[Profs Mat:8186] Perspectivas da Educação Matemática - Novos Números

Prezados(as) leitores(as),

Perspectivas da Educação Matemática (PEM) é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEduMat – UFMS) e acaba de publicar dois números, sendo um deles temático sobre a Didática da Matemática, tendo a Professora Doutora Silvia Dias Alcântara Machado como editora convidada.

A revista está disponível no endereço: http://seer.ufms.br/index.php/pedmat

Convidamos vocês para acessarem a publicação e também para submeterem novos artigos.

Cordialmente,

Marcio Antonio da Silva e João Ricardo Viola dos Santos – editores da PEM

 

v. 7, n. 14 (2014)

Sumário

Artigos

Percepções de Professores Acerca da Inclusão de Alunos com NEE em Aulas de Matemática em Braga (Portugal) e no Distrito Federal (Brasil)

Geraldo Eustáquio Moreira, Ana Lúcia Manrique

Portal do Professor: análise das contribuições pedagógicas para o ensino de matemática financeira

Vlademir Marim, Heinrich da Solidade Santos

A Modelagem Matemática e o Exercício do Professor Reflexivo: a experiência de Elias

Claudia Carreira da Rosa, Lilian Akemi Kato

Foregrounds e Matemática: você tem fome de quê?

Denival Biotto Filho

Educação Matemática Realística: considerações para a avaliação da aprendizagem

Juliana Maira Soares Lopez, Regina Luzia Corio de Buriasco, Pamela Emanueli Alves Ferreira

Retratos do Cotidiano de Aula de Matemática na EJA

Simone Bueno, Célia Maria Carolino Pires

A Produção de Significados de Estudantes do Ensino Fundamental para Tarefas de Educação Financeira

Marcelo Bergamini Campos, Amarildo Melchiades da Silva

Um Estudo sobre as Contribuições de Felix Klein para a Introdução das Transformações Geométricas nos Currículos Prescritos de Matemática do Ensino Fundamental

Júlio César Deckertda Silva, Ruy César Pietropaolo

A transformação do texto pedagógico do planejamento do ambiente de modelagem matemática na prática pedagógica escolar

Lilian Aragão da Silva, Andréia Maria Pereira de Oliveira

Para uma outra formação matemática na Licenciatura em Matemática

João Ricardo Viola dos Santos, Romulo Campos Lins

Resenha

Uma Leitura Sobre Formação Continuada de Professores de Matemática Fundamentada em uma Categoria da Vida Cotidiana

Jhenifer Silva dos Santos

 

v. 7, n. 15 (2014) – número temático

Sumário

Artigos

Aperçu de L'histoire de la Didactique des Mathématiques Francophone

Jean-Luc Dorier

Reflexões sobre a Orientação de Pesquisas de Pós-Graduação em Educação Matemática com o Suporte da Teoria Antropológica do Didático

Marilena Bittar, José Luiz Magalhães de Freitas, Luiz Carlos Pais

Importance de la notion de situation en Didactique des Mathématiques

Annie Bessot

Pesquisas que articulam a Teoria das Situações Didáticas em Matemática com outras Teorias: concepções sobre aprendizagem do professor

Cristina Maranhão, Ana Lucia Manrique

Recherche en Didactique et Formation des Enseignants

Claude Comiti

A Racionalização de Frações Irracionais: ideias implícitas e adjacentes

Antonio Sales, José Felice

Conhecimentos de Alunos Brasileiros e Franceses Relacionados ao Campo Conceitual dos Números Irracionais

Veridiana Rezende, Clélia Maria Ignatius Nogueira

Modelagem Matemática de Situações Reais utilizando Funções Quadráticas

Hérica de Jesus Souza, Afonso Henriques

Emprego das Funções Discursivas da Linguagem na Compreensão de Erros de Alunos em uma Atividade que Envolve Noções de Trigonometria

Fátima Queiroz Dionizio, Célia Finck Brandt, Méricles Thadeu Moretti

O Conceito de Limite: estudo das organizações matemáticas e didáticas em livros didáticos

Maria Bethânia Sardeiro dos Santos, Saddo Ag Almouloud

--
Para respostas muito específicas, por favor responda diretamente ao autor. Isso evita encher a caixa de e-mails dos outros membros.
 
Para membros postarem neste Grupo: profmat@googlegroups.com
 
Para convidar novos membros e ver as contribuições deste Grupo: http://www.leoakio.com
 
Nosso Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/profsmat/
 
Para receber um e-mail diário com o resumo das mensagens do dia, ou para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para leo.akio@yahoo.com.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário