Boa noite, compas!
Venho repassar um pouco da conjuntura da UFSC, já que passamos por períodos importantes.
Desde 2013 estamos articulados por aqui com o Comitê estudantil em defesa do HU 100% SUS e com o Fórum Catarinense em defesa do SUS e contra as privatizações. Como sabem, aqui ainda era uma das poucas universidades que estavam resistindo (por luta das categorias) a adesão do nosso hospital universitário à EBSERH. Por isso, nos organizamos muito!
No ano passado, conseguimos conquistar através de muita pressão e implosões de conselhos universitários a garantia de uma consulta pública a comunidade universitária, para que pudéssemos também expressar nossas posições quanto a adesão ou não a EBSERH, tentando reduzir minimamente o caráter anti-democrático de nosso conselho universitário, que possui apenas cinco cadeiras para representação estudantil, sendo que destas, três são ocupadas por nossa atual gestão de DCE (UJS, JUVENTUDE PSDB e MAÇONARIA).
Além da consulta, garantimos também 11 debates institucionais, para dialogar o máximo possível com a comunidade universitária. Ao final de todo o árduo processo de campanha pelo NÃO em abril de 2015, tivemos 70% dos votos contrários a EBSERH como resultado.
Porém nosso Conselho universitário extremamente conservador, adiou o máximo possível o debate sobre a consulta, esfriando os ânimos da universidade.
O resultado foi que, há três semanas a EBSERH foi colocada em pauta, foram realizados três sessões do conselho, e em todas elas fizemos atos, pressionamos os diretores de centro para respeitarem o resultado da consulta, fizemos passadas em sala, colamos cartazes e fomos obrigados a implodir, principalmente com a estratégia de constranger os nossos supostos "representantes". Bom, para finalizar, a última sessão do conselho universitário foi realizada em cima de um grande golpe fascista. Levaram a reunião para o auditório, nada mais e nada menos, do que o da Polícia militar, impedindo totalmente a presença dos professores, técnicos, estudantes e pessoas da comunidade do entorno contrários, nos criminalizando e colocando a polícia pra bater mesmo. E partir desse episódio trágico e vergonhoso para a autonomia da universidade, a EBSERH foi aprovada por maioria dos votos.
Mas a luta continua, até o contrato ser fechado vamos continuar nos organizando. Apesar de toda a derrota depois de muito desgaste, tivemos o saldo positivo de conseguirmos pautar organicamente a unidade entre os setores de esquerda, entidades, independentes e das categorias universitárias, e isso nos fortalece, certamente.
Bom.. para ir terminando, realizamos aqui pela UFSC também a I etapa preparatória rumo ao II ENE (encontro nacional de educação). Foi um espaço de três dias, com grandes debates e com a participação dos e das trabalhadoras da rede municipal e estadual, profs, TAes e estudantes da Universidade. O processo de construção também foi muito rico, as reuniões de modo geral contavam sempre com a participação de mais de vinte pessoas. Enquanto ExNEEF estivemos presentes durante toda a construção e o encontro, além de compormos a mesa da plenária final.
Nossa perspectiva agora é conseguirmos organizar um II pré ENE no ano que vem, em conjunto com o Paraná.
Terminamos também a gestão 2014-2015 do Centro Acadêmico, o processo eleitoral vai ser no semestre que vem porém a oposição já está se organizando, a galera conservadora vem crescendo. Mas nós também, seguimos no diálogo com a base e vamos com certeza construir uma grande chapa!
É isso gente, um pouco extenso esse repasse, mas necessário. Precisamos olhar pros ataques que estamos sofrendo cotidianamente. O sucateamento toma um proporção enorme, e a comunicação também nos instrumentaliza.
Acho que a lista contribui nesse sentido, por isso, se puderem, mandem repasses das escolas ou até mesmo regionais! Vamos nos olhar e nos afinarmos nacionalmente.
ABRAÇÕES!!
Marina Neves Felippe
Educação Física/UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)
Centro Acadêmico de Educação Física/gestão 2014-2015
Coordenadora Nacional ExNEEF (Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física)/Gestão 2014-2015
Coletivo Alicerce
"O tempo é roído por vermes cotidianos. As vestes poeirentas de nossos dias, cabe à ti, juventude, sacudí-las!"
Vladimir Mayakovsky
0 comentários:
Postar um comentário