[Profs Mat:8663] Perspectivas da Educação Matemática - Novo Número

Prezados(as) leitores(as),

Perspectivas da Educação Matemática (PEM) é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEduMat – UFMS) e acaba de publicar um novo número, incluindo a seção temática Foucault, Deleuze e Educação Matemática, organizada pelas professoras doutoras Sônia Clareto (UFJF) e Alexandrina Monteiro (Unicamp). Disponível em http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/issue/view/243
Convidamos vocês para acessarem a publicação e também para submeterem novos artigos.

Cordialmente,

Marcio Antonio da Silva e João Ricardo Viola dos Santos – editores da PEM

 

Artigos da Seção Temática – Foucault, Deleuze e Educação Matemática

Entre conjugações, rimas e atritos: educações matemáticas em encontros Foucault-Deleuze                                                                                                                                

Sônia Maria Clareto, Alexandrina Monteiro                                     

 

Foucault e Deleuze: provocações ao discurso da Educação Matemática                     

Claudia Glavam Duarte, Alice Stephanie Tapia Sartori                   

 

The Fabrication of Qualified Citizens: from the “Expert-Hand Worker” to the “Scientific Minded”                                                                                                      

Melissa Andrade-Molina                                                                    

 

A ordem do discurso da matemática escolar e jogos de linguagem de outras formas de vida                                                                                                                                

Gelsa Knijnik                                                                                      

 

 

A Tomada de Decisão: tensionamentos de uma instrução dada pela matemática financeira dos livros didáticos de matemática do ensino médio                        

Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel, Marcio Antonio da Silva          

 

Currículo-Texto-Discurso-Documento-Espaço-Território                                           

Júlio César Gomes de Oliveira, Deise Maria Xavier de Barros Souza          

 

O Aprender em Múltiplas Dimensões                                                                         

Silvio Gallo                                                                                        

 

A Constituição de um Plano de Intensidades: aprender e matemática e diferença e escrita-avalanche e...                                                                                           

Diego Matos Gondim, Roger Miarka                                                

 

A de Aula                                                                                                                       

Ricardo de Oliveira Mendes                                                              

 

Numa medianera da educação matemática: tramar com formação de professores e professoras                                                                                                                      

Margareth Ap. Sacramento Rotondo, Giovani Cammarota              

 

In-fante e Profanação do Dispositivo da Aprendizagem Matemática                      

Claudia Regina Flores                                                                       

 

Devir-Criança da Matemática em Experiências Infantis Imagéticas                       

Bianca Santos Chisté, César Donizetti Pereira Leite                        

 

Escola, Matemática e Disciplinamento: uma análise sobre desenhos infantis         

Fernanda Wanderer, Fernanda Longo                                              

 

Docência em Matemática e o Paradoxo das Múltiplas Identidades: contribuições da filosofia deleuziana                                                                                                       

Suelen Assunção Santos, Samuel Edmundo Lopez Bello                   

 

Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos                                                                                                    

Filipe Santos Fernandes, Rosilda dos Santos Morais                       

 

 

A Prática Discursiva das Altas Habilidades e o Imperativo da Inclusão na Educação Neoliberal Contemporânea                                                                              

Karin Ritter Jelinek                                                                            

 

Relações de Poder e Educação Matemática: do poder disciplinar à possibilidade de resistências                                                                                                                      

Marcos Aurelio Zanlorenzi                                                                

 

 

Artigos Regulares

Análise das manifestações e influências de um Contrato Didático em uma aula de correções de exercícios sobre as Classes do Sistema de Numeração Decimal        

Juliana Pires Silva, Daiana Zanelato dos Anjos                               

 

Uma Reflexão sobre o Uso da Escrita em Narrativa na Formação Inicial de Estudantes de Pedagogia para Ensinar Matemática                                                  

Adriana Ofretorio de Oliveira Martin Martinez, Anna Regina Lanner de Moura     

 

Da Escola Normal ao ICLC: formação de professores (de matemática) em Cuiabá 

Bruna Camila Both, Ivete Maria Baraldi                                          

 

A Imaginação e a Intuição na Dinâmica do Conhecimento Matemático: subsídios para uma pesquisa epistemológica e pedagógica                                                                 

Lucimar Donizete Gusmão, Valdeni Soliani Franco, José Carlos Cifuentes 

 

Livro Didático e Apropriação de Conceitos Algébricos: uma análise na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural                                                                                                   

Juciane Teixeira Silva, Marilene Ribeiro Resende                            

 

Análise Praxeológica de Funções Trigonométricas em um Livro Didático do Ensino Médio                                                                                                                      

Helder Lima Silva, Afonso Henriques, Rogério Pedro Fernandes Serôdio     

--
Para respostas muito específicas, por favor responda diretamente ao autor.
 
Para membros postarem neste Grupo: profmat@googlegroups.com
 
Para convidar novos membros e ver as contribuições deste Grupo: http://professoresdematematica.com.br
 
Nosso Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/profsmat/
 
Para receber um e-mail diário com o resumo das mensagens do dia, envie um e-mail para leo.akio@yahoo.com.br
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Professores de Matemática" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para profmat+unsubscribe@googlegroups.com.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário