[MEEF] Sucessão da reitoria na UFRJ

Camadas! Fiquei devendo um repasse mais qualificado de tudo que está acontecendo na UFRJ. Da mobilização realizada pelo CAEFD, Quem Vem Com Tudo Não Cansa e toda a UFRJ.


O que está acontecendo é a eleição para Reitor da UFRJ e permite um canal de diálogo sobre novas perspectivas de universidade. A candidatura desse ano tem um fato diferenciado, pois uma das chapas que está concorrendo é de esquerda. A chapa 20, com o candidato Roberto Leher.


Para quem não conhece o Roberto Leher é professor da faculdade de Educação na UFRJ. Tem o programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ, na linha Políticas e Instituições Educacionais, desenvolve pesquisa em políticas públicas em educação. Defende a visão crítica e luta pela educação, lá foi presidente da ADUFRJ e participou de todas as lutas pela universidade pública desde seu ingresso na mesma na década de 90.


Sendo que a candidatura não foi um desejo do Leher isolado em conduzir a universidade, nem algo pronto. E sim uma construção coletiva do grupo que vem lutando por alternativas para a universidade pública. Desde o fim do ano de 2014, reuniões foram puxadas para pensar na sucessão da reitoria e amadurecer o debate do que aquele grupo pensa e constrói na universidade. O grupo foi formado, principalmente, dos que combateram e barraram a entrada EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) na UFRJ. A formação desse grupo constitui de Professores, Técnicos-administrativos e Estudantes. Grupos de Debate foram realizados e os grupos foram chegando a sínteses e propostas do que defendem e acreditam para a universidade, nos pontos de: assistência estudantil; Ensino, Pesquisa e Extensão; Graduação; autonomia universitária; financiamento público, orçamento universitário e etc.


No início deste ano letivo o manifesto, por uma universidade autônoma, crítica e democrática, foi lançado. E no mesmo dia o amadurecimento para disputar a reitoria culminou na escolha do nome que representa todo esse grupo, o Roberto Leher.


E por que participamos da criação dessa chapa? E por que votar, apoiar essa chapa?


A possibilidade de um reitor de esquerda que estuda e critica o modelo de educação que temos no Brasil, é algo muito marcante. É a possibilidade de mudar uma conjuntura na universidade de conservadorismo, de subserviência do governo federal, de afastamento dos setores populares. De ter mais diálogo com os movimentos sociais. Pensar Ensino, pesquisa e Extensão em outro marcos, referenciado na classe trabalhadora. Propostas de produção de cultura, atividades e festas culturais.


Participamos, pois a forma de encarar a democracia universitária e a participação de todos os setores universitários é uma completamente diferente da que está posta. Com 70% de vez, voz e voto para os docentes, com 30% divididos entre TAE e Discentes. A chapa 20 defende que a participação seja igual e defende que a gestão seja um governo compartilhado.


"Os colegiados político-acadêmicos, sejam de unidades, sejam os superiores, não podem prescindir da contribuição estudantil que, em nosso projeto, compõe efetivamente o governo compartilhado da instituição, convertendo os colegiados em espaços horizontalizados e de criativas experiências democráticas."

Defende uma universidade pública, gratuita e de qualidade assim como o debate que travamos na nossa executiva. Contra as contra reformas universitárias e as privatizações dos setores públicos de ensino.


"O financiamento é público. Não pode ser autogerado pela venda de serviços porque a universidade é pública, nem proveniente de corporações, e nem advindo de cobrança de taxas aos estudantes da graduação e da pós-graduação em decorrência da gratuidade constitucional."


Além de reivindicar a autonomia universitária. Hoje a universidade é refém do corte de verbas, na qual quem sente mais na pele são os estudantes. Corte de bolsas e da assistência estudantil como um todo. A chapa 20 defende que os orçamentos universitários sejam respeitados, busque mais verbas para as universidades e que a prioridade seja sempre a permanência do estudante na instituição.


A campanha posta na rua foi um sucesso tanto do ponto de vista de possibilidade de diálogo dentro da universidade, como de adesão. Três chapas foram inscritas: a da continuidade da gestão passada chapa 10; a Chapa 20; e uma terceira chapa, Chapa 30, que só existe por avaliar como incompetente a gestão passada por não conseguir aprovar a EBSERH, e outros planos privatizantes da universidade.


O primeiro turno já passou e a avaliação já era positiva do ponto de vista da nossa campanha e das possibilidades criadas nesse momento. Além disso, passamos para o segundo turno em segundo colocado, com reais chances de vencer a eleição. Se a votação fosse universal teríamos vencido. Mas da forma que é feita, paritária por proporção do número de votantes, fomos para o segundo turno e temos chances reais de vitória. Inclusive, a eliminada é a chapa 10 que seria continuação da gestão. As propostas ficam mais contrastantes nesse segundo turno e é fundamental estudarmos esse momento que se abriu na UFRJ.


Para ganharmos é importante intensificar a campanha entre os estudantes, a principal entidade estudantil, DCE não foi efetivo e não fez a campanha no potencial que podia. Na EEFD em particular, o voto de cabresto e o desinteresse por parte dos docentes e TAE's são muito fortes, porém um grupo crítico de luta também vem se formando na EEFD e vem crescendo a campanha de uma universidade mais mobilizada e pró Chapa 20.


É um momento importante não só para a UFRJ, mas também para todo o cenário nacional, isso pode estimular o mesmo em outras universidades do país. Sabemos que se ganhar, nossos sonhos de universidade não irão se realizar do dia para noite, entretanto o tom do debate e as prioridades a serem debatidas será outro completamente diferente. A liberdade de posicionamento político mais aberto, temos ciência de inúmeros centros acadêmicos e coletivos, que fazem parte da executiva, são perseguidos em seus locais de atuação. E é claro, ter alguém que critica diretamente o governo federal no maior cargo universitário.

 

Por fim, venho convidar a todxs a curtirem às paginas, a acompanharem o que vem sendo feito na UFRJ. E darem apoio a essa candidatura.


https://www.facebook.com/chapa20ufrj?fref=ts


https://chapa20ufrj.wordpress.com/manifesto/



Saudações, 


Pedro Santos

--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MEEF NACIONAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário