João de Deus MedeirosAbsNão sabe, contudo não vê problemas em ficar divulgando uma nota caluniosa desse tipo sem fazer qualquer verificação mais cuidadosa da informação. A APREMAVI integra a RMA, assim precisamos ter mais critério na veiculação de informações desse tipo. Tanto no sentido de coibir a divulgação de informações caluniosas infundadas, como também, no caso de confirmadas denuncias, tratar do assunto com a devida responsabilidade que a RMA deve ter com suas afiliadas.PrezadosEssa é uma denuncia bastante séria, contudo vazia. "Alguém chegou e se identificou como da APREMAVI". O Sr. Germano checou e confirmou essa informação, realmente procede? O próprio Germano menciona ... Também não sei se a Apremavi teve uma participação ativa naquele caso para ajudá-los no processo de licenciamento junto a Fatma, como está tendo neste...--Em 26 de abril de 2015 11:09, Kurupira do Mato <daniel.turi@gmail.com> escreveu:REPASSANDO EMAIL DE COLEGA DEFENSOR DAS FLORESTAS DE SANTA CATARINA--GRAVE DENUNCIA CONTRA ONG FAMOSA!!---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Germano Woehl Junior <germano@ra-bugio.org.br>
Data: 25 de abril de 2015 22:38
Assunto: Apremavi está ajudando a construirem hidrelétricas no rio Itajaí em SC
Para: Zuleica Nycz <zu.terra@terra.com.br>, daniel.turi@gmail.com
Cc: Zuleica Nycz <zuleica.nycz@gmail.com>
Autorizado a divulgação para as listas. Destruição de uma imensa área de Mata Atlântica primária em Santa Catarina.
Querem construir uma hidrelétrica à montante das nossas RPPNs em Itaiópolis [ http://www.ra-bugio.org.br/areasprotegidas.php?id=13 ], a 1 km mais ou menos, no rio Itajaí do Norte. Será a segunda no mesmo rio. Coordenadas do local onde provavelmente vão construir a barragem de 50 metros 26°31'46.38"S 49°58'19.36"W. São destruir uma imensa área de mata atlântica primária
Estão fazendo o processo em segredo. Mas nós ficamos sabendo há um mês porque eles estão tentando comprar os terrenos do pessoal. Vão inundar o vale inteiro de um afluente do rio Itajai do Norte. A barragem terá 50 metros de altura. É a FATMA (órgão estadual de meio ambiente de SC) que licencia (licenciamento simplificado).
Vocês sabem quem apareceu ontem (24/04/2015) lá, na casa do agricultor que cuida das nossas RPPN? Um casal que se identificou como sendo da ONG APREMAVI, queriam ver um dos terrenos do entorno para comprar para compensação. Eles não sabem que este agricultor cuida das nossas RPPNs. Ele se recusou a mostrar o terreno (tem que andar 10 km por dentro da mata).
Pior: era um dos terrenos que já estávamos negociando para comprar por R$ 80 mil (a Elza ia fechar o negócio na semana que vem). Agora, o proprietário quer R$ 200 mil. Disse isso ao telefone para Elza hoje, 25/04/2015, que apareceu outro interessado, o pessoal da hidrelétrica, que querem comprar para compensação. É uma área de 22 alqueires que fica no miolo das nossas RPPNs e já estava protegida, porque está totalmente isolada. O acesso é por dentro da nossa RPPN. Esta área é de mata secundária (capoeirão de 20 anos). Compensar centenas de hectares de mata primária por uma pequena área de capoeirão?
Eu já tínha achado esquisito a APREMAVI não contestar a hidrelétrica no mesmo rio construída em Ibirama (SC) em 2009. Porque fica perto da sede deles. Lá, foi o mesmo esquema. Os empreendedores compraram um área no entorno da represa formada para criarem uma RPPN. Eles não informam de quanto foi esta área, mas deve ser bem pequena, que não custa muito. Também não sei se a Apremavi teve uma participação ativa naquele caso para ajudá-los no processo de licenciamento junto a Fatma, como está tendo neste.
A barragem desta hidrelétrica era para ser abaixo, para inundar todo o vale do rio do Couro, onde compramos e criamos as RPPNs. Eles já tinham feito os estudos quando descobriram que nós já havíamos criado a RPPN. Parece-me que a RPPN impede uma hidrelétrica, porque, segundo testemunhas, eles lamentaram profundamente não poderem construir onde tinham planejado.
Esta barragem afetará uma RESERVA INDIGENA à jusante (a menos de 15 km) e unidades de conservação. Se arrebentar causará uma tragédia. Coloca em perigo a vida de milhares de pessoas que vivem rio abaixo.
Germano
Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade
Jaraguá do Sul, Santa Catarina
http://www.ra-bugio.org.br/
Aquisição de áreas preservadas de Mata Atlântica e criação de reservas (RPPN) para salvar as nascentes do RIO ITAJAÍ
http://www.ra-bugio.org.br/areasprotegidas.php?id=13
Conheça o Centro Interpretativo da Mata Atlântica – Jaraguá do Sul
http://www.ra-bugio.org.br/sede-ra-bugio.php
Acompanhe nosso Projeto de Educação Ambiental nas escolas para salvar a MATA ATLÂNTICA
http://www.ra-bugio.org.br/educacaoambiental.php
Blog
e também na nossa página no FACEBOOK
http://www.facebook.com/pages/Ra-bugio-Salve-a-Natureza/139773049407363
--Daniel Kurupira"Se a galáxia é pura energia em suas multidimensões, e o equilibrio atômico é a grande verdade da vida, então que eu possa me sentir plenamente como uma partícula desta boa energia transformadora do meio. Viva a energia transformadora! Viva a boa energia, a energia do bem!""É fácil destruir, porque sozinho você é capaz de grandes feitos.É difícil construir porque apenas com muitas pessoas o sucesso é conquistado.
Entre o fácil e o difícil, fico com a dura construção coletiva.Dure o tempo que durar, estarei junto com todos na construção de uma nova realidade socioambiental."
"Até o presente momento, jamais foi encontrada VIDA fora do Planeta Terra. Isso nos lembra da rara biodiversidade que temos aqui em nosso Planeta, provavelmente, a maior valiosidade e raridade de todo o Universo! Qual é o preço desta Vida presente no Planeta Terra ?!"
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Rede Mata Atlântica" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para redemataatlantica+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Rede Mata Atlântica" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para redemataatlantica+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
Entre o fácil e o difícil, fico com a dura construção coletiva.
"Até o presente momento, jamais foi encontrada VIDA fora do Planeta Terra. Isso nos lembra da rara biodiversidade que temos aqui em nosso Planeta, provavelmente, a maior valiosidade e raridade de todo o Universo! Qual é o preço desta Vida presente no Planeta Terra ?!"
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista atualmente é cuidada por Edna Costa.
Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
ednacosta@gmail.com ou raphael@5elementos.org.br
Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
listarepea@googlegroups.com
Para mais opções e configurações, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "ListaRepea" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to listarepea+unsubscribe@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.
0 comentários:
Postar um comentário