[Profs Mat:8452] Revista História da Educação Matemática

Prezados Colegas,

A Revista de História da Educação Matemática acaba de publicar seu último número, disponível em http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT. Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e outros itens de seu interesse.

 
Revista de História da Educação Matemáticav. 2, n. 1 (2016)

Artigos:

O DIÁLOGO EPISTEMOLÓGICO EM UM CASO DE APROXIMAÇÃO ENTRE A HISTÓRIA DA
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO TEÓRICA DO REAL
        Diogo Franco Rios

O MÉTODO EM PESTALOZZI:  A MATEMÁTICA COMO CAMINHO PARA A VERDADE
        Peri Mesquida

MANUAIS ESCOLARES E O ÓLEO DE LORENZO:  ENTRELAÇOS POSSÍVEIS DE
(DES)CAMINHOS TRILHADOS EM BUSCA DE CONHECIMENTO
        Moysés Gonçalves Siqueira

ELEMENTOS DE PROFISSIONALIDADE PARA UMA GEOMETRIA MODERNA: NORMATIVAS
OFICIAIS E MANUAIS PEDAGÓGICOS COMO REFERENCIAIS PARA A PRÁTICA DOCENTE
        Maria Cristina Araújo de Oliveira

OS PROGRAMAS DE ENSINO ELEMENTAR NOS CURSOS DE "TREINAMENTO" DOS
PROFESSORES LEIGOS DOS MUNICÍPIOS BAIANOS: o que dizem sobre o contexto
socioeconômico, político e educacional da Bahia da década de 1950?
        Eliene Barbosa Lima,    Inês Angélica Andrade Freire

UM OLHAR ATENTO AO MANUAL DIDÁTICO "VAMOS APRENDER MATEMÁTICA: guia do
professor – preliminar"
        Mônica Menezes de Souza,        Carmyra Oliveira Batista,       Edilene Simões Costa
dos Santos,     Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho

REPRESENTAÇÕES DE ARITMETICA NO LIVRO DE GEORG BÜCHLER
        Circe Mary Silva da Silva Dynnikov

O MANUAL DO ENSINO PRIMÁRIO, DE MIGUEL MILANO: que problemas?
        Luciane de Fatima Bertini

A COMPREENSÃO DO SND: UM DIFERENCIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA
NA DÉCADA DE 1960
        Elenir Terezinha Paluch Soares

UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E A RELIGIÃO PRESENTE NOS
LIVROS DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA UTILIZADOS EM CURSOS DE LICENCIATURA
        Marcos Francisco Borges

MATRIZES PEDAGÓGICAS DE MANUAIS QUE ENSINAM A ENSINAR ARITMÉTICA NA ESCOLA
PRIMÁRIA EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS
        Neuza Bertoni Pinto

PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM LIVROS, REVISTAS E PROGRAMAS: UM EXERCÍCIO DE
CRUZAMENTO DE FONTES
        Elisabete Zardo Búrigo

A ESCOLA ATIVA NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: o programa de Aritmética
de 1946
        David Antonio Costa

O ENSINO DE ARITMÉTICA NO PROGRAMA DO ENSINO PRIMÁRIO DO ESTADO DA
GUANABARA (1961)
        Denise Medina França

A INOVAÇÃO PERMEANDO PRÁTICAS CONSOLIDADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DA
ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE (1960-1970)
        Mariliza Simonete Portela,      Barbara Winiarski Diesel Novaes

JACEGUAI REIS CUNHA  E O ENSINO DE DESENHO EM RORAIMA
        José Ivanildo Lima

Cordialmente,
 
HISTEMAT
 

--
Para respostas muito específicas, por favor responda diretamente ao autor. Isso evita encher a caixa de e-mails dos outros membros.
 
Para membros postarem neste Grupo: profmat@googlegroups.com
 
Para convidar novos membros e ver as contribuições deste Grupo: http://professoresdematematica.com.br
 
Nosso Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/profsmat/
 
Para receber um e-mail diário com o resumo das mensagens do dia, ou para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para leo.akio@yahoo.com.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário