Re: {ListaRepea} Re: [facilitacao_rebea] Re: [REBEA] Para Sorrentino. Base Nacional Curricular Comum -Audiencia

Zysman, o escrevemos a pedido do Mec e a princípio deve estar no site acompanhando uma versão anterior da Base.
destaque dele o que considerar útil, ou faça menção a ele se considerar oportuno.
Boa sorte. Vc nos representa!


Em 23 de ago de 2017 15:23, "Zysman Neiman" <zneiman@gmail.com> escreveu:
Prezado Marcos,

Tudo bem?
Sexta-feira estarei na audiência pública sobre a BNCC.
Seu texto com a Simone refere-se a versões anteriores (estão na terceira, e pioraram o que já era ruim).
Pergunto: esse texto foi entregue oficialmente ao CNE? Quer que eu o re-apresente (pode-se protocolar contribuições por escrito)? Ou será melhor apenas aproveitar o trecho mais genérico para reforçar o recado?

Abs,

Zysman Neiman

Em 19 de agosto de 2017 19:43, Marcos Sorrentino <sorrentino.ea@gmail.com> escreveu:
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: "Simone Portugal" <siportugal.51@gmail.com>
Data: 19 de ago de 2017 17:19
Assunto: Fwd: {ListaRepea} Re: [facilitacao_rebea] Re: [REBEA] Para Sorrentino. Base Nacional Curricular Comum -Audiencia
Para: "Marcos Sorrentino" <sorrentino.ea@gmail.com>
Cc:

Você recebeu esta mensagem? Porque eu recebi um email dizendo que não foi possível enviar para a REPEA. Pode encaminhar? 


Olá Zysman, boa noite!
Envio em anexo o parecer escrito por Marcos e eu sobre a BNCC, em fevereiro de 2016, a pedido do MEC, pois quem sabe pode trazer alguma contribuição ao documento que você está elaborando, abraços, Simone



Em 16 de agosto de 2017 07:05, Zysman Neiman <zneiman@gmail.com> escreveu:
Guerra,

Obrigado pela contribuição, mas infelizmente a audiência pública de Sampa é semana que vem. 
Preciso levar algo concreto nesse dia.
Conversando rapidamente com a Renata Maranhão ontem por Whatsapp, ela me disse que o órgão gestor está preparando algo para a audiência de Brasília, e que ela já iria tentar se inscrever representado junto ao MEC. 
O que podemos fazer é atacar em duas frentes: 1) eu leio na audiência de Sampa o texto que a REPEA preparou e mais as contribuições que conseguimos recolher até lá  (dia 26/08), protocolando o tudo e entregando propostas ao texto da BNCC por escrito; 2) A Renata, e quem mais conseguir se inscrever, levam a posição do órgão gestor e da malha da rebea com algo mais consistente, que seria preparado por todos até lá. 
O que acham? 
Eu me proponho a sistematizar tudo que chegar até 24 de agosto, lembrando que de fala terei apenas 3 minutos  (Se der tempo, isso depende do número de inscritos), mas por escrito posso protocolar algo maior.

Abs,

Zysman 

Em 16 de ago de 2017 06:46, "Antonio Fernando Silveira Guerra guerra@univali.br [facilitacao_rebea]" <facilitacao_rebea@yahoogrupos.com.br> escreveu:
 

Marcos, Antonio Vitor, Jacque, Renata


Importante essa nossa mobilização em relação a consulta da BNCC.


Eu sugeriria que a proposta inicial da REPEA, anunciada pelo Zysman e também outras, não fossem encaminhadas isoladamente, emas sim como um documento da rede das malhas da REBEA juntamente com o Comitê Assessor do Órgão Gestor, onde a REBEA, RUPEA são membros convidados.


Penso que assim daria muito mais legitimidade ao documento


Assistindo ontem ao vídeo de parte da consulta em Florianópolis eu elaborei um trecho com base no que ouvi, que é o seguinte e espero que contribua com essa tecitura do documento


Nós educadores e educadoras que por meio de redes da malha da REBEA e como representantes de escolas, universidades, entidades de classe, da sociedade civil e sindicatos de trabalhadores que constituem o Comitê Assessor do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental não vamos calar à imposição de uma Base Nacional Comum Curricular, até porque nossa luta nessa questão em defesa da Educação Pública conta com o apoio de entidades nacionais que não reconhecem a versão da base como se apresenta, afetando a Educação Infantil, a Educação Básica, excluindo o Ensino Médio do texto e ameaçando a autonomia dos sistemas de ensino, das escolas e dos educadores do país.  

Entidades de classe como a ANPED, UNDIME, ANFOPE e outras não reconhecem a legitimidade do processo de elaboração do texto, das versões e do processo de consulta pública, e nós educadores e educadoras fazemos coro exigindo que se estabeleça um processo mais democrático de discussões, que levem em consideração, por exemplo, as metas do Plano Nacional de Educação, que não contrariem princípios e conceitos expressos nas Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovadas pelo próprio Conselho Nacional, como manifestam documentos apresentados por essas entidades e pelo próprio Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, na audiência pública da BNCC em Florianópolis, no último dia 13 de agosto.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


Por último, quero lembrar que alguns de nós aqui citados tem o compromisso com a sistematização das contribuições e dos relatórios da Consulta Pública do PronEA, que deve estar pronta para daqui a um mês Fórum, por isso penso que pessoas como o Zysman e Vitor poderiam assumir com mais alguns colegas essa tarefa da elaboração do documento e compartilha-lo nas listas das redes.


Abraços e seguimos na luta


Prof. Dr Antonio Fernando S. Guerra

Universidade do Vale do Itajaí - Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - Itajaí - SC - Grupo de Pesquisa "Educação, Estudos Ambientais e Sociedade" - GEEAS -
Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental - www.reasul.org,br
Alianza de Redes Iberoamericanas de Universidades por la Sustentabilidad y el Ambiente (ARIUSA) - www.ariusa.net 
Fones: Itajaí-(47)33414712 - (47)991244925 (Vivo)

IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental
"Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos". http://ixfbea-ivecea.unifebe.edu.br/
Ter, 15 de Ago de 2017 8:37 pm . Enviado por:
 
Jacqueline e demais, segue uma cópia do parecer que fizemos em fevereiro do ano passado. 

Espero que ainda seja útil. 

Abraços, 
De: Jacqueline Guerreiro jacguerreiro@gmail.com [REBEA] 
Enviado: ‎terça-feira‎, ‎15‎ de ‎agosto‎ de ‎2017 ‎14‎:‎03 
Para: REBEA 


Oi Sorrentino. 



Tens razão...são tantas frentes,tantos ataques, somos ainda poucos... 


Tu pode mandar de novo esta contribuição que tu se referiu? 

Vou repassar aos grupos aqui do RJ como base para a discussão. 


Parabéns ao povo , principalmente Vitor que não deixa a bandeira cair. 


ABS. 


Jac 



Em 14 de ago de 2017 12:25 PM, "sorrentino.ea@gmail.com [REBEA]" <REBEA@yahoogrupos.com.br> escreveu: 



Companheiro Vitor, lhe agradeço por nos provocar a não abandonarmos essa frente de luta. São tantas, que a tendência que tenho detectado em muitos companheiras e companheiras é de perplexidade e inação (quase inanição). 

Vi, pelo link que você enviou, duas das três horas do período da manhã da audiência e a quase totalidade das falas de 3 minutos é metendo o pau na terceira versão da BNCC. A apresentação feita pela pessoa do MEC é ridícula e temo (de temer, mesmo) que o CNE esteja a serviço dessa farsa. 

Se as inscrições para Sampa encerraram-se com tanta rapidez temo que tenham destinado as vagas para gente deles, mas tenho esperança que técnicos do CNE e MEC tenham conseguido resguardar espaços para as organizações da sociedade que atuam de forma progressista no campo da educação. 

Elaborei, junto com Simone, uma crítica/sugestões para a primeira versão da Base, mas não consegui acompanhar os desdobramentos dela. 

Tentaremos nos apoderar dos diálogos atuais e contribuir na direção de estimular um posicionamento das Redes. 

Abraço, 
Em 14 de agosto de 2017 15:05, Renata Rozendo Maranhao
renata.maranhao@mma.gov.br [REBEA] <REBEA@yahoogrupos.com.br> escreveu:

>
>
> Caros educadores e educadoras,
>
>
>
> O Órgão Gestor está trabalhando em um documento de contribuição para a
> BNCC e a proposta é de encaminharmos as sugestões via
>
> CONAMA e CNRH. Para isso, estamos aproveitando essa oportunidade para
> retomar a Câmara Técnica de Educação Ambiental do CONAMA.
>
>
>
> Entendo que nossa maior contribuição é nos temas transversais onde aparece
> apenas “Preservação do Meio Ambiente†, conforme apresentado na página 13 do
> documento.
>
>
>
>
>
> *“Por fim, cabe aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas, em
> suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos
> currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos
> que afetam a vida humana em escala local, regional e global,
> preferencialmente de forma transversal e integradora. Entre esses temas,
> destacam-se: direitos das crianças e adolescentes (Lei nº8.069/199012),
> educação para o trânsito (Lei nº 9.503/199713), preservação do meio
> ambiente (Lei nº 9.795/199914), educação alimentar e nutricional (Lei nº
> 11.947/200915), processo de envelhecimento respeito e valorização do idoso
> (Lei nº 10.741/200316), educação em direitos humanos (Decreto nº
> 7.037/200917), bem como saúde, sexualidade, vida familiar e social,
> educação para o consumo, educação financeira e fiscal, trabalho, ciência e
> tecnologia e diversidade cultural (Resolução CNE/CEB nº 7/201018). Na BNCC,
> essas temáticas são contempladas em habilidades de todos os componentes
> curriculares, cabendo aos sistemas de ensino e escolas, de acordo com suas
> possibilidades e especificidades, tratá-la de forma contextualizada†.*
>
>
>
>
>
> Uma outra possiblidade é enviarmos contribuições também via Comitê
> Assessor.
>
>
>
> Sei que o prazo é curto, mas o ideal seria fazermos uma discussão nas
> redes para encaminharmos propostas com justificativas e proposições
> semelhantes para termos mais força na consulta.
>
>
>
>
>
> Abraços,
>
>
>
> Renata Maranhão
>
> Diretora
>
> Departamento de Educação Ambiental
>
> Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental
>
> Ministério do Meio Ambiente
>


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Enviado por: Antonio Fernando Silveira Guerra <guerra@univali.br>
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