[Profs Mat:8492] Sobre BNCC, PNAIC, PIBID e o trator conservador do neo-velho MEC

Caros amigos/as educadores/as matemáticos/as

Participei ontem e hoje do Seminário Estadual da Base Nacional Comum  Curricular - São Paulo.

Mais tarde relatarei a discussão dos grupos de trabalho de Matemática .. 


.. Oops! escapuliu, teclei a tecla errada e não completei a mensagem.

 

Continuando .. mais tarde relatarei detalhadamente o conteúdo das discussões que ocorreram nos grupos de trabalho de Matemática.

 

Participaram do evento a alta cúpula do MEC atual temeriano, com destaque para Maria Helena Guimarães de Castro, atual secretária executiva do MEC (ex-secretária de Educação de São Paulo na gestão Serra), Maria Inês Fini (presidenta do INEP) e Guiomar Namo de Melo (membro do Conselho Estadual de São Paulo e ex-secretária de educação do Estado de São Paulo) todas oriundas do ninho de governos tucanos.

 

Bem ..

 

Embora o seminário fosse sobre o desastre da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, a Secretária Executiva do MEC fez considerações sobre o PNAIC, como que preparando o terreno e ajustando o discurso para algum anúncio de extinção do mesmo, dizendo que "ele não produziu resultados porque não conversa com as redes municipais", fiquei surpreso, pois de 2014 a 2015 fiz mais de 100 atividades em vários estados exatamente junto a secretarias de educação municipais, todas com muito entusiasmo em relação ao projeto e os resultados. Sem falar das dezenas de colegas da Educação Matemática que participaram do PNAIC e que devem ter trabalhado em centenas de ações da mesma natureza em torno do PNAIC nos municípios.

 

Sobre o PIBID a secretária disse que se trata de um programa de mera distribuição de bolsas e sem um projeto pedagógico, mas isto vai na contramão do que tenho encontrado de PIBIDs e do envolvimento de cabeça de alunos e professores em programas e ações neste projeto. Dizer que não tem um projeto pedagógico, não só me soa estranho, mas deve ofender a todos meus colegas da Educação Matemática que estão envolvidos no PIBID.

 

Ficou claro que o lance é tirar das universidades a gestão e entregar para as associações de secretários de educação (CONSED), diretores (UNDIME) e ONGs privadas como as instituições que se apresentam como movimentos como "Todos pela Educação", "Amigos da Escola" e "Movimento pela Base" entre outros, que são fachadas de instituição privadas como Fundação Lemann, Fundação Victor Civita, Instituto Ayrton Senna, Fundação Roberto Marinho, Itaú - Unibanco, CENPEC, Bradesco, Santander, Grupo Gerdau, Instituto Natura, Camargo Corrêa e "movimentos" e associações como o "Movimento pela Base", "Todos pela Educação" e "Amigos da Escola" que são instituições diretamente ligadas ou financiadas por estas mesmas empresas privadas.

Por fim quero provocar os colegas sobre um aspecto da BNCC proposta e que não deveria ser tomado como um mero detalhe.

 

Por que uma base nacional curricular (a BNCC) tem Educação Religiosa e não tem Educação Tecnológica ?

 

Por fim uma última informação.

 

Enquanto os professores e coordenadores os poucos, 5 do GT do Ensino Médio e 7 do Ensino Fundamental, discutiam a camisa de força (em que tínhamos que dizer se concordávamos integralmente, parcialmente ou não concordávamos) dos objetos de aprendizagem sem pé nem cabeça desta segunda versão, o MEC já tinha decidido que a BNCC para o ensino Médio não era para valer, publicou hoje (28/07) uma portaria (ver https://avaliacaoeducacional.com/2016/07/28/bncc-e-fatiada-pelo-mec/) que tira o Ensino Médio do BNCC, no mínimo um desrespeito aos profissionais que estavam sendo usados como bois de piranha e/ou inocentes úteis para criar um clima de legitimação do lixo que é a BNCC de Matemática. Resolveram entregar para o Congresso Nacional por meio de uma lei que já está na pauta o PL 6840.

 

Pequeno detalhe, ainda que eu considere que o grupo de trabalho de que participei não era representativo da comunidade de professores do Estado de São Paulo, afinal éramos 5 + 7 = 12 educadores: cerca ao menos 85% dos objetivos de aprendizagem propostos na v2.  da BNCC, mesmo com todas as amarras impostas pelo MEC, foram refutados e desaprovados por falta de clareza, coerência, pertinência, fundamentos e impropriedade.

 

Acorda Educação Matemática

 

A Sociedade Brasileira de Educação Matemática tem a obrigação de repudiar esta BNCC de Matemática, sob pena de estar dando uma banana para toda a comunidade de educadores matemáticos, suas ações e produções realizadas nos últimos 30 anos.

 

 


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Em 28 de julho de 2016 19:38, Antonio José Lopes Bigode <bigode@pentaminos.mat.br> escreveu:
Caros amigos/as educadores/as matemáticos/as

Participei ontem e hoje do Seminário Estadual da Base Nacional Comum  Curricular - São Paulo.

Mais tarde relatarei a discussão dos grupos de trabalho de Matemática, espero 
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