Caros colegas,
Sugiro a leitura do número especial do Bolema sobre o tema e a dissertação e tese de Maria José Ferreira da Silva (PUC/SP). Encontrarão nessas pesquisas reflexões acerca do tema fração ou número fracionário.
------------------------------------------------------------Saddo Ag Almouloud
sad...@gmail.com
Tel 55 11 92448536
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A igualdade só acontece quando o numerador e o denominador são os mesmos. O símbolo de igual, neste caso, é usado como equivalência. Acho que o negócio é deixar claro para o seu aluno. Entretanto no ensino fundamental não devemos aprofundar muito essa discussão pois pode confundir mais ainda. É mesmo um problema.
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Tem um artigo interessante sobre a interpretação do sinal de igualdade:
http://sinect.com.br/anais2014/anais2014/artigos/ensino-de-matematica/01408061147.pdf
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http://sinect.com.br/
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No meu entendimento o termo 'equivalente' para frações é válido sim, pela mesma razão por que em congruência módulo m, por exemplo, dizemos que um número inteiro a é "congruente" a outro número dado por a + k.m (quando é também inteiro), e não que se trata de números "iguais" (apesar de que seus restos, na divisão por m, são iguais - isto é, embora se trate sim dos 'mesmos' números, na aritmética módulo m).
Alguém já respondeu dizendo isso e é verdade, no meu modo de ver:
a utilização do termo "equivalentes", ao lidar com frações que se reduzem a uma mesma, após alguma simplificação, já prepara o terreno para a abordagem das classes de equivalência, alguns anos mais tarde.
Abraços e uma boa noite a todos,
Adolfo Braucks
Alguém já respondeu dizendo isso e é verdade, no meu modo de ver:
a utilização do termo "equivalentes", ao lidar com frações que se reduzem a uma mesma, após alguma simplificação, já prepara o terreno para a abordagem das classes de equivalência, alguns anos mais tarde.
Abraços e uma boa noite a todos,
Adolfo Braucks
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Leo Akio Yokoyama
Leo Akio Yokoyama
Colégio de Aplicação da UFRJ
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