{ListaRepea} Comentário sobre as propostas da Água@SP e Re: Crise da água piora

Prezados(as) ambientalistas,
Cordiais saudações,
Me permitam tecer comentários a respeito do gravíssimo assunto em referência.
Página 32 diz:
Discutir alternativas e implantar ações para ampliar o uso da Billings como manancial de abastecimento (que possui o equivalente de armazenamento do Cantareira) • Paralisação do bombeamento do Pinheiros/Tietê • Revisão da concessão para geração de energia em Henry Borden • Interligação com outros sistemas produtores: Alto Tietê, Guarapiranga.
Recomendo que se retire da lista de propostas a paralisação do bombeamento do Pinheiros/Tietê, pois, ela é a peça chave para a RMSP enfrentar a estiagem que estamos vivenciando principalmente caso ela continue por mais alguns anos.
Temos que ter em mente que a Billings abastece também boa parte da Baixada Santista e que é necessária a aplicação da sustentabilidade tão apregoada pelos senhores em ações ambientais, portanto, a recirculação das águas na RMSP é prioritário e é possível, nós do PCJ já o fazemos de longa data, faça-nos uma visita e vejam as águas que nós bebemos.
Exemplos, Piracicaba bebe dessas águas:
Sumaré e Americana bebem dessas águas:
Há ainda outro agravante, não há na lista de propostas uma linha sequer sobre a revisão das atuais leis e diretrizes técnicas ambientais e seu embasamento científico cujas falhas, se houverem, podem ser uma das razões da atual situação que estamos enfrentando.
Exemplos, deveríamos rever a aplicação do parâmetro Turbidez e a parte que fala sobre remoção do Nitrogênio Amoniacal nas ETEs.
Obrigado pela atenção de todos e a disposição para prestar esclarecimentos.
Att. Massao Okazaki - Voluntário Socioambiental
Eng. Civil - CREA-63119D / Conselheiro do Comdema de Jundiaí
Observações:
1- Favor desconsiderar erros de redação, porém críticas e correções serão muito bem vindas.
2- As minhas propostas e ponderações visam cumprir a nossa Constituição art. 225 e procurar atender a Lei 9433/97 artigos 1º e 2º  sobre recursos hídricos.
3- "Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes".
Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952). 
4- Defende uma ampla revisão nos processos de tratamento de esgotos e nos sistemas de esgotamento sanitário e drenagem de águas pluviais e de nascentes.
5- Defende que as águas residuárias devam ser tratadas para reúso, primeiro, pela fauna e flora aquática e suas respectivas bases de microorganismos como os fungos, bactérias, algas, zooplânctons, etc.
6- Creio que chegou o momento de acabar, já, com as espumas, lixo, gases fétidos no rio Tietê em Pirapora do Bom Jesus e outras cidades. Ver site do cidadão Alex Minck: www.webcentral.com.br/pirapora .


Em 13 de janeiro de 2015 08:55, Greenpeace Brasil <relacionamento@mailing.greenpeace.org> escreveu:

O ano de 2015 chegou, e a crise da água no estado de São Paulo segue mais grave do que nunca.

Greenpeace

O ano virou, a crise continua

Olá massao okazaki,

O ano de 2015 chegou, e a crise da água no estado de São Paulo segue mais grave do que nunca. O Sistema Cantareira, que atende mais de 8 milhões de pessoas na Grande São Paulo, atualmente tem apenas 6.5% de sua capacidade já contando com a segunda cota do volume morto - que, segundo especialistas, não é seguro para consumo. O Sistema Alto Tietê, que por sua vez atende mais de 3 milhões de pessoas, também se encontra em situação preocupante: desde meados de dezembro está sendo usada a primeira cota de seu volume morto, e o nível atual é de 11.3%.

Até o momento não tem chovido o necessário para reverter a grave crise que resulta primariamente de uma má gestão pública dos nossos recursos hídricos. O risco da água acabar para os habitantes da maior metrópole brasileira em pouco tempo continua presente.

As obras já anunciadas pelo governo estadual, em parceria com o federal, devem demorar dois anos para gerar resultados concretos, não ficando prontas para o período de estiagem que começa em abril. E elas não atacam a raiz do problema - apenas terceirizam, trazendo para a Grande São Paulo água de outras bacias que também sofrem problemas de gestão. Pouco (ou nada) se fala de recuperação de mananciais, medidas firmes para reduzir o consumo e desperdício especialmente dos grandes consumidores, e mudanças estruturais no modelo de gestão de recursos hídricos, que estão entre as demandas da Aliança pela Água da qual o Greenpeace faz parte.

Além disso, a conexão entre a atual crise e o desmatamento da Amazônia é um assunto que nenhum nível de governo está discutindo a sério. Estudos indicam que cerca de metade da água das chuvas que caem nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste vêm da Floresta Amazônica, o que mostra a relação direta entre a derrubada da floresta e secas pelo país (que devem atingir 55% dos municípios este ano). Por essa e outras razões a proposta de lei pelo Desmatamento Zero é tão importante - Não fique parado, Assine a petição.

Assine a petição

Você pode ajudar o Greenpeace a continuar trabalhando pela preservação do Meio Ambiente! Junte-se a nós.

 

Junte-se a nós

Pedro Telles
Greenpeace Brasil

Greenpeace
Facebook Twitter Google+ Youtube Instagram

Para garantir que nosos comunicados cheguem à sua caixa de entrada, adicione o
email relacionamento@mailing.greenpeace.org na sua lista de contatos.
O Greenpeace respeita sua privacidade e seu conforto na internet.
Caso não queira mais receber nossos emails, por favor, descadastre-se aqui. Política de Privacidade.



--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista é cuidada por Edna Costa e Raphael Golin.
 
Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
ednacosta@gmail.com ou raphael@5elementos.org.br
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
listarepea@googlegroups.com
 
Para mais opções e configurações, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "ListaRepea" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para listarepea+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário