Olá,
De antemão peço desculpas.
Gostaria de saber se esses dados foram checados ou se há alguém da repea envolvido diretamente no episódio, que de tão repugnante, me custa a acreditar que seja verídico.
Há tanto boato na rede que prefiro me arriscar a magoar alguém, no caso meu xará, do que repassar informações graves a respeito das quais não tenho muita segurança.
Fico reticente em passar adiante, mas acho importante fazê-lo.
O indício, no sentido gizburguiano da palavra, que me leva a esse questionamento é o fato de haver um colóquio sobre Foucault na escola pública de ensino médio.
Mais, que a segurança pública veja como perigo aos cidadãos, um autor que talvez os policiais nem entendam. Chega a ser hilário, não fosse terror vivenciado pelas vítimas.
Em Outubro, irei à Festa da Alcachofra, em São Roque, e passarei na escola para conhecer pessoalmente o corpo docente e parabeniza-lo
Abs
Tenho contato profissional com a escola pública há 35 anos, e dentro dessa realidade, um evento dessa magnitude é uma exceção absoluta.
Mais do que a violência policial é qualidade dessa escola, o mérito desse professor de filosofia, que precisariam ser alardeados.
Atenciosamente,
Mário.
------------ Mensagem encaminhada ----------
De: Marcos Francisco Martins marcosfranciscomartins@gmail.com [ebem] <ebem@yahoogrupos.com.br>
Data: 20 de setembro de 2015 22:35
Assunto: [ebem] URGENTE: pedido de apoio ("moção") a escola de Sorocaba/SP que está sendo pressionada pela PM
Para: "HISTEDBR Grupo de Estudos e Pesquisas História, S" <br_histedbr@grupos.com.br>, ebem@yahoogrupos.com.br, socialpedagogy@yahoogrupos.com.br, Grupo de Estudos Gramsci <grupodeestudosgramsci@grupos.com.br>, humanasorocaba@yahoogrupos.com.br, SEAF Filosofia <seaf_filosofia@yahoo.com.br>, GT_TRABALHO_GESTORES <gt_trabalho_gestores_see@yahoogrupos.com.br>, Forpred <forpred-l@listas.unicamp.br>, forpredsudeste@googlegroups.com, ANPEd <anped@anped.org.br>, Anped Sudeste 2014 <anpedsudeste2014@ufsj.edu.br>, ANPEd SUL UDESC <anpedsul.udesc@gmail.com>, Josianne Cerasoli <josiannefc@gmail.com>, Wilson Sandano <wilson.sandano@prof.uniso.br>, Jefferson Carriello do Carmo Carmo <jeffccprof@gmail.com>, goergen@unicamp.br, Fabiana Aparecida Bianchini <fabianageo@gmail.com>, Ascísio Pereira <ascisio@gmail.com>, Andréia Galvão <andreia_galvao@hotmail.com>, Marcos Novelli <novelli.marcos@gmail.com>, Delcio Junkes <delciojunkes@hotmail.com>, Américo Grisotto <agrisotto@hotmail.com>, Joice Estacheski <joiceestacheski@gmail.com>, Enéas Arrais Neto <eneas_arrais@hotmail.com>, Noÿffffffffffffffffeamia de Carvalho Garrido <nogarrido@yahoo.com.br>, Dermeval Saviani <dermevalsaviani@yahoo.com.br>, jose Luis Sanfelice <sanfelice00@gmail.com>, Renê José Trentin Silveira <rene@unicamp.br>, Mara Regina Martins Jacomeli <mararmj@unicamp.br>, Luis Antonio Groppo <luis.groppo@gmail.com>, prhernandes <prhernandes@uol.com.br>, Paulo Denisar Fraga <paulodenisar@hotmail.com>, cnunes@unicamp.br, Silvio Sánchez Gamboa <silvio.gamboa@gmail.com>
Prezados e prezadas colegas,
valho-me do presente para lhes solicitar manifestações de apoio por escrito contra a intimidação que a PM (Polícia Militar) do Estado de São Paulo está fazendo contra a comunidade escolar da Escola Estadual Aggêo Pereira do Amaral, de Sorocaba-SP, por ter desenvolvido um trabalho a partir da obra de Foucault, "Vigiar e punir". A PM esteve na escola para pedir retratação por parte da comunidade escolar e tem, segundo relatos publicados em vários meios, intimidado aos professores, principalmente ao de Filosofia, articulador do trabalho, e também à Direção da Escola.
No dia 02 de setembro, foi realizado um colóquio, debatendo "Os 40 anos de Vigiar e Punir e o sistema carcerário brasileiro". As palestras encerraram uma discussão iniciada nas aulas de Filosofia, a partir do livro de Foucault – Vigiar e Punir. Como resultado da leitura da obra, os alunos produziram vários trabalhos, debatendo a situação das mulheres no presídio, a superlotação, a função social do sistema carcerário, a situação vivenciada pelas travestis presas, enfim, abordaram muitas questões e teve uma que gerou uma grande polêmica: a violência policial.
Ao tomar conhecimento dos trabalhos uma tenente e dois cabos foram até a escola para intimidar o corpo docente, entretanto, diante da firmeza da direção e dos professores várias viaturas da ROTA passaram a rondar a escola com objetivo de amedrontar e ameaçar a comunidade escolar, sim a ROTA que é considerada na corporação o grupo de elite, passou a fazer patrulha escolar.Não satisfeita a PM divulgou uma nota oficial em sua página expondo o nome do professor dos estudantes, da escola, da direção e exigiu que a Diretoria de Ensino tome providências para censurar e repreender o professor e os alunos. Isso mesmo a PM está tentando interferir no conteúdo do currículo escolar. Tudo por conta de um trabalho sobre obra "Vigiar e punir" de Michel Foucault. No trabalho foi usada uma charge do Latuff que retrata a face da polícia militar (Rota) com o rosto de uma caveira, a mesma caveira que a própria polícia adota como símbolo e se orgulha de reafirmar sempre. (<https://www.facebook.com/viviane.mendonca.5/posts/943276489063373>)
O caso é dramático e ganhou repercussões em várias mídias, pois "Não é atribuição da polícia realizar monitoramento e patrulhamento de conteúdo acadêmico! Essa situação é a prova mais concreta de que a PM precisa se adequar ao modelo constitucional inaugurado em 1988." (<https://coletivoche.wordpress.com/2015/09/19/o-fascismo-militar-e-a-censura-aos-estudantes/>). Por isso, foi articulada a campanha "#somostodosaggeo - A PM não calará os estudantes e professores!", articulada pela APEOESP-Sorocaba, APROFESP Sorocaba e Comissão de Direitos Humanos da OAB.
Assim, solicito que todos os que integrantes Programas de Pós-Graduação, Departamentos, Centros, Conselhos, Grupos de Pesquisa e mesmo personalidades públicas e movimentos sociais, que acreditam na necessária defesa da liberdade de ensino, que se manifestem enviando moções de apoio à escola e de repúdio às ações da Polícia Militar. Os textos deverão ser enviados urgente e diretamente a uma das professoras da escola, Silvania Meira Chaves, para o seguinte e-mail: sil_chaves@hotmail.com
O caso é dramático e ganhou repercussões em várias mídias. Maiores informações pode ser obtidas, por exemplo, nos seguintes endereços
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=404471486417927&set=o.252512071455533&type=1
https://www.youtube.com/watch?v=iY-QLBYHQ-c&sns=fb
https://coletivoche.wordpress.com/2015/09/19/o-fascismo-militar-e-a-censura-aos-estudantes/
https://cageos.wordpress.com/2015/09/18/nota-de-repudio-a-postura-da-pm/
Um abraço!
Marquinhos
UFSCar-Sorocaba
__._,_.___
Responder através da web • • através de email • Adicionar um novo tópico • Mensagens neste tópico (1)
.
__,_._,___--Prof. Mario Mariano Ruiz Cardoso
Professor AssistenteÁrea: EducaçãoDepartamento de Ciências Biológicas - DCBioFaculdade de Ciências Biollógicas e Saúde - FCBSUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Tel: 38 99065071"Instruí-vos, porque precisamos da vossa inteligência.Agitai-vos, porque precisamos do vosso entusiasmo.Organizai-vos, porque carecemos de toda a vossa força."Antonio Gramsci
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista atualmente é cuidada por Edna Costa.
Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
ednacosta@gmail.com ou raphael@5elementos.org.br
Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
listarepea@googlegroups.com
Para mais opções e configurações, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "ListaRepea" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to listarepea+unsubscribe@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista atualmente é cuidada por Edna Costa.
Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
ednacosta@gmail.com ou raphael@5elementos.org.br
Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
listarepea@googlegroups.com
Para mais opções e configurações, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "ListaRepea" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to listarepea+unsubscribe@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.
0 comentários:
Postar um comentário