Re: [MEEF] I CONEEF em Goiânia-GO

Companheiros e companheiras do MEEF.

Primeiro ressalto a importância das mobilizações estudantis, porém, coloco a necessidade de compreendermos hoje quais são os enfrentamos necessários à serem feitos, quem são nossos reais inimigos e nos colocarmos a pensar sobre em que lado da trincheira caminhamos. Ao meu ver, no mesmo, porém com algumas divergências em algumas análises.


Primeiro é importante colocar nesta resposta, que as sedes dos CONEEFs foram pensadas tendo em vista a ordem de prioridades de escolas que se dispuseram a construir o ENEEF. UNB (Brasilia) e na sequencia, UFRGS (Porto Alegre). Gostaria de lembrar ainda que, UNB não sentia segurança e não saberia se tinha condições de levar o encontro, então, Porto Alegre se dispôs (depois de ter levado o encontro há dois anos atrás) a garantir caso NINGUÉM mais quisesse, considerando que, não poderíamos deixar sem sede nosso principal espaço de debates, deliberações e formação do MEEF. Eu mesma contatei a Marta da UNB pelo facebook motivando e incentivando a construção do ENEEF nesta escola.


Em segundo lugar, gostaria que os e as companheiras fizessem uma correção. Não foi demanda da R6 trazer o I CONEEF para a sede do encontro, e sim da PRÓPRIA ESCOLA (UFRGS) que, diante da construção de um encontro com tamanha amplitude sentiu a mesma necessidade que a UFG vem colocando, de FORTALECER A SUA BASE, porém ainda com a perspectiva de consolidação da comissão organizadora do ENEEF. Portanto, corrijam esta análise, a R6 não quer centralizar nada. Minha escola, UFSC, que há muito tempo constrói o MEEF, não trouxe essa demanda, por exemplo.


Terceira colocação. Me incomoda MUITO o argumento de "desrespeito" a plenária final do ENEEF e a coletividade de estudantes que compuseram esta, por querer mudar a sede do I CONEEF. Afinal, tivemos uma reunião online pra debater sobre isso e a própria UFG propôs que mudássemos a sede do II CONEEF (que seria no Pará) para a UFRGS (sede do ENEEF), só depois que problematizei como mudar a sede do II CONEEF não era também atropelar a plenária final, é que um estudante da UFG propôs então que não fossem mudadas nenhuma das sedes, porém, ao final da reunião, na votação, este estudante nem colocou esta sua proposta. O encaminhamento de votação era pela mudança do I CONEEF ou II CONEEF para a UFRGS, EU É QUE PERGUNTEI SE NÃO IRÍAMOS VOTAR ENTÃO POR NENHUMA MUDANÇA, porque acredito que precisamos de fato sermos coerentes com nossos encaminhamentos.

PORTANTO, OS CAMARADAS DA UFG PROPUSERAM SIM A MUDANÇA DO II CONEEF e agora estão argumentando que pensar em mudar a sede do I CONEEF por uma demanda real não é atropelar a plenária final do MEEF.. complicado.


Quarto.. o interesse em descentralizar a construção do ENEEF passa também por assumir tamanha tarefa de levar o encontro. A UFRGS não queria levar este espaço, só se colocou pra GARANTIR QUE ACONTECESSE. E precisamos considerar MUITO esta atitude dos e das camaradas, já que só fazem dois anos que levaram um encontro e já vão ter que TRABALHAR MUITO PRA LEVAR ESTE OUTRO.

Se descentralizar é importante, porque então a UFG não levou? porque este enfrentamento, com arte e abaixo assinado não foi feito para a gestão de direção do Centro de Educação Física da UFG que não quer deixar o encontro ser levado para aí por causa do CONBRACE, sendo que nada temos a ver com sua organização, muito pelo contrário. 

Eu particularmente, gostaria MUITO de um ENEEF aí.


Quinto.. a demanda de a sede do ENEEF levar o I CONEEF é extremamente justa. Tendo em vista que ao longo da história do MEEF 1: a maioria de nossos I CONEEFs são na sede ou próximas a sede tendo em vista a necessidade de fortalecer a base que constrói o encontro. Sabemos como pensar toda a construção política de um encontro diferencia a incorporação de tarefas braçais, como a construção da estrutura física. A sede por ter todo o trabalho estrutural, tem sim prioridade no recebimento do I CONEEF pra consolidar sua comissão organizadora. Se a UFRGS fosse se organizar pra fazer um movimento, com certeza também traria abaixo assinado e muito mais argumentos de pessoas que vão colocar a mão na massa pra receber o ENEEF.



Nossa revolta tem que ser canalizada hoje pros nossos reais inimigos, pras reformas que retiram a perspectiva de vida dos e das trabalhadoras e da nossa juventude e não de quem expõe uma demanda sincera e real para construir o nosso principal espaço que nos mune pra enfrentar a conjuntura de retiradas de direitos.


Acho que agora, nem temos mais tempo suficiente para mudar a sede do I CONEEF.. só queria colocar tais reflexões porque acredito que tem uma análise bastante equivocada sobre centralização.


abraços, seguimos, perspectivando a vitória apenas se estivermos juntos, fragmentados não será possível.









Marina Neves Felippe
Educação Física/UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)
Centro Acadêmico de Educação Física/gestão 2016-2017 Nenhum passo atrás!
Coordenadora Nacional ExNEEF (Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física)/Gestão 2016-2017
Bolsista PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência)
Coletivo Alicerce

"Há tempos de resistir e tempos de explodir, há tempos de criar asas e romper as cascas"
                                                                                                                             Mauro Iasi 
                                                                                                                                                                                                               



De: meef-nacional@googlegroups.com <meef-nacional@googlegroups.com> em nome de Thiago Mendonça <thiagoadmn@gmail.com>
Enviado: domingo, 16 de julho de 2017 00:24:33
Para: meef-nacional@googlegroups.com
Assunto: [MEEF] I CONEEF em Goiânia-GO
 

No último Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física (ENEEF), em sua plenária final, foi deliberado que a realização do I CoNEEF (Conselho Nacional de Entidades de Educação Física) será em Goiânia-GO. Porém, a R6, durante o planejamento nacional,  da Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física (ExNEEF), afirmou que queriam sediar este evento, o local era propicio para o debate porém este não aconteceu. No dia 09/07/2017, com o ENEEF batendo as portas, a sede do eneef resolve realmemte se manifestar a respeito, durante uma reunião proposta por essa mesma regional, para mudar algo que foi decidido em plenária final, a sede do I CONEEF de 2017.

Pensam em mudar uma decisão tomada por ampla maioria dos estudantes na plenária final do ENEEF 2016, EM UMA REUNIÃO ONLINE! Sabendo disso, a estudantada da R5 se revolta, com razão e diz: "MEEF precisa ter coerência por aquilo que luta! Pela descentralização da construção no ENEEF, pela força da R5, não iremos nos calar! Queremos o I CONEEF em goiânia!".
As e os estudantes estão fazendo um "abaixo assimado" e uma campanha no facebook. Vale a pena ressaltar que, esse movimento foi de livre iniciativa das e dos estudantes da R5, sem incentivo das e dos coordenadores dessa regional, portanto, um grito popular que o MEEF e a ExNEEF não podem ignorar, e nem deixar de atender! HASTA LA VICTÓRIA CAMARADAS!

Segue abaixo link da petição popular:

https://peticaopopular.com.br/view.aspx?pi=BR82795

Segue anexa, arte feita pelo camarada Fábio (Dez), estudante da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás (ESEFFEGO) da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MEEF NACIONAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário