RE: [MEEF] Texto do Quem Vem Com Tudo Não Cansa

Bom o texto Pedro! Parabéns pela construção. 

Por aqui em Goiás tbm estamos sentindo na pele esse processo. 
Tivemos no início do ano um trabalho de conclusão de curso de um aluno da EF que discutiu sobre o modelo de fábrica da escola a partir da música "Another Brick in the Wall". 
Além disso, o meu TCC finalizado e apresentado no final desse ano, também procurou discutir o modelo de mercado da escola. 
Aqui em Goiás há uma grande e intensa preocupação do governo com as propagandas da área educacional, que vem compondo uma estratégia política de convencimento populacional. O que a maioria não sabe, ou não tem elaboração para visualizar tal questão, é que há uma intensa ligação da secretaria com o modelo de fábrica/empresa. 
A secretaria de educação do estado de Goiás chegou a contratar uma empresa estrangeira, a Bain & Company que é uma empresa de consultoria de gestão de líderes de negócios para a "organização" da Educação. Nesse processo de "estruturação" da Educação em Goiás, chamado Pacto pela Educação, houve a sistematização de um documento no qual são colocados os objetivos, metas e as diretrizes do plano. A proposta está de acordo com o modelo mercadorizado da sociedade, e vincula-se aos interesses políticos dos governantes. 

Cabe pensarmos, então, a importância dos movimentos sociais, dos movimentos de esquerda e principalmente do movimento estudantil que vem promovendo uma ampliação do olhar sobre a Educação e nos possibilita poder e querer lutar contra o que nos vem sendo imposto. 

Refletir sobre a qual projeto de sociedade esse tipo de política está ligado é fundamental para termos definido que esse projeto não é o nosso. 

Abraço!

Lilian
UFG/CATALÃO 


Date: Wed, 17 Dec 2014 16:52:28 -0200
Subject: [MEEF] Texto do Quem Vem Com Tudo Não Cansa
From: pedroghufrj@gmail.com
To: meef-nacional@googlegroups.com

Compas, como tiramos de alimentar com debates e textos a lista, segue a minha proposta do texto que o movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa fez, se posicionando sobre a campanha publicitária das "Fábricas de Escolas", elaboradas pela Prefeitura do Rio.

"Nesta última semana a prefeitura do Rio de Janeiro lançou uma campanha publicitária sobre seu projeto "Fábricas de Escolas do Amanhã". Essa peça de propaganda mostra o desenho de alunos da rede municipal sentados em carteiras sobre a esteira de uma linha de produção, deixando claro qual o seu projeto de educação para o município: a formação de alunos de forma aligeirada, adaptada às necessidades do mercado de trabalho e que não o coloca a pensar de forma crítica e autônoma a sua realidade."

Veja o texto completo em: http://movimentoquemvemcomtudonaocansa.blogspot.com.br/2014/12/eduardo-paes-nossas-escolas-nao-sao_15.html 


--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MEEF NACIONAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário