Alô estudantada guerreira,
seguem os repasses sobre a participação das/os camaradas que vieram ao CONBRACE aqui em Vitória - ES. (Identifiquei que ocorreu alguma falha no envio destes repasses e estou reenviando)
Inicio saudando a todo coletivo MEEF em nome do Diretório Acadêmico "26 de Junho" CEFD/UFES, destacando a importância substancial dos intercâmbios que foram e são possíveis graças aos Encontros Nacionais e Regionais em que a ExNEEF participa como protagonista na construção em conjunto aos CA's, DA's e Coletivos de Luta.
É nesse ínterim, que foi praticável a permanência e participação no Congresso a grande parte dos estudantes que vieram de vários cantos do país quando, literalmente, abrimos as portas de nossas casas e espaço físico do D.A. como alojamentos. Como sabemos, a organização do CONBRACE não viabiliza hospedagem e alimentação inclusos nas inscrições, então fizemos essas mobilizações para receber a todos.
- Panfletagem:
Durante a a "mesa 1", realizada no Teatro Universitário da UFES, que contava com a presença do professor V. Bracth na composição, organizamos uma panfletagem com a NOTA que foi lançada pela ExNEEF sobre o CONBRACE 2015. Junto a panfletagem da nota, haviam espalhados cartazes destacando a agitação do "COBRA-$E" aproveitando para dialogar com os estudantes que recebiam os panfletos e explicando os posicionamentos da ExNEEF.
- Participação no GTT de Movimentos Sociais:
O GTT de movimentos sociais, na síntese de suas discussões, decidiu por elaborar um texto para ser encaminhado a plenária final do evento e leitura pela mesa, onde se mostravam algumas críticas a organização do CONBRACE, levantando que a produção do conhecimento científico devia manter laços estreitos com a realidade das/os estudantes, diálogo com Movimentos sociais/estudantil, entre outros. Alguns militantes do MEEF estavam na construção dessa nota e com participação ativa no GTT levando à tona os debates que travamos nos espaços do MEEF.
- Mesa com a Secretária do Ministério do Esporte:
Na mesa que contava com o tema "O Esporte Brasileiro Para Além dos Jogos Rio 2016" com a secretária do Ministério do Esporte como convidada, organizamos uma participação bem significativa com vários estudantes que compõem a ExNEEF intervindo durante a abertura para plenária.
Mais que isso, após a apresentação desastrosa da convidada - que enaltecia todas as obras superfaturadas (supondo um mega legado estrutural), minimizava e escondia as atrocidades sofridas pelas populações circunscritas aos locais das obras, nem sequer tocou na repressão acometida aos movimentos de contrariedade aos megaeventos quando empenhados nas ruas, dentre outras incoerências - praticamente todas as falas foram de estudantes, rebatendo, criticando, desvelando dados ocultos na apresentação e enfrentando aquela apresentação bem oportunista posta em público.
Outra situação interessante foram as falas de estudantes de educação Física do Acre, que num tom de sensibilidade ímpar descreveram a realidade caótica de sua Escola, revelando uma contradição pontual sobre a apresentação.
- Assembleia do CBCE:
Durante a Assembleia do CBCE, fiz uma fala em nome da ExNEEF, expondo as contradições do Congresso, que se mostra como o maior evento científico de nossa área mas é nitidamente excludente para participação efetiva dos estudantes, elencando todas as questões referentes a valor de inscrição, ausência de hospedagem e alimentação inclusos, inexistência de diálogo com as temáticas que discutimos nos fóruns do MEEF e, existindo, apresentando pouca profundidade e relação com a realidade concreta, críticas a lógica produtivista de conhecimento científico, hoje totalmente enviesado e preocupados unicamente com LATTES e algumas outras considerações.
- Espaço de Apresentação do MEEF/ExNEEF:
Fizemos um espaço de apresentação do Movimento Estudantil de educação Física e da ExNEEF no próprio espaço do DA "26 de Junho", contamos com a presença de estudantes do PA, ES, RJ, MG, BA, estávamos em número pequeno mas o espaço foi bem qualitativo. Também nesse espaço podemos contribuir com orientações para construção do Centro Acadêmico de Ed. Física numa escola de MG com camaradas que estavam presente e já mantém contato com coordenadores da R2/Nacional e outros CA´s aqui da Regional.
Bom, é isso! caso tenham faltado informações, a companheirada que esteve presente pode complementar esses repasses e fortalecer nossos meios de comunicação.
Simbora, SEM CANSAR!
Saudações estudantis,
Gustavo Alves
CEFD/UFES
DA "26 de Junho"
Laboratório de Educação Física Adaptada - LAEFA
Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física - ExNEEF
Coordenação Geral - Regional 2
Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa
0 comentários:
Postar um comentário