[MEEF] ELEIÇÕES 2014! Posição do Coletivo Marxista

Vote Nulo! Pela Criação de um Partido Revolucionário e Pela Unificação da Esquerda Combativa!

"Neste cenário, acreditamos que o voto nulo é, nestas eleições, a posição mais correta para a defesa dos interesses dos trabalhadores, como uma reafirmação do caminho da luta organizada como o único capaz de garantir as transformações de que a classe necessita e a construção de uma outra sociedade. Acreditamos, também, que na atual conjuntura a defesa do voto nulo nesses termos é a melhor forma de intervir junto à consciência dos trabalhadores desconstruindo as ilusões na via institucional e denunciando o discurso da democracia burguesa, que estimula a passividade e o conformismo dos trabalhadores através do depósito de todas as suas esperanças de mudanças em um processo controlado pelo grande capital e determinado pelos interesses daqueles que financiam as grandes campanhas, transformadas em negócios. Neste momento em que há um descrédito crescente na institucionalidade (muitas vezes capturado e orientado para a direita, como apontamos acima), acreditamos na necessidade de intervenção politizada junto a esse sentimento de repúdio às instituições, que reage a algo concreto ainda de forma difusa e sem uma perspectiva classista.

Acreditamos, ainda, que o voto nulo sinaliza a necessidade da unificação da esquerda combativa, pautada num programa de ação unitário e na criação de organismos de discussão entre as diversas organizações da esquerda revolucionária que realmente se materializem em intervenções políticas capazes de polarizar o cenário político do país, sem que incorramos nos velhos vícios da autoconstrução em detrimento da construção de um movimento pautado pelos interesses mais amplos da classe trabalhadora.

O voto nulo defendido pelo Coletivo Marxista expressa sua crítica à recorrente postura da esquerda hegemônica que insiste em priorizar sua autoconstrução e formular propostas de "unidade" impositivas construídas em acordos supraestruturais e no pragmatismo dirigista, que determina a unidade pela conquista do espaço imediato e não pela constituição de um campo orgânico. Nosso Voto Nulo, então, se torna um chamamento à necessária criação de alternativas organizativas unificadoras e, portanto, expressa um combate ao antipartidarismo e ao espontaneísmo".

Confira o texto na íntegra em nosso Blog:
http://coletivomarxista.blogspot.com.br/2014/10/eleicoes-2014-o-debate-estrategico-como.html

Saudações comunistas e estudantis,

Rian Rodrigues

Coletivo Marxista - http://coletivomarxista.blogspot.com/
Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa
DCE-UFRJ
CAEFD
Coordenação Nacional ExNEEF - Geral

"Por isso, o atual nível de luta, ainda predominantemente econômico e incipiente do ponto de vista da atividade do nosso proletariado, não nos deve fazer perder de vista os objetivos finais. Foi isso que sempre distinguiu revolucionários de reformistas, mesmo quando se encontravam na mesma trincheira. Por isso, também, essa discussão para nós não é "abstrata", não é privilégio de "teóricos" que "não têm nada a fazer". Ela faz parte da formação de comunistas brasileiros, que saibam  aplicar a experiência do marxismo vivo à realidade do seu país." ERIC SACHS

--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MEEF NACIONAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário