socializando////
MST E OCA REALIZAM FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS NO EXTREMO SUL DA BAHIA
Desde julho de 2015 a Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Prado-BA, realiza em conjunto com o Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA-ESALQ/USP) e apoio do Projeto Assentamentos Sustentáveis do NACE PTECA (ESALQ/USP) o "Curso de Formação de Educadores de Jovens e Adultos", destinado às educadoras e aos educadores de 30 escolas do campo da região do Extremo Sul da Bahia.
Este Curso trouxe como inovação pedagógica a Alfabetização Agroecológica Ambientalista e está estruturado em três etapas, numa carga horária total de 120 horas, com o objetivo geral de fortalecer a Educação de Jovens e Adultos, que enfrenta grandes desafios como a evasão escolar e a ausência de acompanhamento escolar.
A Alfabetização Agroecológica Ambientalista é uma nova concepção de alfabetização que a Oca/ESALQ/USP desenvolve unindo metodologias de Paulo Freire e os princípios e estratégias da educação ambiental, como processos de aprendizagens permanentes e contínuos, democratização de conhecimentos, diálogo de saberes e estímulos à potência de ação.
Com base na educação popular, a Alfabetização Agroecológica Ambientalista refere-se à introdução de conceitos e práticas da agroecologia e questões ambientais nos processos de ensino-aprendizagem da educação formal, a partir da realidade dos educandos e assentamentos, utilizando-se círculos de cultura; temáticas problematizadoras, educomunicação e o reforço da leitura e escrita.
A terceira etapa do Curso está prevista para acontecer nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2015, momento em que as educadoras e os educadores receberão o certificado de conclusão deste processo de formação, que abre inúmeras possibilidades para dar continuidade no fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos e, ao mesmo tempo, na construção de Assentamentos Agroecológicos.
Com isso, a Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto assume seu papel formador e articulador de parcerias, que colocam a universidade a serviço do povo, avançando na superação dos desafios da EJA e contribuindo para a consolidação das campanhas de "Agrotóxico Zero" e "Território Livre de Analfabetismo" nas áreas da Reforma Agrária do Extremo Sul da Bahia.
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "GRUPOCA" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to grupoca09+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to grupoca09@googlegroups.com.
Visit this group at http://groups.google.com/group/grupoca09.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.
0 comentários:
Postar um comentário