"O QUE ACONTECE NO BRASIL? COMO NOS POSICIONAMOS?
Um turbilhão de acontecimentos está ocorrendo nestes últimos tempos!
No cenário econômico, as crises internacionais dos grandes conglomerados econômicos vem se refletindo internamente no Brasil, afinal, todo a economia do mundo é interligada.
Nesta crise, a grande preocupação dos últimos governos brasileiros foi de manter o pagamento dos juros e da dívida com os bancos privados. Daí se entende porque o Governo Federal realiza intensos esforços para conseguir um "superávit" primário, com o objetivo claro de realizar o pagamento destes bancos privados com o dinheiro do povo, que deveria ser usado em investimentos para a sociedade.
O que vem ocorrendo nestes últimos tempos recentes, foi que os governos do PT, mesmo preocupados com o pagamentos dos juros da dívida com os bancos privados, destinou uma pequena parte do nosso PIB para programas sociais, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, PROUNI, FIES, etc.
Mesmo com estes poucos e ainda tímidos programas, as elites brasileiras, composta também pelo sistema bancário e financeiro, na tentativa de resolver suas próprias crises, iniciaram um processo de reordenamento da condução do Governo Federal a fim de elimiar estes poucos programas sociais e principalmente, REALIZAR INTENSOS CORTES NA SAÚDE E EDUCAÇÃO!
Ou seja, mais uma vez as elites querem para si o que é do público e que deveria servir ao interesse do público! Frente a isto, nossa chapa se posiciona contra os cortes que o ilegítimo governo Temer vem realizando nas áreas sociais (saúde, educação, previdência, etc), e apontamos para a imediata necessidade de SUSPENSÃO IMEDIATA DO PAGAMENTO DOS JUROS E DA DÍVIDA BRASILEIRA!
É neste processo de crise econômica que emerge a crise política que culminou no afastamento de Dilma.
Processo de afastamento este que foi feito, é verdade, por aqueles que eram aliados da própria Dilma, mas que sem dúvidas é um duro golpe nas poucas políticas sociais que tivemos. E mais: é um duro golpe nas recentes liberdades democráticas que tivemos nestes últimos 30 anos!
Assim, esta chapa se posiciona contra o afastamento da presidente Dilma Roussef, denunciando que este processo é mais uma ação das grandes elites brasileiras que tentam sequestrar os recursos destinados aos poucos investimentos sociais feitos pelos governos do PT!
Mas também não nos eximimos da crítica ao PT, que apesar de ter recebido a confiança do povo brasileiro em quatro eleições seguidas, acabou escolhendo apoiar os donos do poder, os donos do capital e os donos dos meios de produção e, mesmo assim, foi descartado por eles, que preferiram botar seus "políticos legítimos" no poder.
Desse processo de crise econômica e política, ordena-se uma crise social! Crise esta que já vem aparecendo desde as lutas populares de 2013 e que, ano após ano, vem se manifestando e se intensificando em todo o pais.
Esta crise obviamente, sempre esteve presente historicamente na vida dos brasileiros. Mas também são os brasileiros, que por diversas vezes na história, combateram sem tréguas as grandes elites econômicas que sempre buscaram expropriar suas mínimas condições de vida. Os últimos anos não vem sendo diferente.
A cada escola e hospital públicos privatizados, as camadas populares reagem. A cada entrega de aeroportos e estradas para exploração privada, aumenta o número de manifestações contrárias. Ou seja, a cada ação que as elites tomam para resolverem a sua própria crise, jogando nas costas das camadas populares o peso desta crise, se intensifica os processo de luta.
Não há menor dúvida que neste próximo período, mais e mais lutas irão se apresentar na sociedade brasileira.
Como dissemos, Temer chega de forma ilegítima ao Governo Federal para privatizar, desmontar e sucatear as já poucas e frágeis políticas sociais. Para se ter uma idéia, nos primeiro minutos de seu governo, Temer já anunciou o corte de 20% da saúde e da educação! E mais cortes de recursos e privatizações já estão "engatilhados" pelo Temer.
De tal forma que esta chapa se propõe a compor o DCE da UFG a fim de utilizar este instrumento estudantil com o objetivo claro de organizar os estudantes e os Centros Acadêmicos da UFG e resistir aos duros ataques a nossa Universidade irá sofrer e já esta sofrendo!
NENHUM DIREITO A MENOS, AVANÇAR NAS CONQUISTAS! "
Agitai-vos porque teremos necessidade de todo vosso entusiasmo.
Organizai-vos porque teremos necessidade de toda vossa força.
Antônio Gramsci
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MEEF NACIONAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
0 comentários:
Postar um comentário