O projeto "Conhecimento Matemático para o Ensino de Álgebra: uma
abordagem baseada em perfis conceituais", financiado no âmbito do
Programa Observatório da Educação/CAPES, tem o prazer de convidá-los
para a palestra:
Título: "Desenvolvimento de Recursos Didáticos e Formação Permanente de
Professores: Uma Abordagem Integrada"
Palestrante: Prof. Dr. Victor Augusto Giraldo, do Instituto de
Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Data e Local: 11 de agosto de 2014, às 14 horas, no Campus Santo André
da Universidade Federal do ABC (Avenida dos Estados, 5001, Sala 312-2,
Bloco A, Torre 2, Bairro Bangú, Santo André/SP).
Resumo: O Projeto Klein é uma iniciativa internacional da ICMI
(International Commission on Mathematical Instruction), visando à
produção de recursos didáticos em diversas mídias e em várias línguas. A
concepção dos materiais desenvolvidos é inspirada pelas ideias de Felix
Klein sobre ensino de matemática e formação de professores,
especialmente: (1) a lacuna entre o conteúdo matemático na formação
inicial de professores e a sala de aula (reconhecida pelo autor como uma
dupla descontinuidade); (2) a escola como um espaço de produção de
conhecimento matemático, em oposição à atribuição à escola de um
estatuto meramente de difusão do conhecimento que é produzido na
universidade. Essas ideias têm paralelos com a de pesquisa literatura
mais recente em saberes docentes e formação de professores.
No Brasil, o Projeto Klein é conduzido como uma iniciativa conjunta da
SBM, SBEM, SBMAC, SBHMat e OBMEP. Dentre as iniciativas do Projeto Klein
no Brasil, encontram-se: o Projeto MatDigital, que visa à produção de
recursos didáticos digitais para o ensino básico, e o Projeto Livro
Companheiro do Professor de Matemática, que visa à produção de textos
para a formação inicial e continuada de professores. Destacam-se como
aspectos importantes dessas iniciativas: (1) o trabalho colaborativo de
professores do ensino básico e do ensino superior; (2) a integração com
ações de formação de professores. Assim, em sintonia com as ideias de
Klein, por um lado, a participação de professores é vista como uma
condição indispensável no processo de desenvolvimento dos materiais, e;
por outro lado, a produção e a crítica de materiais didáticos são
entendidas como componentes indissociáveis da prática e da formação como
um processo permanente. Nesta apresentação, serão abordadas as
metodologias de desenvolvimento dos Projetos MatDigital e Livro
Companheiro. Discutiremos também algumas das questões de pesquisa
envolvidas, em especial: (1) o conteúdo matemático na formação inicial
do professor; (2) a colaboração entre professores de matemática e
matemáticos no desenvolvimento de materiais didáticos; (3) os saberes (e
meta-saberes) acionados em atividades de desenvolvimento de materiais
didáticos e suas repercussões na prática de sala e aula dos
participantes.
NÃO HÁ NECESSIDADE DE FAZER INSCRIÇÃO ANTERIORMENTE.
Contamos com a participação de todos os interessados em discutir a
temática.
******************************************************************
--
Alessandro Jacques Ribeiro
Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC)
Universidade Federal do ABC (UFABC)
Avenida dos Estados, 5001 - Bloco A - Sala 534
Bairro Bangu - Santo André - SP - Brasil - - CEP: 09210-580
Fone: +55 11 4996-8330 +55 11 4996-7950
Programa Observatório da Educação/CAPES, tem o prazer de convidá-los
para a palestra:
Título: "Desenvolvimento de Recursos Didáticos e Formação Permanente de
Professores: Uma Abordagem Integrada"
Palestrante: Prof. Dr. Victor Augusto Giraldo, do Instituto de
Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Data e Local: 11 de agosto de 2014, às 14 horas, no Campus Santo André
da Universidade Federal do ABC (Avenida dos Estados, 5001, Sala 312-2,
Bloco A, Torre 2, Bairro Bangú, Santo André/SP).
Resumo: O Projeto Klein é uma iniciativa internacional da ICMI
(International Commission on Mathematical Instruction), visando à
produção de recursos didáticos em diversas mídias e em várias línguas. A
concepção dos materiais desenvolvidos é inspirada pelas ideias de Felix
Klein sobre ensino de matemática e formação de professores,
especialmente: (1) a lacuna entre o conteúdo matemático na formação
inicial de professores e a sala de aula (reconhecida pelo autor como uma
dupla descontinuidade); (2) a escola como um espaço de produção de
conhecimento matemático, em oposição à atribuição à escola de um
estatuto meramente de difusão do conhecimento que é produzido na
universidade. Essas ideias têm paralelos com a de pesquisa literatura
mais recente em saberes docentes e formação de professores.
No Brasil, o Projeto Klein é conduzido como uma iniciativa conjunta da
SBM, SBEM, SBMAC, SBHMat e OBMEP. Dentre as iniciativas do Projeto Klein
no Brasil, encontram-se: o Projeto MatDigital, que visa à produção de
recursos didáticos digitais para o ensino básico, e o Projeto Livro
Companheiro do Professor de Matemática, que visa à produção de textos
para a formação inicial e continuada de professores. Destacam-se como
aspectos importantes dessas iniciativas: (1) o trabalho colaborativo de
professores do ensino básico e do ensino superior; (2) a integração com
ações de formação de professores. Assim, em sintonia com as ideias de
Klein, por um lado, a participação de professores é vista como uma
condição indispensável no processo de desenvolvimento dos materiais, e;
por outro lado, a produção e a crítica de materiais didáticos são
entendidas como componentes indissociáveis da prática e da formação como
um processo permanente. Nesta apresentação, serão abordadas as
metodologias de desenvolvimento dos Projetos MatDigital e Livro
Companheiro. Discutiremos também algumas das questões de pesquisa
envolvidas, em especial: (1) o conteúdo matemático na formação inicial
do professor; (2) a colaboração entre professores de matemática e
matemáticos no desenvolvimento de materiais didáticos; (3) os saberes (e
meta-saberes) acionados em atividades de desenvolvimento de materiais
didáticos e suas repercussões na prática de sala e aula dos
participantes.
NÃO HÁ NECESSIDADE DE FAZER INSCRIÇÃO ANTERIORMENTE.
Contamos com a participação de todos os interessados em discutir a
temática.
******************************************************************
--
Alessandro Jacques Ribeiro
Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC)
Universidade Federal do ABC (UFABC)
Avenida dos Estados, 5001 - Bloco A - Sala 534
Bairro Bangu - Santo André - SP - Brasil - - CEP: 09210-580
Fone: +55 11 4996-8330 +55 11 4996-7950
0 comentários:
Postar um comentário