Re: [MEEF] I CONEEF em Goiânia-GO

Boa tarde á todas/dos as/os camaradas! Bom, primeiramente, gostaria de dizer que estou feliz com esse debate. Sim! Feliz! Afinal, como afirma Bachelard: "A verdade é filha da discussão, e não da simpatia". Gostaria de ressaltar também que, se eu estivesse cara a cara com vocês, exporia tudo o que está escrito aqui, da maneira mais calma possível. Portanto, espero que interpretem esse texto, também dessa forma. Por vezes, a escrita causa interpretações equívocadas. 

O que me deixa triste, e penso que não só eu, é a forma como nos portamos nessa discussão. Digo isso começando por mim camaradas! Meu intuito, nessa resposta, é fazer uma auto-crítica, e expor mais algumas coisas a respeito do que vem sendo debatido. Reconheço que me portei de  forma desrespeitosa em alguns momentos, tanto na reunião, quanto na postagem do primeiro email, e posso ter errado, quando disse que, quem fez o pedido de mudança da sede do I CONEEF foi a R6. Fiz essa análise, pelo fato de uma das escolas da R6, a única presente na reunião além da UFRGS, também defenderem a proposta na reunião online.

Penso também que, nós, coordenadores da R5, poderiamos ter mediado de melhor maneira, o pedido da nossa base de estudantes, de fazer uma campanha para garantir o I CONEEF aqui em Goiânia-GO.

A respeito do ENEEF em GYN camaradas, este não acontecerá aqui esse ano, não somente pelo fato de o CONBRACE acontecer aqui, mas, principalmente, por não termos pessoas suficientemente dispostas, para encararem a organização de um ENEEF.
O ENEEF em Goiânia-GO é um desejo nosso também, o realizaremos quando tivermos as mínimas condições objetivas e materiais de fazê-lo.

Durante a Reunião online, realmente cogitamos em concordar que o II CONEEF fosse na UFRGS, mas, depois da análise da Ina, fizemos auto-crítica, não na reunião, mas, entre nós, e decidimos por votar, na proposta que mantivesse a deliberação da plenária final do último ENEEF. Eu só não coloquei essa proposta em votação, pois vi que o Gustavão já havia colocado.

Enfim camaradas, sem mais delongas, já me posicionei a respeito deste debate, e a minha posição continua a mesma, só volto atrás, nas formas como me portei. E sim, sabemos quem é nosso real inimigo, e espero que a partir de agora, possamos resolver essa "treta" da melhor forma possível, sem perder a camaradagem e a unidade, afinal, o uma das coisas que mais nos exige a atual conjuntura, é a unidade na luta, que será construida também pelo debate.

Enfim, onde quer que seja realizado o I CONEEF, a R5 se esforçará para construi-lo, em coletivo com todas as regionais. No ENEEF, nos esforçaremos para levar o máximo de estudantes, não apenas para preencher os espaços do encontro, mas, para qualificar, juntamente com as e os estudantes de EF de todo o país, os nossos debates. Além disso, ajudaremos as/os camaradas da UFRGS no que for preciso. 

Aprendemos com a história, eu errei, porém, me esforçarei para não errar novamente. Peço desculpas se ofendi alguém. E se ofendi, e esta, ou este alguém, quiser se manifestar, estou disposto a resolver todos os mals entendidos, para que possamos manter a harmonia entre nós, e, juntarmos forças para combatermos nosso inimigo em comum.

E espero de todo o coração galera, que essa atitude não seja interpretada como oportunismo, não quero me promover aqui, só quero resolver, junto com vocês,  tudo isso, da melhor forma possível. Pois, o futuro dessa Executiva, e das e dos estudantes que à constroem e irão construí-la, depende disso.

Isso é tudo pessoal!


Em 17/07/2017 15:49, "Raphael Moura" <raphalmoura@gmail.com> escreveu:
Boa tarde camaradas

Queria colocar meu ponto de vista sobre o que está sendo debatido aqui, com total respeito a todos os/as camaradas que constroem essa Executiva. Esse é o meu ponto de vista, não debatemos ainda, enquanto R5, o questionamento levantado pela base da R5.

De início, retomo o que os/as camaradas colocam sobre entender quem é nosso real inimigo. Em tempos de destruição de direitos da classe que trabalha é essencial termos em mente que o inimigo é a classe que nos explora, não as regionais da Executiva. Porem, não entendo o posicionamento da base, explicito no e-mail acima, seja uma declaração de guerra entre regionais. Pelo contrário, entendo o posicionamento de uma galera que pretende construir esse espaço da maneira mais democrática possível. 

1) Assim, posso ressaltar pontos que talvez não foram entendidos por todos/as. A iniciativa da mobilização da R5 foi, como disseram nos e-mails anteriores, da base das escolas que compõem nossa regional. Quando falo em base, estou falando de estudantes da UFG Goiânia, UFG Catalão e ESEFFEGO - UEG e principalmente estudantes da UNB. Não tivemos tempo de repassar o debate que foi feito com a CN para base pelas condições concretas. Todas as escolas estão de férias, o que torna impossível disseminar o debate na base com o tempo entre a última reunião e a iniciativa dos/as estudantes, que gerou o e-mail, a arte e a petição pública debatida aqui.

O debate que a R5 tem feito desde quando entrei no MEEF é que os principais espaços de decisão sobre a construção de ENEEF tem sido organizados em algumas Regionais, com defesas variadas: em um momento, no ENEEF POA, por exemplo, foi deliberado que o 1 CONEEF acontecesse no Rio de Janeiro, mesmo a sede do próximo ENEEF sendo na UEPA/PA, e por consenso, como consta na relatoria. Assim, mesmo sendo de costume o 1 CONEEF ser na sede do ENEEF, é comum que aconteça em outra escola, seja pela justificativa que for. A do Rio, se não me engano, foi pela facilidade de mobilização para chegar no Rio.

Isso faz com que o eixo de debate seja tocado pelas mesmas escolas e regionais, pois, como se sabe, as decisões são tomadas por votação. Eu entendo que tal mobilização das bases da R5 aconteceu não apenas pela suposta mudança de local do 1 CONEEF desse ano, mas por todo debate que temos feito sobre os ENEEF seguirem a mesma tradição e formatação dos debates e organização.

2) Quando a UFG se jogou pra levar o 1 CONEEF, não fizemos por não termos decidido qual escola levaria o ENEEF. Estávamos convictos de que queríamos esse espaço, independente de onde fosse a sede do ENEEF, com base nos debates que temos feito sobre a aproximação das escolas da R5  do debate que temos feito sobre todos os pontos de defesa da ExNEEF: formação, Universidade e educação etc.

3) A UFG não quis levar o ENEEF, de fato. Mas isso não se deu por estarmos sediando o CONBRACE. Na verdade o fato do CONBRACE ser na UFG não teve quase nenhum peso para não levarmos o encontro. Não levamos porque, nesse momento seria um encontro desastroso por dois principais motivos: a) a direção da unidade se colocou, ainda no começo do ano passado, contrários a sediarmos o encontro. Isso não significa que "arregamos", mas que, em articulação com o próximo motivo, a própria base da sede, principalmente a que formaria a comissão organizadora, ficaria alheia às discussões por conta da grande quantidade de tarefas e os poucos estudantes que estão, de fato, envolvidos no ME. Mesmo pensando num grande trabalho de base; b) a regional 5 estava (e ainda está) passando por uma momento em que pouquíssimos estudantes - pensando a regional toda - estão efetivamente participando da construção da regional. A UEG naquele momento não tinha contato conosco.

A R5 entende que a construção do ENEEF, ou de qualquer outro espaço do MEEF, deve ser uma espaço de formação para todos que participam do encontro. Essa avaliação foi feita durante e depois do EREEF GYN, em 2015. Naquela ocasião, mesmo com uma grande comissão organizadora, percebemos que o debate chegou em poucos militantes, o que fez com que muitos se afastassem. Por isso não sediaremos o ENEEF 2017.

4) Sobre a mudança de local do 1 CONEEF, estou com os camaradas que se posicionaram contra. Primeiro porque é uma decisão de plenária final, espaço soberano de deliberação do ENEEF. Depois, isso só poderia ser permitido se a escola sede, no caso a UFG Gyn, afirmasse não poder sediar tal espaço. Acho extremamente pertinente as discussões feitas em nossa última reunião, mas nós estamos dispostos a sediar esse espaço.

Sobre o camarada de Gyn ter proposto a mudança do 2 CONEEF, concordo muito que isso foi uma incoerência, pois se trata, de fato, de atropelarmos uma decisão de Plenária Final de ENEEF. Da mesma forma que seria se mudarmos o local do 1 CONEEF.

5) Se pretendemos construir um espaço democrático, com imensa participação e ampliação dos espaços, sugiro que ouçamos o que a base reivindica. Pois não se trata, simplesmente da base da Regional 5 da ExNEEF. Estamos falando da base do MEEF. Foi essa base que, tendo a vista a possibilidade de anulação da concretização de uma debate que temos feito a muito tempo, se levantou pra questionar, portanto devem ser ouvidos.

A R5 vai debater isso muito intensamente em reunião, com vistas a contribuir realizar uma auto-crítica, para entender o que não fizemos e o que fizemos para chegar nesse ponto. Espero que possamos resolver essas questões da maneira mais democrática possível para que assim, possamos construir um MEEF combativo. 

Há-Braços Camaradas ! 



Raphael de Lima Moura
Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD/UFG
Coordenador da ExNEEF - Regional V
Diretório Acadêmico 26 de Outubro - Outros Outubros Virão !

Instrui-vos porque teremos necessidade de toda vossa inteligência.
Agitai-vos porque teremos necessidade de todo vosso entusiasmo.
Organizai-vos porque teremos necessidade de toda vossa força.

     Antônio Gramsci 

Em 17 de julho de 2017 09:39, Rafael cazzetta <rafacazzetta@hotmail.com> escreveu:
Eai galeraaa! Vamos acertar em quem é o nosso inimigo. Estamos batalhando e travando muitas disputas aqui em porto alegre para garantir o eneef. Esperamos vcs em outubro.

Beijos

Rafael Cazzetta 

Em 16 de jul de 2017 5:47 PM, Gustavo Alves <gustavoalves_es@hotmail.com> escreveu:

Camaradas,


Total acordo com a íntegra da análise e exposição feita por Ina, é pra ser lido com muita atenção e sensibilidade. Parabéns pela exposição, compa.


E a necessidade de correção das análises feitas é emergente e urgente! 


saudações de luta,


_______________________
Gustavo Alves

Professor de Educação Física 
Diretor Técnico - VVila - Assessoria Esportiva - CREF 008528-G/ES
Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física - ExNEEF - http://exneefmeef.wixsite.com/exneef
Coordenador Nacional - gestão 2016/2017
(27) 995049006

"O futuro, não virá por si só, se não tomarmos medidas"
V. Maiakóvski



De: meef-nacional@googlegroups.com <meef-nacional@googlegroups.com> em nome de Marina Neves Felippe <marinanevesfelippe@hotmail.com>
Enviado: domingo, 16 de julho de 2017 13:50
Para: meef-nacional@googlegroups.com
Assunto: Re: [MEEF] I CONEEF em Goiânia-GO
 

Companheiros e companheiras do MEEF.

Primeiro ressalto a importância das mobilizações estudantis, porém, coloco a necessidade de compreendermos hoje quais são os enfrentamos necessários à serem feitos, quem são nossos reais inimigos e nos colocarmos a pensar sobre em que lado da trincheira caminhamos. Ao meu ver, no mesmo, porém com algumas divergências em algumas análises.


Primeiro é importante colocar nesta resposta, que as sedes dos CONEEFs foram pensadas tendo em vista a ordem de prioridades de escolas que se dispuseram a construir o ENEEF. UNB (Brasilia) e na sequencia, UFRGS (Porto Alegre). Gostaria de lembrar ainda que, UNB não sentia segurança e não saberia se tinha condições de levar o encontro, então, Porto Alegre se dispôs (depois de ter levado o encontro há dois anos atrás) a garantir caso NINGUÉM mais quisesse, considerando que, não poderíamos deixar sem sede nosso principal espaço de debates, deliberações e formação do MEEF. Eu mesma contatei a Marta da UNB pelo facebook motivando e incentivando a construção do ENEEF nesta escola.


Em segundo lugar, gostaria que os e as companheiras fizessem uma correção. Não foi demanda da R6 trazer o I CONEEF para a sede do encontro, e sim da PRÓPRIA ESCOLA (UFRGS) que, diante da construção de um encontro com tamanha amplitude sentiu a mesma necessidade que a UFG vem colocando, de FORTALECER A SUA BASE, porém ainda com a perspectiva de consolidação da comissão organizadora do ENEEF. Portanto, corrijam esta análise, a R6 não quer centralizar nada. Minha escola, UFSC, que há muito tempo constrói o MEEF, não trouxe essa demanda, por exemplo.


Terceira colocação. Me incomoda MUITO o argumento de "desrespeito" a plenária final do ENEEF e a coletividade de estudantes que compuseram esta, por querer mudar a sede do I CONEEF. Afinal, tivemos uma reunião online pra debater sobre isso e a própria UFG propôs que mudássemos a sede do II CONEEF (que seria no Pará) para a UFRGS (sede do ENEEF), só depois que problematizei como mudar a sede do II CONEEF não era também atropelar a plenária final, é que um estudante da UFG propôs então que não fossem mudadas nenhuma das sedes, porém, ao final da reunião, na votação, este estudante nem colocou esta sua proposta. O encaminhamento de votação era pela mudança do I CONEEF ou II CONEEF para a UFRGS, EU É QUE PERGUNTEI SE NÃO IRÍAMOS VOTAR ENTÃO POR NENHUMA MUDANÇA, porque acredito que precisamos de fato sermos coerentes com nossos encaminhamentos.

PORTANTO, OS CAMARADAS DA UFG PROPUSERAM SIM A MUDANÇA DO II CONEEF e agora estão argumentando que pensar em mudar a sede do I CONEEF por uma demanda real não é atropelar a plenária final do MEEF.. complicado.


Quarto.. o interesse em descentralizar a construção do ENEEF passa também por assumir tamanha tarefa de levar o encontro. A UFRGS não queria levar este espaço, só se colocou pra GARANTIR QUE ACONTECESSE. E precisamos considerar MUITO esta atitude dos e das camaradas, já que só fazem dois anos que levaram um encontro e já vão ter que TRABALHAR MUITO PRA LEVAR ESTE OUTRO.

Se descentralizar é importante, porque então a UFG não levou? porque este enfrentamento, com arte e abaixo assinado não foi feito para a gestão de direção do Centro de Educação Física da UFG que não quer deixar o encontro ser levado para aí por causa do CONBRACE, sendo que nada temos a ver com sua organização, muito pelo contrário. 

Eu particularmente, gostaria MUITO de um ENEEF aí. 


Quinto.. a demanda de a sede do ENEEF levar o I CONEEF é extremamente justa. Tendo em vista que ao longo da história do MEEF 1: a maioria de nossos I CONEEFs são na sede ou próximas a sede tendo em vista a necessidade de fortalecer a base que constrói o encontro. Sabemos como pensar toda a construção política de um encontro diferencia a incorporação de tarefas braçais, como a construção da estrutura física. A sede por ter todo o trabalho estrutural, tem sim prioridade no recebimento do I CONEEF pra consolidar sua comissão organizadora. Se a UFRGS fosse se organizar pra fazer um movimento, com certeza também traria abaixo assinado e muito mais argumentos de pessoas que vão colocar a mão na massa pra receber o ENEEF.



Nossa revolta tem que ser canalizada hoje pros nossos reais inimigos, pras reformas que retiram a perspectiva de vida dos e das trabalhadoras e da nossa juventude e não de quem expõe uma demanda sincera e real para construir o nosso principal espaço que nos mune pra enfrentar a conjuntura de retiradas de direitos. 

Acho que agora, nem temos mais tempo suficiente para mudar a sede do I CONEEF.. só queria colocar tais reflexões porque acredito que tem uma análise bastante equivocada sobre centralização.


abraços, seguimos, perspectivando a vitória apenas se estivermos juntos, fragmentados não será possível.









Marina Neves Felippe
Educação Física/UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)
Centro Acadêmico de Educação Física/gestão 2016-2017 Nenhum passo atrás!
Coordenadora Nacional ExNEEF (Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física)/Gestão 2016-2017
Bolsista PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência)
Coletivo Alicerce

"Há tempos de resistir e tempos de explodir, há tempos de criar asas e romper as cascas"
                                                                                                                             Mauro Iasi 
                                                                                                                                                                                                               



De: meef-nacional@googlegroups.com <meef-nacional@googlegroups.com> em nome de Thiago Mendonça <thiagoadmn@gmail.com>
Enviado: domingo, 16 de julho de 2017 00:24:33
Para: meef-nacional@googlegroups.com
Assunto: [MEEF] I CONEEF em Goiânia-GO
 

No último Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física (ENEEF), em sua plenária final, foi deliberado que a realização do I CoNEEF (Conselho Nacional de Entidades de Educação Física) será em Goiânia-GO. Porém, a R6, durante o planejamento nacional,  da Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física (ExNEEF), afirmou que queriam sediar este evento, o local era propicio para o debate porém este não aconteceu. No dia 09/07/2017, com o ENEEF batendo as portas, a sede do eneef resolve realmemte se manifestar a respeito, durante uma reunião proposta por essa mesma regional, para mudar algo que foi decidido em plenária final, a sede do I CONEEF de 2017.

Pensam em mudar uma decisão tomada por ampla maioria dos estudantes na plenária final do ENEEF 2016, EM UMA REUNIÃO ONLINE! Sabendo disso, a estudantada da R5 se revolta, com razão e diz: "MEEF precisa ter coerência por aquilo que luta! Pela descentralização da construção no ENEEF, pela força da R5, não iremos nos calar! Queremos o I CONEEF em goiânia!".
As e os estudantes estão fazendo um "abaixo assimado" e uma campanha no facebook. Vale a pena ressaltar que, esse movimento foi de livre iniciativa das e dos estudantes da R5, sem incentivo das e dos coordenadores dessa regional, portanto, um grito popular que o MEEF e a ExNEEF não podem ignorar, e nem deixar de atender! HASTA LA VICTÓRIA CAMARADAS!

Segue abaixo link da petição popular:

https://peticaopopular.com.br/view.aspx?pi=BR82795

Segue anexa, arte feita pelo camarada Fábio (Dez), estudante da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás (ESEFFEGO) da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MEEF NACIONAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MEEF NACIONAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MEEF NACIONAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MEEF NACIONAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MEEF NACIONAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MEEF NACIONAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário