Boa noite companheiros
-- No último dia 11/12 aconteceu em Brasília uma segunda Audiência Pública para discutir as diretrizes curriculares do ensino superior da Educação Física. Dessa vez o CNE e a comissão especial para formulação de um novo documento foi representado pelo relator Paulo Barone e o presidente da comissão Luiz Curi. Como tinhamos visto, essa comissão se mostra favorável à unificação e construiu o documento baseado nas pesquisas, falas da última audiência, a proposta de formação da ExNEEF entre outros.
Diferentemente da última audiência que aconteceu em Goiânia, não havia um consenso em relação à proposta de unificação. O CONFEF estava presente e nas falas de seus alguns representantes, se posicionaram contrários à proposta de documento, como esperávamos. A justificativa deles e das outras pessoas serem contrários eram:
- De que há uma demanda da nossa sociedade que exige uma formação que a licenciatura não tem condições de dar sem o aprofundamento que o o bacharelado oferece.
- O fato da separação não tira o caráter pedagógico da profissão no bacharelado.
- O bacharelado é o curso mais procurado. ( outros professores apresentaram argumentos fundamentados em pesquisas que provam o contrário disso )
- Carga horária da licenciatura muito pequena para o curso unificado.
- Prejuízo para as instituições de ensino que investiram nos dois cursos.
- A possibilidade do licenciado ocupar o lugar de trabalho que o bacharelado deve ocupar.( pelo menos aqui em Goiás, a maioria esmagadora que atua nas academias é do curso de licenciatura e das demais áreas não formais nem sei se tem professores de educação física em número considerável )
- Ao ser colocado que o professore de educação física trata pedagogicamente os conteúdos da cultura corporal, independentemente se é ou não na escola, o argumento contrário era que todos os outros cursos eram divididos e eles também lidam com o trato pedagógico.
- Só seria possível uma base sólida para a educação física se os cursos se mantivessem separados, pois assim era possível de aprofundar em determinado campo de trabalho.
- E ainda, algumas pessoas defendiam que com a unificação dos cursos, a educação física escolar estaria destinada ao fracasso, já que, segundo eles, não caberia um aprofundamento na educação escolar.
Esses eram os principais argumentos de quem defendia a divisão dos cursos. Sabemos que esses argumentos não se fundamentam de fato. Nesse sentido as falas que eram favoráveis traziam tudo aquilo que já sabemos:
- Que a fragmentação da profissão nada mais é que a fragmentação do conhecimento em educação física.
- Que a divisão está baseada em interesses econômicos, políticos e corporativos.
- Que leva à especialização cada vez mais, de modo a obedecer as demandas do mercado e, assim, ser mais uma forma de manutenção do sistema do capital.
- Que com essa especialização, os trabalhadores trabalhadoras da área estão sujeitos às demandas do mercado, precarizando cada vez mais a profissão.
- Que essa fragmentação não se justifica cientificamente nem tem coerência com a realidade concreta dos trabalhadores e trabalhadoras da educação física.
Fiz a leitura do texto que o Rodrigo escreveu que trazia a apresentação do MEEF e da ExNEEF o nosso posicionamento a partira da campanha Educação Física é uma Só: formação unificada já e a proposta de Formação Unificada.
Contudo, os contrários à proposta de diretriz propuseram que haja mais momentos de diálogo como aquele para podermos discutir melhor. Com isso ficou o indicativo de mais uma audiência pelo menos.
É isso
Abaixo anexo do texto do Rodrigo, da CN, lido por mim na audiência.
Há-Braços MEEF, continuemos na LUTA !
Raphael de Lima Moura
Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD/UFG
Coordenador da ExNEEF - Regional V
Centro Acadêmico Constru - Ír à luta
Instrui-vos porque teremos necessidade de toda vossa inteligência.
Agitai-vos porque teremos necessidade de todo vosso entusiasmo.
Organizai-vos porque teremos necessidade de toda vossa força.
Agitai-vos porque teremos necessidade de todo vosso entusiasmo.
Organizai-vos porque teremos necessidade de toda vossa força.
Antônio Gramsci
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MEEF NACIONAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
0 comentários:
Postar um comentário