[MEEF] Informes greve docente no município de Goiânia

Companheiros/as, após um final de semana muito produtivo na participação do planejamento nacional da ExNEEF, venho aqui trazer alguns informes sobre o ato dos professores da rede municipal de educação da cidade de Goiânia.

Ontem, 26/04, por volta das 15h30 alguns professores/as que compõem o comando de greve foram à sede da Secretaria Municipal de Educação, após não conseguirem diálogo direto com o secretario de educação, bem como com o Prefeito da cidade Iris Rezende (PMDB), com intuito de protocolar os documentos que constam as reivindicações da categoria, entre elas: pagamento do piso salarial, convocação dos mais de 4.000 concursados aprovados no ano passado, segurança nas escolas e repasse da verba de merendas. 

Chegando ao local não encontram o secretário de educação. Logo o comando de greve decidiu ocupar o lugar com objetivo de forçar um diálogo do secretário/prefeito com a categoria. 

Após quase 5 horas de ocupação, o local foi tampado de polícia militar (PM) e guarda civil metropolitana (GCM) e os professores foram encurralados dentro do prédio sem poderem ter auxílios de advogados do povo e nem de receberem mantimentos da comunidade externa. 

A guarda civil metropolitana invadiu o prédio de forma truculenta e autoritária, sabendo que ao menos tinham determinação judicial para desocupação, ferindo os professores e estudantes que estavam dentro e fora do prédio através de bombas de efeito moral, spray de pimenta e balas de borracha. 

Depois de já rendidos, as pessoas que estavam no prédio foram algemadas e torturadas fisicamente e psicologicamente, sendo que algumas foram diretamente parar no hospital por terem sofridos ferimentos graves no momento. 

Ao final, 9 pessoas foram levadas à delegacia e assinaram um termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) se comprometendo aparecer perante a justiça no mês que vem, além das pessoas que foram hospitalizadas. Mas todas estão livres e soltas, embora com sequelas. 

Na data de hoje, 27/04, foi puxado um ato simbólico em frente o lugar do massacre de ontem para denunciar a forma opressora da GCM além de encaminhar e protocolar os documentos na SME.

Companheiros/as, estamos passando por momentos de lutas em toda conjuntura internacional e no Brasil não é diferente. Temos que unificar as nossas reivindicações e parar o país na construção de uma GREVE GERAL que dará início amanhã, 28/04.

Nenhum direito a menos
Solidariedade aos companheiros de luta da Educação de Goiânia
Pela construção da GREVE GERAL

Sigamos na luta combatendo as atrocidades do ideário burguês!!!

--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MEEF NACIONAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário