RE: [MEEF] Luta contra a privatização da educação em Goiás

Compas, ótimas notícias!

Os compas que estavam presos após a ocupação da Secretaria de Educação de Goiás (SEDUCE), em Goiânia, foram soltos!

Não tem arrego! A luta continua!

Saudações!


Att. Rodrigo.



From: rezende_jti@hotmail.com
To: meef-nacional@googlegroups.com
Subject: [MEEF] Luta contra a privatização da educação em Goiás
Date: Tue, 16 Feb 2016 18:09:51 -0200

Compas, boa tarde.

Não sei se todas/os estão sabendo, mas o estado de Goiás está sendo o laboratório brasileiro de testes na intensificação de políticas educacionais calcadas na cartilha neoliberal. No momento o ataque mais intenso que a educação goiana está sofrendo é a privatização dos colégios públicos estaduais de educação básica. A privatização está acontecendo de duas formas: através da militarização das escolas, que é a transferência da gestão de alguns colégios para a PM; e por meio da transferência da gestão das escolas para Organizações Sociais (OS's), que nada mais é que um nome "mais bonito" para empresa privada. Atualmente Goiás é o estado com o maior número de colégios militares, e o governo Marconi/PSDB já começou o processo de transferência das escolas para as OS's, sendo que a tendência é que toda a rede de educação básica de Goiás seja gerida por essas empresas.

Essas políticas intensificaram ainda mais as contradições em Goiás, o que gerou revolta em parte da população, principalmente entre os estudantes secundaristas e professores. Na região metropolitana de Goiás, principalmente em Goiânia, foi iniciada uma mobilização contrária à essas medidas, contando com a participação de professores e estudantes da educação básica e do ensino superior. Foi formada uma frente de luta contra as militarizações e OS's, que ficou responsável por tocar diversos espaços de debate e atos de rua.

Após o estouro das ocupações em São Paulo, contra a reorganização escolar, estudantes secundaristas goianos iniciaram um processo de ocupações de escolas no estado. Foram mais de 25 escolas ocupadas, um movimento intenso que durou aproximadamente dois meses. Durante as ocupações os estudantes foram duramente reprimidos e de diversas formas: diretores de colégios e burocratas da secretaria da educação a todo momento ameaçavam os estudantes dizendo que nenhum deles seriam aceitos novamente em colégios de Goiás; a água e a luz foram cortadas em várias escolas; a polícia agiu com violência durante todo o período das ocupações, invadindo e agredindo estudantes dentro dos colégios, perseguindo e agredindo estudantes fora das escolas; ações de sabotagem rolaram nos colégios, em um deles o encanamento de gás foi cortado, colocando os ocupantes em sério risco. Por conta da forte repressão o movimento de ocupações teve que repensar suas táticas, mas sempre colocando a combatividade de suas ações como princípio inegociável.

Foi marcada para ontem uma sessão pública para apresentação das propostas de OS's, onde seriam apresentados diversos documentos sobre a transferência de gestão da educação goiana para as OS's. O local da sessão foi alterado de última hora e um forte aparato policial foi solicitado pelo governo do estado para impedir qualquer tipo de manifestação no local. Indignados com as manobras e autoritarismo do governo do estado, manifestantes decidiram ocupar a Secretaria de Educação de Goiás (SEDUCE). Já em seus momentos iniciais a ocupação sofreu com a forte repressão da polícia, e no mesmo dia 31 manifestantes foram presos. Esse é o cenário atual em Goiás, 31 lutadores presos por reivindicar uma educação gratuita, de qualidade e a serviço do povo goiano. Está marcada uma audiência para avaliar o caso amanhã, enquanto isso os manifestantes continuam detidos.

As/os compas de Goiânia devem ter informações mais precisas. Por favor, complementem o informe.
.
Liberdade aos presos políticos em Goiás! Lutar não é crime!
Fora OS's da educação goiana! Por uma educação a serviço do povo!
Estamos na luta!

Saudações!


Att. Rodrigo.

--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MEEF NACIONAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário