[MEEF] Audiência Pública CNE

Compas, boa noite!

No dia 15/10 (quinta-feira), foi realizada no auditório da PUC, em Goiânia/GO, uma audiência pública com o Conselho Nacional de Educação - CNE, com intuito de debater as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Física. Participaram da audiência o conselheiro do CNE Paulo Barone, representantes dos cursos de Educação Física de universidades de todas as regiões do país, representantes de alguns GTTs do CBCE e vários estudantes e professores. Nós da ExNEEF estivemos no espaço.

A audiência pública foi chamada a partir dos debates sobre formação em Educação Física que existem na área e a necessidade de ouvir a comunidade acadêmica e do mundo do trabalho sobre esse tema. A audiência foi dividida em três momentos: inicialmente o conselheiro Paulo Barone expôs o acúmulo que o CNE desenvolveu sobre o debate de formação em Educação Física; em seguida a fala foi destinada para representantes de entidades da área; por fim a fala foi aberta para as pessoas que estiveram no local.

A fala inicial do conselheiro trouxe elementos importantes que nos levam a acreditar que a partir das demandas internas da área, o CNE está disposto a debater e reestruturar as DCNs para a Educação Física, caminhando no sentido de uma formação única. Um dos elementos abordados pelo conselheiro é de que o CNE compreende que o trabalho pedagógico é o que norteia a ação profissional em Educação Física em qualquer campo de atuação. Mencionou também que as DCNs devem proporcionar condições para que as instituições ofereçam uma formação generalista, na contramão da "especialização" precoce. Ele deu um exemplo concreto da Pedagogia que reverteu o processo de fragmentação e optou por uma formação única. O Paulo Barone foi claro em dizer que a resposta mais coerente para os problemas imediatos da área é a formação única em licenciatura em Educação Física, e licenciatura por esta não ter impedimentos legais de campo de atuação, por mais que setores dentro da área - sistema CONFEF/CREF - queiram empurrar "goela abaixo" algo diferente disso a partir de interesses particulares.

Nós da ExNEEF estivemos na audiência e realizamos um trabalho de agitação e propaganda, distribuindo um panfleto que foi elaborado pela Regional 4 e intervindo durante o espaço, apresentando a dimensão do MEEF e a importância do acúmulo teórico e prático que o MEEF possui sobre o debate de formação em Educação Física. Inclusive ficamos com a tarefa de repassar para o CNE os materiais sobre formação produzidos pela Executiva.

É bom deixar claro que não podemos nos acomodar com essa sinalização do CNE. O próprio posicionamento do Conselho na audiência é resultado dos debates e lutas que são travadas dentro da nossa área. Nossa tarefa agora é intensificar a mobilização em nossos locais de estudo e trabalho para garantir um projeto de formação que responda aos anseios coletivos de professores e estudantes de Educação Física.

Será marcado um novo espaço de discussão para novembro. Nessa data o CNE irá apresentar uma proposta de reestruturação das DCNs.

Peço para as/os compas que estiveram na audiência que complementem o informe.

Saudações estudantis!


Att. Rodrigo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário