{ListaRepea} Re: Amda faz manifestação contra PL que autoriza exploração em rios de preservação permanente

Veja:


Voces acabam sendo parceiros das mesmas empresas que estão financiado e apoiando esse PL.

Não sabiam disso?


Em 10 de junho de 2014 15:58, Marina Bhering <marina@amda.org.br> escreveu:

Prezados, para conhecimento.

 

Amda faz manifestação contra PL que autoriza exploração em rios de preservação permanente

 

Autor do projeto disse estar aberto a discutir alterações no projeto

 

09 de Junho de 2014

 

Militantes da Amda fazem manifestação contra projeto que autoriza exploração em rios de preservação permanente / Crédito: Amda

A equipe da Amda fez uma manifestação, na tarde desta segunda-feira (9), contra o Projeto de Lei (PL) nº 5245/2014, durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O PL, de autoria do deputado Lafayette de Andrada (PSDB), prevê autorização para revolvimento de leitos em rios considerados de preservação permanente para exploração de areia e cascalho, "com expressa autorização do órgão ambiental competente, mediante medidas mitigadoras e compensatórias".

 

Durante a reunião, os militantes ergueram diversos cartazes com mensagens contra o PL. Em um deles estava a mensagem: "Respeite o princípio da proibição de retrocesso ambiental". Em outro, o recado foi: "É impossível mitigar impactos ambientais de mineração em leito de rio".

 

O PL pretende alterar a Lei Estadual 15.082/2004 que trata dos rios de preservação permanente do estado, passando a permitir o revolvimento de sedimentos para a lavra de recursos minerais em seus leitos. O texto é uma nova versão do PL nº 3614 apresentado pelo deputado em 2012, quando enfrentou forte pressão de organizações ambientalistas, entre elas a Amda. Na época, as entidades solicitaram intervenção do então governador Antonio Anastasia e o projeto foi arquivado em abril de 2013.

 

Lafayette de Andrada justificou o PL por "interesses públicos" e "necessidade de desenvolvimento do estado". Segundo o deputado, as alterações sugeridas foram retiradas da legislação federal.

 

Após o encerramento da seção, o deputado convidou os ambientalistas para discutir a proposta e explicou que foi procurado por representantes de comunidades e prefeitos da região marginal ao trecho do rio Grande, entre as nascentes e a barragem de Camargos, que reclamaram da proibição de extração de areia. Segundo o deputado, a proibição, além de ter prejudicado economicamente as comunidades, faz com que a região tenha de importar o produto até de São Paulo.

 

Ao ser questionado do porque da inclusão dos rios Cipó, Pandeiros, Peruaçu e do trecho do rio São Francisco entre Três Marias e a cachoeira de Pirapora, o deputado respondeu que apenas copiou da lei federal e que não há problema algum de retirá-los. A sugestão da Amda foi de discutir a possibilidade de liberação no trecho do rio Grande com os órgãos ambientais, pois o enquadramento como de preservação permanente abrange todos os tributários do mesmo.

 

"Não se pode ir de um extremo ao outro: primeiro proibir e agora liberar mineração de areia em toda a região. É preciso conhecer melhor a situação, para se avaliar onde isto é possível, considerando os impactos ambientais. Este pedaço do rio Grande foi o único trecho que sobrou dos diversos barramentos que alteraram drasticamente suas características ambientais. Não podemos ignorar questões sociais, mas a preservação da água interessa a toda a sociedade", explicou Dalce Ricas, superintendente executiva da Amda.

 

A proposta foi acatada por Lafayette e apoiada pelo deputado Luiz Henrique Maia Santiago, membro da Comissão de Constituição e Justiça, que também participou da reunião. Ficou combinado que as modificações do projeto serão feitas quando for pautado na Comissão de Meio Ambiente.

 

"Entendemos que o deputado concordou em manter todos os demais rios como de preservação permanente e discutir a possibilidade de liberação de áreas na bacia do rio Grande", disse Lígia Vasconcelos, assessora jurídica da Amda.

 

http://www.amda.org.br/?string=interna-noticia&cod=6915

Atte: Marina Bhering
Assessora de Comunicação
Amda - Associação Mineira de Defesa do Ambiente 
marina@amda.org.br

http://www.amda.org.br
31 3291 0661

 Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade com o Meio Ambiente

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Rede Mata Atlântica" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para redemataatlantica+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.



--
Daniel Kurupira
ibiosfera.org.br

"Se a galáxia é pura energia em suas multidimensões, e o equilibrio atômico é a grande verdade da vida, então que eu possa me sentir plenamente como uma partícula desta boa energia transformadora do meio. Viva a energia transformadora! Viva a boa energia, a energia do bem!" 

"É fácil destruir, porque sozinho você é capaz de grandes feitos.
 É difícil construir porque apenas com muitas pessoas o sucesso é conquistado.
 Entre o fácil e o difícil, fico com a dura construção coletiva. 
 Dure o tempo que durar, estarei junto com todos na construção de uma nova realidade socioambiental."

"Até o presente momento, jamais foi encontrada VIDA fora do Planeta Terra. Isso nos lembra da rara biodiversidade que temos aqui em nosso Planeta, provavelmente, a maior valiosidade e raridade de todo o Universo! Qual é o preço desta Vida presente no Planeta Terra ?!"

--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista é cuidada por Edna Costa e Raphael Golin.
 
Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
ednacosta@gmail.com ou raphael@5elementos.org.br
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
listarepea@googlegroups.com
 
Para mais opções e configurações, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;ListaRepea" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para listarepea+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário