Caros leitores,
A revista Educação Matemática Pesquisa. Revista do Programa de Estudos
Pós-Graduados em Educação Matemática. ISSN 1983-3156 acaba de publicar
seu último número, disponível em http://revistas.pucsp.br/index.php/emp .
Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e outros
itens de seu interesse.
Agradecemos seu interesse e apoio contínuo em nosso trabalho,
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho
Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática e Departamento
de Matemática da PUC-SP
Fone +55 11 31247200
cileda@pucsp.br
Educação Matemática Pesquisa. Revista do Programa de Estudos
Pós-Graduados em Educação Matemática. ISSN 1983-3156
v. 16, n. 1 (2014)
Sumário
http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/issue/view/1119
--------
Editorial
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho
Artigos
--------
Aspetos da rigidez e atomização da matemática escolar no ensino de
Portugal e Espanha: análise de um questionário Aspects of rigidity and
atomization of school mathematic in the educational systems of Portugal and
Spain: analysis of a questionnaire
Catarina Oliveira Lucas, Cecilio Fonseca Bon, Josep Gascón Pérez, José
Manuel Casas
Análise de situações de volume em livros didáticos do ensino médio à
luz da teoria dos campos conceituais Analyse de situations de volume dans
les manuels scolaires au lycée sous le point de vue de la Théorie des
Champs Conceptuels
Leonardo Bernardo Morais, Paula Moreira Baltar Bellemain, Paulo Figueiredo
Lima
Tradução de textos matemáticos para a linguagem natural em situações de
ensino e aprendizagem Translation of mathematical texts to natural language
in teaching and learning situations
Marisa Rosâni Abreu da Silveira
A disciplina Complementos de Matemática no curso de pedagogia (1939-1961):
o pedagogo como professor de matemática The discipline Complements of
Mathematics in the Pedagogy Course (1939-1961): The pedagogue as
Mathematics teacher
Viviane Lovatti Ferreira, Laurizete Ferragut Passos
Ecos de Euclides: notas sobre a influência d’Os Elementos a partir de
algumas doutrinas filosóficas Euclid’s Echoes: brief remarks on the
influence of The Elements based on some philosophical schools
Rafael Montoito, Antonio Vicente Marafioti Garnica
Contextualizando momentos da trajetória do ensino de cálculo na
graduação em matemática da USP Contextualizing moments of the trajectory
of teaching calculus in mathematics graduation course of USP
Gabriel Loureiro de Lima
Viajar é preciso: a noção de circulação a partir da trajetória de uma
educadora matemática Traveling is necessary: the notion of circulation
based on the trajectory of a mathematics educator
Rafaela Silva Rabelo
Os conceitos de divisão e multiplicação nas proposições de ensino
elaboradas por Davydov e seus colaboradores The concept of division and
multiplication in the propositions of teaching by Davidov and his co-workers
Josélia Euzébio da Rosa, Ademir Damazio, Sandra Crestani
Conhecimentos de graduandos para o ensino de matemática: experiências e
possibilidades de integração na formação inicial Knowledge of
undergraduates for mathematics teaching: experiences and integration
possibilities in the initial formation
Neusa Maria Marques de Souza, Anelisa Kisielewski Esteves, Rúbia Grasiela
da Silva
Focos da pesquisa stricto senso em Modelagem Matemática na Educação
Matemática brasileira: considerações e reflexões Research focus stricto
sensu of the Mathematical Modeling in Brazilian Mathematics Education:
considerations and reflections
Carla Melli Tambarussi, Tiago Emanuel Klüber
Compreensões pré-predicativas sobre o espaço geométrico Prepredicatives
comprehensions about the geometric space
Marli Regina dos Santos, Maria Aparecida Viggiani Bicudo
Um mapa e um inventário da pesquisa brasileira sobre arte e educação
matemática A map and an inventory of the brazilian research in art and
mathematics education
Claudia Regina Flores, Débora Regina Wagner
O conhecimento esperado sobre limites e continuidade a partir de análise
das provas unificadas de Cálculo I na UFRJ The expected knowledge about
limits and continuity as shown by analysis of the unified examinations on
first calculus course at UFRJ
Sandro Renè Cunha, Márcia Maria Fusaro Pinto
Una Praxeología Matemática de Escala en un Texto Universitario
Mathematical praxeology of scale in a university textbook
Francisco Ugarte, Cintya Gonzales
A revista Educação Matemática Pesquisa. Revista do Programa de Estudos
Pós-Graduados em Educação Matemática. ISSN 1983-3156 acaba de publicar
seu último número, disponível em http://revistas.pucsp.br/
Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e outros
itens de seu interesse.
Agradecemos seu interesse e apoio contínuo em nosso trabalho,
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho
Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática e Departamento
de Matemática da PUC-SP
Fone +55 11 31247200
cileda@pucsp.br
Educação Matemática Pesquisa. Revista do Programa de Estudos
Pós-Graduados em Educação Matemática. ISSN 1983-3156
v. 16, n. 1 (2014)
Sumário
http://revistas.pucsp.br/
--------
Editorial
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho
Artigos
--------
Aspetos da rigidez e atomização da matemática escolar no ensino de
Portugal e Espanha: análise de um questionário Aspects of rigidity and
atomization of school mathematic in the educational systems of Portugal and
Spain: analysis of a questionnaire
Catarina Oliveira Lucas, Cecilio Fonseca Bon, Josep Gascón Pérez, José
Manuel Casas
Análise de situações de volume em livros didáticos do ensino médio à
luz da teoria dos campos conceituais Analyse de situations de volume dans
les manuels scolaires au lycée sous le point de vue de la Théorie des
Champs Conceptuels
Leonardo Bernardo Morais, Paula Moreira Baltar Bellemain, Paulo Figueiredo
Lima
Tradução de textos matemáticos para a linguagem natural em situações de
ensino e aprendizagem Translation of mathematical texts to natural language
in teaching and learning situations
Marisa Rosâni Abreu da Silveira
A disciplina Complementos de Matemática no curso de pedagogia (1939-1961):
o pedagogo como professor de matemática The discipline Complements of
Mathematics in the Pedagogy Course (1939-1961): The pedagogue as
Mathematics teacher
Viviane Lovatti Ferreira, Laurizete Ferragut Passos
Ecos de Euclides: notas sobre a influência d’Os Elementos a partir de
algumas doutrinas filosóficas Euclid’s Echoes: brief remarks on the
influence of The Elements based on some philosophical schools
Rafael Montoito, Antonio Vicente Marafioti Garnica
Contextualizando momentos da trajetória do ensino de cálculo na
graduação em matemática da USP Contextualizing moments of the trajectory
of teaching calculus in mathematics graduation course of USP
Gabriel Loureiro de Lima
Viajar é preciso: a noção de circulação a partir da trajetória de uma
educadora matemática Traveling is necessary: the notion of circulation
based on the trajectory of a mathematics educator
Rafaela Silva Rabelo
Os conceitos de divisão e multiplicação nas proposições de ensino
elaboradas por Davydov e seus colaboradores The concept of division and
multiplication in the propositions of teaching by Davidov and his co-workers
Josélia Euzébio da Rosa, Ademir Damazio, Sandra Crestani
Conhecimentos de graduandos para o ensino de matemática: experiências e
possibilidades de integração na formação inicial Knowledge of
undergraduates for mathematics teaching: experiences and integration
possibilities in the initial formation
Neusa Maria Marques de Souza, Anelisa Kisielewski Esteves, Rúbia Grasiela
da Silva
Focos da pesquisa stricto senso em Modelagem Matemática na Educação
Matemática brasileira: considerações e reflexões Research focus stricto
sensu of the Mathematical Modeling in Brazilian Mathematics Education:
considerations and reflections
Carla Melli Tambarussi, Tiago Emanuel Klüber
Compreensões pré-predicativas sobre o espaço geométrico Prepredicatives
comprehensions about the geometric space
Marli Regina dos Santos, Maria Aparecida Viggiani Bicudo
Um mapa e um inventário da pesquisa brasileira sobre arte e educação
matemática A map and an inventory of the brazilian research in art and
mathematics education
Claudia Regina Flores, Débora Regina Wagner
O conhecimento esperado sobre limites e continuidade a partir de análise
das provas unificadas de Cálculo I na UFRJ The expected knowledge about
limits and continuity as shown by analysis of the unified examinations on
first calculus course at UFRJ
Sandro Renè Cunha, Márcia Maria Fusaro Pinto
Una Praxeología Matemática de Escala en un Texto Universitario
Mathematical praxeology of scale in a university textbook
Francisco Ugarte, Cintya Gonzales
0 comentários:
Postar um comentário