Nas entrelinhas você falou isso.
Tive a oportunidade de trabalhar na adaptação do exame PISA para o
contexto brasileiro e naquele momento tive a impressão que nossos
"melhores" estudantes (aqueles preparados para os vestibulares mais
difíceis) talvez não fossem bem no PISA.
Eles teriam dificuldades até para entender o que se solicitava no
enunciado do problema. Qual escola brasileira elabora
questões-problema em que o estudante tem que fazer simulações no
computador para entender o enunciado do problema e resolver?
Outra coisa que observei é que tinham questões com múltiplas respostas
"corretas" ou talvez "mais completas". Ou seja, havia pesos diferentes
para as respostas dos estudantes. Entendem o que estou falando?
Seria interessante um estudo que investigasse os resultados
brasileiros no PISA mais detalhadamente. Algo o tipo: como foram os
estudantes da escola particular? como foram os da escola pública? Os
que foram melhor são de quais regiões? Como é o ensino lá?
Sei que existem dados sobre isso no site do INEP, mas neste momento,
não tenho condições de investigar isso.
Tinha vontade de fazer um experimento com alguns estudantes de ensino
médio. Selecionaria uma amostra de estudante com boas notas em
matemática. Eles teriam que resolver as questões do PISA. Gostaria,
sobretudo, de analisar como eles resolveriam a parte da prova que é
feita no computador.
De repente, podemos pensar algo assim em parceria.
abraços
J.Cássio
De fato, concordo contigo que estamos ainda longe de chegarmos as
melhores posições no ranking do PISA (Quando falo isso não estou
dizendo que acho que nossa educação não está melhorando).
Acho que o motivo está relacionado com o fato dos nossos estudantes
não serem preparados para fazer exames como o do PISA.
Nas entrelinhas você falou isso.
Tive a oportunidade de trabalhar na adaptação do exame PISA para o
contexto brasileiro e naquele momento tive a impressão que nossos
"melhores" estudantes (aqueles preparados para os vestibulares mais
difíceis) talvez não fossem bem no PISA.
Eles teriam dificuldades até para entender o que se solicitava no
enunciado do problema. Qual escola brasileira elabora
questões-problema em que o estudante tem que fazer simulações no
computador para entender o enunciado do problema e resolver?
Outra coisa que observei é que tinham questões com múltiplas respostas
"corretas" ou talvez "mais completas". Ou seja, havia pesos diferentes
para as respostas dos estudantes. Entendem o que estou falando?
Seria interessante um estudo que investigasse os resultados
brasileiros no PISA mais detalhadamente. Algo o tipo: como foram os
estudantes da escola particular? como foram os da escola pública? Os
que foram melhor são de quais regiões? Como é o ensino lá?
Sei que existem dados sobre isso no site do INEP, mas neste momento,
não tenho condições de investigar isso.
Tinha vontade de fazer um experimento com alguns estudantes de ensino
médio. Selecionaria uma amostra de estudante com boas notas em
matemática. Eles teriam que resolver as questões do PISA. Gostaria,
sobretudo, de analisar como eles resolveriam a parte da prova que é
feita no computador.
De repente, podemos pensar algo assim em parceria.
abraços
J.Cássio
0 comentários:
Postar um comentário