[Profs Mat:8217] CONCURSO (EFETIVO) / Matemática / Sobral-CEARÁ

Concurso para professores efetivos na UVA: seis vagas para o curso de Matemática.

Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento

O Governo do Estado do Ceará publicou no Diário Oficial desta quarta-feira, 22 de julho, o Edital 02/2015 para provimento de 39 (trinta e nove vagas) para professores efetivos da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Sobral, Ceará. Para o curso de Matemática serão 06 (seis) vagas, sendo 04 para o setor de estudo "Matemática", 01 para o setor "Educação Matemática" e 01 para o setor "Estatística e Probabilidade". Todas as vagas são para professores assistentes (titulação de mestre) com 40 horas semanais e dedicação exclusiva (DE).

As inscrições serão feitas pela internet através do endereço http://concursos.uvanet.br no período de 07 a 26 de agosto de 2015.

A seleção terá três fases: Prova Escrita, Prova Didática e Prova de Títulos. Na primeira fase, o candidato não poderá receber nota inferior a 6,0 (seis) de dois ou mais membros da banca (composta por três professores). Do contrário, estará reprovado. O mesmo vale para a Prova Didática, da qual participarão apenas os aprovados na Prova Escrita. A Prova de Títulos é classificatória.

A remuneração inicial (bruto) para professores com titulação de mestre é de R$8.335,55.

Os pontos de estudo para cada setor, são os seguintes:

Setor de Estudo: MATEMÁTICA. 1. Limites e continuidade de funções reais de uma variável real. 2. Funções Deriváveis e Teorema do Valor Médio. 3. Integral de Riemann. 4. Diferenciabilidade de Funções de Várias Variáveis Reais. 5. Equações Diferenciais Ordinárias de primeira ordem. 6. Transformações Lineares. 7. Cônicas. 8. Congruências. 9. Grupos e Subgrupos. 10. Partições e relações de equivalência.

Setor de Estudo: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 1. Didática da Matemática: teorias, planejamento, instrumentalização e avaliação. 2. Tecnologias do Ensino de Matemática: impactos, possibilidades, limitações e perspectivas. 3. O ensino de Matemática através da resolução de problemas: desafios e perspectivas. 4. Tendências Atuais da Educação Matemática: caracterização, objetivos, desenvolvimento de sala de aula e contribuições para o ensino e a pesquisa em matemática. 5. Construção do Conhecimento Matemático e Teorias do Desenvolvimento: principais teorias do desenvolvimento sobre a construção do conhecimento matemático. 6. Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática do Ensino Fundamental e Médio: objetivos, principais ideias, orientações didáticas e análise crítica. 7. Estágio supervisionado e as Práticas de ensino: desafios e possibilidades na formação do Professor de Matemática. 8. Ensino de calculo sob a perspectiva da História da Matemática e da Educação Matemática. 9. Relação entre teoria e prática referente aos processos de ensinar e aprender Matemática e a pesquisa produzida na área de Educação Matemática. 10. Avaliação do Ensino-aprendizagem da Matemática na Educação Básica.

Setor de Estudo: ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE. 1. Estatística Descritiva I: Definição, importância e objetivo da Estatística; Variáveis qualitativas e quantitativas; Distribuições de frequências; Tabelas e Gráficos estatísticos. 2. Estatística Descritiva II: Definição, importância e uso das Medidas de Posição, Dispersão e de Assimetria. 3. Análise Combinatória: Princípio Fundamental da Contagem; Número Fatorial; Permutação e Combinação Simples; outros tipos de Permutações e Combinações; Aplicações. 4. Introdução à Probabilidade: Conceitos Gerais. Definição informal e formal de Probabilidade; Espaço amostral e Eventos; Maneiras de se calcular a probabilidade; Espaços amostrais finitos e equiprováveis. 5. Probabilidade Condicional e Independência: Probabilidade condicional; Teorema do produto; Partição do Espaço Amostral; Teorema de Bayes; Independência de Eventos. 6. Variáveis Aleatórias Unidimensionais; Variáveis Discretas e Contínuas; Função de Probabilidade e Densidade; Valor esperado; Propriedades do Valor Esperado; Variância de uma variável aleatória; Propriedades da variância. 7. Amostras e Populações: conceitos de Censo e Amostragem; Amostragem Probabilística e Não-Probabilística. Tipos de Amostragem Probabilística: Aleatória Simples, Amostragem Sistemática, Amostragem Estratificada, Amostragem por Conglomerados. Tipos de Amostragem Não-Probabilística: Amostragem a Esmo, Amostragem Intencional, Amostragem por Voluntários, Amostragem por Quotas. 8. Algumas Distribuições Discretas de Probabilidade Importantes: Distribuição Bernoulli, Binomial e de Poisson; Relação entre Distribuição de Poisson e Binomial. 9. Distribuição Normal: Características gerais; Propriedades da Distribuição Normal; A Distribuição Normal Padrão; Aproximação Normal das Distribuições Binomial e de Poisson. 10. Coeficiente de Correlação Linear e Regressão Linear Simples. Regressão Linear Simples por Transformação.

--
Para respostas muito específicas, por favor responda diretamente ao autor. Isso evita encher a caixa de e-mails dos outros membros.
 
Para membros postarem neste Grupo: profmat@googlegroups.com
 
Para convidar novos membros e ver as contribuições deste Grupo: http://www.leoakio.com
 
Nosso Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/profsmat/
 
Para receber um e-mail diário com o resumo das mensagens do dia, ou para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para leo.akio@yahoo.com.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário