Re: {ListaRepea} BNCC e a Educação Ambiental

Olá Zysman, desejo boa participação. Quanto a ir formatando um texto geral: acho ótimo e é nisso que estou apostando. 
Quanto a um texto da REPEA, penso que ele precisaria ser pelo menos conhecido por parte dos repeanos antes de ser encaminhado. Entendo a urgência, mas fico preocupado tanto com os procedimentos enquanto rede como no risco de manifestações equivocadas.


Em 25 de ago de 2017 9:59 AM, "Zysman Neiman" <zneiman@gmail.com> escreveu:
Antonio Vitor, 

Estou aqui e preparei uma fala de 3 minutos. 
É pouco para tudo que é preciso dizer. 
Protocolei um pequeno documento de 4 páginas que pude preparar ontem, em nome da REPEA. 
Envio para todos assim que possível. 
Temos até o dia 11 de setembro para entregar um documento mais robusto em nome da REBEA .
Vamos juntar tudo que estamos escrevendo e protocolar na audiência de Brasília. 
Sou a inscrição número um do "público geral". Minha fala será só o começo desta epopeia até dia 11/09.

Abs,

Zysman Neiman 

Em 25 de ago de 2017 09:27, "Antonio Vitor Rosa" <avitor@usp.br> escreveu:

Prezados e prezadas

Neste momento está ocorrendo uma Audiência Pública sobre a Base Comum Curricular Nacional que pode ser acompanhada pelo seguinte link:  https://www.youtube.com/watch?v=owlb3YtFl4Q


    Em uma leitura rápida constata-se vários problemas que podem ser assim expressos: 

     Especificamente no que diz respeito à Educação  Ambiental os problemas da atual versão (3ª) parecem ter origem em um equivocado, limitado e ultrapassado entendimento desta como um mero "Tema Contemporâneo"  ("preservação do meio ambiente") igualando-a a assuntos importantes mas de natureza, abrangência e abordagem muito distintas tais como "transito", "educação alimentar e nutricional", "educação financeira e fiscal" e outros (p.13-14). 

       Os equívocos e insuficiência com relação à Educação Ambiental ficam patentes quando se analisa as "Competências Gerais da Base Comum Curricular Nacional" (p.18-19) em especial os itens 7 e 10: a justaposição desencontrada de termos e ideias pouco contribuem para qualificar os processos educativos envolvendo Educação Ambiental e também, no caso os Direitos Humanos.  Como tais "competências gerais" balizam o documento/proposta como um todo os problemas se generalizam. 

      Assim constata-se como fora da realidade a afirmativa da página 14 que diz:

"Na BNCC, essas temáticas são contempladas em habilidades de todos os componentes curriculares, ..."

      Sendo que no mesmo parágrafo o texto abre caminho para que tais temas sejam simplesmente ignorados ao dizer: "cabendo aos sistemas de ensino e escolas, de acordo com suas possibilidades e especificidades, tratá-la de forma contextualizada." (Grifo nosso para destacar a brecha para não se abordar esses campos de saberes e valores que o documento chama de "temas contemporâneos").

        Em síntese e de modo ainda preliminar podemos dizer que esta 3ª versão exige uma ampla revisão para incorporar de modo qualificado a Educação Ambiental, os Direitos Humanos, as Diversidades Sócio-culturais e demais assuntos que extrapolam as "gavetas" disciplinares.



       Zysman e demais colegas da REPEA que eventualmente estejam participando da audiência: creio que é interessante apontarmos o nosso descontamento em função da enorme insuficiência e deficiência da BNCC em relação à EA.     Parece-me interessante protocolar junto aos organizadores da Audiência algum manifestação nossa , mas também é interessante construir um documento mais robusto e qualificado e envia-lo pelos canais já previsto nesta fase. Mas na verdade o maior problema deste processo e que precisa ser denunciado é que há uma falsa participação pois as sugestões não estão sendo incorporadas como se constata ao observar tudo que foi apresentado tanto para a primeira como para a segunda versão. Obs.: sobre esta falsa participação é possível redigir um texto apontando vários equívocos . 


Por fim caso queiram aproveitar, eu fiz uma revisão naquele texto que o Guerra nos enviou e que se tornar parágrafos iniciais em uma eventual manifestação:

      Nós educadores e educadoras ambientais reunidos em diversas redes de recorte territorial e/ou temáticos, entre elas a REPEA - Rede Paulista de Educação Ambiental - manifestamos nossa desaprovação à atual versão da Base Nacional Comum Curricular. Além dos diversos problemas apontados por inúmeras entidades nacionais e especialistas que não reconhecem a versão da base como se apresenta e que ameaça a autonomia e a atuação dos sistemas de ensino, das escolas e dos educadores do país.  

       Junto com as entidades que congregam profissionais e especialistas tais como a ANPEd, a ANFOPE e tantas outras que não reconhecem a legitimidade do processo de elaboração do texto e dos processos de consultas pública, nós educadores e educadoras ambientais reivindicamos de modo veemente que se estabeleça um processo mais democrático e qualificado de discussões elaboração de um documento digno da sua relevância, impacto e abrangência, que no mínimo leve em consideração as metas do Plano Nacional de Educação, e não contrarie princípios e conceitos expressos nas diferentes Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovadas pelo próprio Conselho Nacional  de Educação.

Saudações


Dr. Antonio Vitor Rosa - educador
Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador - LAIFE
Dpto. de Educação, Informação e Comunicação - DEDIC
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP
Universidade de São Paulo - USP

--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista atualmente é cuidada por Edna Costa.
 
Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
ednacosta@gmail.com ou raphael@5elementos.org.br
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
listarepea@googlegroups.com
 
Para mais opções e configurações, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "ListaRepea" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to listarepea+unsubscribe@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista atualmente é cuidada por Edna Costa.
 
Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
ednacosta@gmail.com ou raphael@5elementos.org.br
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
listarepea@googlegroups.com
 
Para mais opções e configurações, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "ListaRepea" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to listarepea+unsubscribe@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista atualmente é cuidada por Edna Costa.
 
Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
ednacosta@gmail.com ou raphael@5elementos.org.br
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
listarepea@googlegroups.com
 
Para mais opções e configurações, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "ListaRepea" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to listarepea+unsubscribe@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário