Boa noite Repeanas e Repeanos
Encaminho novamente a mensagem referente a BNCC, agora com o histórico completo do posicionamento dos colegas Doroty, Guerra, Zysman, Vitor, Jacqueline, Rachel e Herman. No e-mail anterior só estavam as contribuições da lista da facilitação REBEA e não da lista REBEA.
Fiz um pequeno resumo dos e-mails que estão sendo trocados na lista dos facilitadores da REBEA, mas deixei o histórico todo para que possamos nos colocar a par dos diálogos que se iniciaram na semana passada.
A REBEA recebeu no dia 13 de outubro o seguinte e-mail da Diretora de EA do MMA, Renata Maranhão:
"Prezados integrantes do Comitê Assessor e da ReBEA,
Conforme encaminhado na reunião do Comitê Assessor, realizada durante o IX Fórum Brasileiro de EA, o Órgão Gestor, representado por Renata Maranhão e Felipe Felisbino, juntamente com um representante do Comitê Assessor, representado pelo Rogério Egewarth do ICMBio, realizaram uma reunião com a Câmara Técnica de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação para discutirmos a inserção da Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular - BNCC.
A reunião foi muito proveitosa e após relatarmos a fragilidade da temática ambiental na BNCC eles nos deram a oportunidade de apresentarmos uma proposta de texto para qualificarmos a temática ambiental na BNCC, sobretudo nos objetivos de aprendizagem, que assegurará a transversalidade da temática em todas as disciplinas.
Eles só tinham identificado 1 contribuição protocolada sobre o tema por meio das consultas públicas.
Temos até o dia 30 de outubro para apresentar a proposta ao Conselho.
Gostaria de contar com a contribuição de vocês nesse processo.
A proposta é que vocês nos envie sugestões de texto até o dia 26 de outubro para que possamos consolidá-las.
Assim que tivermos um documento mais estruturado, compartilho com todos.
Aproveito para informar que a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente teve a etapa nacional adiada para Junho, conforme moção de sugestão apresentada pela ReBEA".
Diante do texto acima, tivemos alguns questionamentos feitos na lista de e-mails da REBEA pertinentes a esse processo de envio de propostas de textos a serem inseridas na BNCC:
- O quanto de fato o CNE abriu a possibilidade OFICIAL de receber as propostas das Redes de EA? Estarão dispostos de fato a incorporar? qual o espaço real que temos? Pergunto pois não quero fazer um trabalho hercúleo agora para elaborar propostas apenas para "validar" um processo falso de "consulta à sociedade".
- É preciso ficar muito claro qual o espaço de dialogo, negociação e participação do coletivo das redes de EA brasileiras, para não corrermos o risco de legitimarmos um processo que já traz um vicio de origem, que é a CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO, que qualquer licenciando sabe, influencia diretamente nos objetivos e estratégias de aprendizagem.
- Não podemos continuar elaborando propostas, planos de ação e excelentes trabalhos para serem apenas "apresentados" aos "tomadores/as de decisão", não surtindo efeito na prática, principalmente no que diz respeito a deliberar sobre encaminhamentos e implementação de ações. Temos vivenciado esse tipo de situação em vários processos de "consulta", principalmente quando se destinam à sociedade civil.
- Apesar do tempo extremamente curto que está sendo imposto pelo CNE para respondermos, penso que precisamos discutir a questão no âmbito das nossas redes e mesmo na lista geral da REBEA.
- Estamos sendo convidados a sermos protagonistas ou apenas referendar um processo eivado de problemas apontados por vários coletivos e organizações educacionais?
É importante que nós aqui de São Paulo possamos dialogar sobre o assunto e desta forma tomar um posicionamento REPEA.
O que acham?
Minha opinião pessoal é que novamente estaríamos "contribuindo" apenas para tornar o processo de consulta pública "legítimo", podendo dizer que a sociedade participou, porém, com base em tudo que vem acontecendo, dos retrocessos que estamos passando não acredito que irão realmente incluir nossas propostas de textos. Deixando claro que é a minha opinião.
Precisamos agora elaborar algo da REPEA em conjunto para encaminhar o posicionamento oficial para a Facilitação Nacional.
As mensagens completas seguem abaixo.
Abraços
Patricia Martin Alves
REPEA
Fone: 11 98228-4378
De: Doroty Martos <dorotymartoss@gmail.com>
Data: 17 de outubro de 2017 18:03
Assunto: Re: [REBEA] Educ. Ambiental na BNCC - Como nos posicionar ?
Para: "REBEA@yahoogrupos.com.br" <REBEA@yahoogrupos.com.br>
Olá Vitor e Gente Boa
Desejo que estejam bem !!
Mano Vitor, agradeço muito que tenha socializado conosco a mensagem do Sr. Felipe Felisbino.
Você afirma que o "Sr. Felipe Felisbino da CGEAT-MEC enviou msg. para algumas pessoas que havia se pronunciado em relação à msg da Renata Maranhão / MMA.". Confesso que gostaria de saber para quem mais ele enviou esta resposta.
Me posicionei publicamente a respeito, na lista da REBEA e ele estava copiado na mensagem....e não recebi esta resposta vinda dele. Não se trata de ficar "chateadinha" porque ele não me copiou; trata-se de ser inserida como pessoa que se pronunciou publicamente e nominalmente a ele e Renata (que atravessa um momento delicado em família e merece nosso total apoio e respeito)
Soma-se a isso o fato de que sou Membro Titular do Comitê Assessor do Órgão Gestor da Politica Nacional de Educação Ambiental e, nem nesta condição, fui incluída nos destinatários da referida mensagem - para dar a devida devolutiva às bases que represento no referido Comitê, neste caso o FBOMS.
Mas, este tipo de descuido (pra não dizer descaso, que estamos vivenciando em vários espaços) não é o foco central - no momento. Precisamos colaborar com a Facilitação Nacional da REBEA, que é o espaço decisório legítimo da Rede, diante da demanda que se apresenta.
Respondo aqui, porque desde o início publiquei minha opinião nesta lista de diálogos da REBEA, sabendo que Patrícia e Zysman (interlocutores da REPEA) estão organizando o posicionamento da referida Rede da malha e a encaminharão para a Facilitação Nacional.
Minha reflexão postada no dia 14 de outubro (que consta copiada nas mensagens abaixo) e outras reflexões que fiz, em diálogos com relevantes Educadoras/es Ambientais e Ativistas do campo socioambiental brasileiro, me levam ao seguinte posicionamento:
Não devemos nos envolver neste momento na redação da BNCC, encaminhando sugestões sobre Educação Ambiental.
Como disseram (em síntese), a querida Mana Rachel e o Mano querido Herman:
"Eles passarão" !!
Seguimos dialogando e agindo !!
Forte abraço !!!!
Doroty Martos
Representante Titular do FBOMS no Comitê Assessor do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (MEC-MMA)
"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática." – Paulo Freire
Em 17 de outubro de 2017 09:51, Antonio Vitor Rosa avitor@usp.br [REBEA] <REBEA@yahoogrupos.com.br> escreveu:
Pessoal da REBEA
Informo que o Sr. Felipe Felisbino da CGEAT-MEC enviou msg. para algumas pessoas que havia se pronunciado em relação à msg da Renata Maranhão / MMA.
Felisbino nos informa que a colega Renata estará ausente alguns dias devido a questões pessoais e nos responde:
" Em relação a preocupação de todos, que é justa, quero tranquiliza-los pois a audiência com a câmara educação básica - CEB/CNE foi muito positiva. Tenho confiança que o texto apresentado será acatado, pois os conselheiros que participaram da reunião também externaram que o texto merece uma lapidação. E contam conosco para este feito.
Para nós envolvidos será um grande legado neste processo, porém o "time" é agora.
Desculpa a invasão, mas contamos com vocês.
Renata retorna na quarta-feira feira, onde voltaremos o contato pelo grande grupo.
Obrigado é um forte Abraço.
Felipe Felisbino
CGEAT
Por sua vez respondi nos seguintes termos:
(...)
"Para além das preocupações em relação ao risco de se dedicar tempo/esforço para produção de propostas que posteriormente podem não ser acatadas temos que considerar que no geral a 3ª versão e seu processo de formulação sofreram enormes críticas que exigem mudanças substantivas inclusive quanto aos princípios e a filosofia da proposta.
Especificamente no caso da Educação Ambiental o mínimo que é preciso ser feito é acatar as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental (Resolução 02/2012 do próprio CNE) configurando uma abordagem transversal e integradora, mas isso, em grande parte se choca com a formulação da 3ª versão da BNCC que no limite não deixa de ser uma lista de conteúdos por disciplina.
Tais ponderações estão sendo debatidas no âmbito das nossas redes, buscando identificar os encaminhamentos mais apropriados para a EA e para a Educação como um todo.
Saudações
Dr. Antonio Vitor Rosa - educador
membro da REBEA, RUPEA, REPEA, Rede Proseando"
Em síntese , acho que precisamos definir um encaminhamento enquanto REBEA.
Abraços, Antonio Vitor
De: facilitacao_rebea@yahoogrupos.com.br <facilitacao_rebea@yahoogrupos.com.br> em nome de Jacqueline Guerreiro jacguerreiro@gmail.com [facilitacao_rebea] <facilitacao_rebea@yahoogrupos.com.br>
Enviado: terça-feira, 17 de outubro de 2017 14:51
Para: facilitacao_rebea@yahoogrupos.com.br
Cc: Antonio Fernando Silveira Guerra
Assunto: Re: [facilitacao_rebea] Sobre enviar propostas à BNCC
Pessoal.
Aqui na Facilitação da REBEA eu articulo agora a REAPES, junto com a professora Dulce Pereira da UFOP. A REAPES está , a partir do IX FBEA, se reagrupando, portanto minha opinião baseia-se nos movimentos de luta pela Educação, inclusive a partir dos posicionamentos do CEAD-UFOP e de nós, educadores ambientais dos elos da REAPES, que já se posicionaram em vários momentos e espaços virtuais e presenciais contra o processo de construção da BNCC.
Neste sentido sigo a opinião de Guerra de que neste momento e , da forma como a BNCC, foi elaborada , a REBEA não deve participar.
Aqui no RJ, os facilitadores das várias redes da malha da REARJ já estão a par da questão e algumas destas redes estão em discussões virtuais para também darem sua opinião.
Abs.
Jacqueline Guerreiro
Em 17 de outubro de 2017 13:02, herman hudson oliveira tiohermy@gmail.com [facilitacao_rebea] <facilitacao_rebea@yahoogrupos.com.br> escreveu:
Olá, caros/as,
Tenho pouco acrescentar à discussão, mas discutimos as questões em relação à Base Nacional e como a Educação Ambiental entra ou sai: se entra pela porta da frente e sai pela porta de trás; se entra pela porta dos fundos e sai pela frente; se entra e sai pelos fundos e tantas outras variações sobre o tema...
Esta pequena e cômica analogia (espero que tenham achado alguma graça) serve para explicitar o ponto de vista discutido aqui, ou seja, como a Educação Ambiental e seus defensores farão as "inserções" de textos/críticas/sugestões/lapidações/odiaboqueseja dentro/ao redor/no meio... da BNCC.
Como vejo?
Oras, está me parecendo que temos utilizado a entrada de serviço e que, por este motivo, esta tem sido a parte do latifúndio que nos cabe neste momento.
É possível sair pela frente? Qual saída seria mais honrosa? Apontar criticamente as questões e, tendo um posicionamento contrário, sair ou fazer uma demonstração de boa-fé e preparar um texto que possa ser "integrado" ao conjunto da obra?
Meu posicionamento (não posso falar pela rede em virtude da ausência de discussão aqui) baseado na experiência deste lusco-fusco de "sinhá"? Qual a pressa? Como isso se consubstanciará no chão da escola?
Neste momento eu sou mais construir outras formas de educação, sabe? Não é sério e (parafraseando a paráfrase) "eles passarão" e, depois disso tudo, poderemos escrever com mais calma e discutir de maneira mais ampla.
Há-braços
Herman Hudson de Oliveira
Gpea / Remtea / ICaracol / Opan / CPT
Skype Herman Oliveira
Visitem (antes que acabe!!!): Companhia de Inventos Musicais - CIM
Endereço lattes: http://lattes.cnpq.br/4212683021521559
65 9223 0242 (Tim)
65 9954 0993 (Vivo)
65 3663 3625 residencial
Em 16 de outubro de 2017 16:52, Zysman Neiman zneiman@gmail.com [facilitacao_rebea] <facilitacao_rebea@yahoogrupos.com.br> escreveu:
Concordo com a Jacqueline, e a resposta do DEA precisa vir urgente, pois nosso tempo é curto.
| | | ||||||
|
Victor, Marcos, Zysman, Doroty, Guerra e pessoal da REBEA,
Só agora consegui visualizar essa importante troca de mensagens. Tá duro dar conta dos compromissos que assumo e, em particular, estou perplexa demais (e deprê) em acompanhar atrasos e retrocessos perversos nas áreas sociais e ambientais...
Concordo com vocês: só vale colocar energia na BNCC com a certeza de que será acatada, o que me parece quase impossível, por questões ideológicas -- não se trata apenas de "lapidação" do texto. As Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental contemplam nossos anseios e precisamos ter táticas e estratégias para que cheguem a cada sala de aulas deste país.
Acrescento que, por enquanto, a LDB remete à Base Nacional Comum Curricular e à Lei nº 13.415, de 2017, que dispõe: "a integralização curricular poderá incluir, a critério dos sistemas de ensino, projetos e pesquisas envolvendo os temas transversais." Entregam todo o pacote para o voluntarismo dos sistemas de ensino. Inclusive tenho restrições aos temas transversais, que desapareceram até na Catalúnia, de onde surgiram; e não à transversalidade de conceitos e práticas -- mas este não é um debate para o momento.
Eles passarão!
Forte abraço,
Rachel
PS. Agradeço o empenho da Renata Maranhão e Felipe Felisbino.
Em 16 de outubro de 2017 16:37, Antonio Vitor Rosa <avitor@usp.br> escreveu:
Colegas da REBEA
Concordo com todas as manifestações anteriores sobre o assunto (Marcos, Doroty, Guerra, …) e do Zysman (que foi feita na lista de facilitação e reproduzo abaixo) , em especial quanto a importância de termos técnicos dedicados e comprometidos com a EA no MMA e MEC . Também considero muito pertinente o receio de nosso trabalho ser usado apenas para validar uma proposta totalmente contrária ao que defendemos. Esse parece ter sido o procedimento adotado na formulação da BNCC (principalmente em sua 3ª versão) e ainda não temos claro qual vai ser a postura do Conselho Nacional de Educação, apesar de sinais preocupantes emanados desse colegiado tais como: a) o prazo curtíssimo para sistematização e, principalmente, para atendimento às muitas críticas e sugestões apresentadas em 5 audiências; b) o fala do CNE de que foi recebida apenas uma manifestação sobre Educação Ambiental, sendo que sabemos de pelo menos 3 manifestações ( Antonio Guerra - em Florianópolis, Zysman - em São Paulo e Antonio Vitor e Marcos - via email específico do CNE.
A questão se torna ainda mais complexa na medida que a atual versão da BNCC (3ª versão) pode ser tomada como uma lista disfarçada de conteúdos por disciplinas, o que se confronta com uma abordagem interdisciplinar e/ou transversal em EA e mesmo para outras temáticas/questões/dimensões como cidadania, inclusão/diversidade, ética, trabalho, ...
Assim, acho que precisamos de manifestações quanto a:
- Devemos ou não nos envolver neste momento de redação da BNCC, encaminhando propostas pontuais e/ou específicas sobre Educação Ambiental na BNCC ???
- Caso positivo, como pode ser tal envolvimento? Enquanto REBEA de modo genérico, enquanto REBEA mas identificando os pareceristas envolvidos, enquanto indivíduos, especialistas ou pesquisadores mas sem vincular à REBEA como um todo?
- Independente da questão acima, é possível a formulação de alguma proposta até dia 26/out ?
- Independente das demais questões: é possível supor propostas viáveis de caráter específico para a EA no contexto da BNCC tal como ela se apresenta na 3ª versão ?
Link para a 3ª versão da BNCC: http://cnebncc.mec.gov.br/
Abraços , Antonio Vitor / LAIFE-FFCLRP-USP
RUPEA, REPEA, Rede Proseando
Em 16 de out de 2017 5:40 PM, "Jacqueline Guerreiro jacguerreiro@gmail.com[facilitacao_rebea]" <facilitacao_rebea@yahoogrupos.com.br> escreveu:
Boa tarde.
Assino embaixo das mensagens de Guerra e Doroty. A questão apontada como de urgente consideração é " realmente serão incorporadas nossas sugestões ou novamente estamos sendo chamados a participar de um processo que se auto-afirma participativo, mas que por nosso prisma carece de indicadores precisos de participação?
Estamos sendo convidados a sermos protagonistas ou apenas referendar um processo eivado de problemas apontados por vários coletivos e organizações educacionais?
Creio que a Facilitação da REBEA deve estar atenta à resposta já solicitada à coordenação da DEA para tomarmos uma posição.
Jacqueline Guerreiro
REAPES
Em 15 de outubro de 2017 14:29, Zysman Neiman zneiman@gmail.com [facilitacao_rebea] <facilitacao_rebea@yahoogrupos.com.br> escreveu:
Doroty e demais,
Assino embaixo de tudo que você apontou.
Estou disposto à elaborar um contribuição técnica e focada na BNCC, acredito que tenha condições e elementos para apresentar propostas que há anos vêm sendo amadurecidas por nossa rede
rede, participei da redação dos PCNs (juntamente com Ângela Baeder somos redatores tema transversal Meio Ambiente), tenho estudado e acompanhado a elaboração da BNCC, fui à audiência pública e protocolei contribuição da REPEA.
No entanto, só farei algum esforço em esboçar proposta se houver garantia TOTAL de que serão incorporadas, ele não para servirem apenas de recibo de participação da sociedade civil.
Renata, precisamos desse posicionamento. Você que participou da reunião, tem algo para nos tranquilizar? Se sim, posso me dispor a recolher as contribuições de todos e redigir uma proposta final. Temos apenas 11 dias.
Abs,
Zysman Neiman
Em 15 de out de 2017 10:34, "Antonio Fernando Silveira Guerra" <afguerraea@gmail.com> escreveu:
Cara mana Doroty
Seu relato a respeito da "oportunidade" de atuarmos junto a BNCC, complementa e nos representa no que pensamos e defendemos.
Abraços
Antonio Fernando S. Guerra
"Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos"
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Doroty Martos<dorotymartoss@gmail.com>
Data: 14 de outubro de 2017 22:26
Assunto: Re: [Reasulcgp] [REBEA] Re: [facilitacao_rebea] Fwd: Meio Ambiente - BNCC / CIJMA
Para: "REBEA@yahoogrupos.com.br" <REBEA@yahoogrupos.com.br>
Cc: Renata Maranhao <renata.maranhao@mma.gov.br>, "Lista de Discussão da Comissão de Gestão Participativa (CGP) da REASul" <reasulcgp@listas.univali.br>, forumbrasileiro <forumbrasileiro@yahoogrupos.com.br>, "EAmbientalAgenda21_FBOMS@googlegroups.com" <EAmbientalAgenda21_FBOMS@googlegroups.com>, "facilitacao_rebea@yahoogrupos.com.br" <facilitacao_rebea@yahoogrupos.com.br>, Felipe Felisbino <felipefelisbino@mec.gov.br>
Prezada Renata, prezado Felipe Felisbino
Desejo que estejam bem !!
Agradeço que tenham levado nossos encaminhamentos para a reunião com a Câmara Técnica, contudo, me causa estranheza a informação que lhes foi passada: "Eles só tinham identificado 1 contribuição protocolada sobre o tema por meio das consultas públicas"........mas, isso não é o tema central aqui proposto e o objetivo maior que temos a alcançar.
Lendo atentamente as reflexões expostas por Marcos, Zysman e Guerra, me sinto contemplada em termos de questionamentos e provocações, diante do que se apresenta.
Creio que eles trazem relevantes pontos acerca do processo que envolve a BNCC, no que diz respeito a inserção da Educação Ambiental e também contemplam o que pactuamos durante o IX FBEA.
Concordo que precisamos ter clareza do que esta "oportunidade" de receber algumas propostas/sugestões, significa de fato.
Penso que, de maneira nenhuma, podemos continuar elaborando propostas, planos de ação e excelentes trabalhos para serem apenas "apresentados" aos "tomadores/as de decisão", não surtindo efeito na prática, principalmente no que diz respeito a deliberar sobre encaminhamentos e implementação de ações. Temos vivenciado esse tipo de situação em vários processos de "consulta", principalmente quando se destinam à sociedade civil.
E temos enfrentado duas situações bem delicadas:
Diante de nosso comprometimento e atitude ativista, trabalhamos muito e "de graça" para alguns setores - principalmente o poder público - sempre na esperança de que nossas contribuições serão levadas a sério e que se tornarão orientadoras para a ação.
Em outras situações, nos envolvemos tanto (pelos motivos acima expostos) que acabamos "bobeando", somos pegos de surpresa......e acabamos servindo de "boi de piranha"....E, o pior, é quando nos damos conta de que ajudamos a "validar/certificar" processos em que era "obrigatório ou democrático" fazer uma consulta junto à sociedade civil......e "passamos recibo".....
Como resultado de tanto esforço à toa, somos citadas/os nos "relatórios" que afirmam: "a base, a sociedade civil" foi consultada.
Na minha opinião, se não for pra ser de verdade, não vale a pena contribuir.
Reitero meu agradecimento e profundo reconhecimento de que, ainda temos SIM, grandes parceiras/os atuando no poder público. Equipes compostas por pessoas comprometidas com "outra educação que queremos". Gente que assume com dignidade a relevante condição de Servidora/or público e, cotidianamente, demonstra atitudes voltadas para "outro mundo possível", na perspectiva das Sociedades Sustentáveis - como nos adverte e inspira o Tratado Internacional de EA.
Forte abraço !!!!
Profa. Me. Doroty Martos
Gestora Ambiental - Pós Graduada em Docência do Ensino Superior
Mestre em Educação Ambiental para a Sustentabilidade
Coordenadora do Cineclube Socioambiental "EM PROL DA VIDA"
Membro do GT Sociedade Civil para a Agenda 2030 e ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Representante Titular do FBOMS no Comitê Assessor do Órgão Gestor daPolítica Nacional de Educação Ambiental
"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática." – Paulo Freire
Em 14 de outubro de 2017 15:21, Antonio Fernando Silveira Guerra guerra@univali.br [REBEA] <REBEA@yahoogrupos.com.br> escreveu:
Caros amigos Renata e Felipe Felisbino
Como Marcos Sorrentino colocou, é muito bom termos gestores públicos comprometidos como vocês dois e suas equipes da DEA e CGEAT, e que souberam encaminhar as discussões e propostas aprovadas na plenária do Fórum aos membros da Câmara Técnica de Educação Básica do CNE.
Entretanto, tenho que concordar com nosso amigo Zysman que é preciso ficar muito claro qual o espaço de dialogo, negociação e participação do coletivo das redes de EA brasileiras, para não corrermos o risco de legitimarmos um processo que já traz um vicio de origem, que é a CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO, que qualquer licenciando sabe, influencia diretamente nos objetivos e estratégias de aprendizagem
Assim, não custa repetir aqui um trecho do que falei na abertura do fórum:
Entidades de classe como a ANPED, UNDIME, ANFOPE, e também as redes da malha da REBEA, não aceitam no texto da BNCC; o cartesianismo de um currículo prescrito, conteudista, com áreas de silêncio em seu currículo oculto - quase invisíveis a quem não é da Área educacional -, porque os conhecimentos e a ecologia de saberes e fazeres culturais não podem ser silenciados e ignorados no processo educacional e na formação da cidadania.
E é por isso que esses coletivos fazem coro e não reconhecem a legitimidade do processo de elaboração da BNCC, das suas versões, e questionam o próprio processo de consulta pública encerrada no mês de setembro, em Brasília.
Esclarecidas essas questões, seguimos em dialogo.
Abraços
Prof. Dr Antonio Fernando S. Guerra
De: facilitacao_rebea@yahoogrupos.com.br<facilitacao_rebea@yahoogrupos.com.br> em nome de Zysman Neimanzneiman@gmail.com [facilitacao_rebea] <facilitacao_rebea@yahoogrupos.com.br>
Enviado: sábado, 14 de outubro de 2017 13:53
Para:facilitacao_rebea@yahoogrupos.com.br; Renata Maranhao
Assunto: Re: [facilitacao_rebea] Fwd: Meio Ambiente - BNCC / CIJMA
Prezada Renata,
Tudo bem!
Que bom que tenhamos essa possibilidade de elaborar propostas! Você bem sabe do meu interesse sobre essa BNCC e o quanto me preocupa o documento final que será elaborado.
A única pergunta que gostaria de fazer, para definir se dedicamos ou não nosso escasso tempo até o dia 26 em elaborar propostas de redação, é o quanto de fato o CNE abriu a possibilidade OFICIAL de recebê-las.
Me pareceu que o misancene que foi criado em torno as audiências evidencia uma certa "surdez" para a sociedade a esta altura de elaboração do documento final.
O que vocês de fato perceberam quando falam em "eles nos deram a oportunidade de apresentarmos uma proposta de texto para qualificarmos a temática ambiental na BNCC, sobretudo nos objetivos de aprendizagem, que assegurará a transversalidade da temática em todas as disciplinas"? Estarão dispostos de fato a incorporar? qual o espaço real que temos?
Pergunto poi snão quero fazer um trabalho hercúleo agora para elaborar propostas apenas para "validar" um processo falso de "consulta à sociedade".
Abs e vamos juntos!
Zysman Neiman
Em 13 de outubro de 2017 18:59, Jacqueline Guerreiro jacguerreiro@gmail.com[facilitacao_rebea] <facilitacao_rebea@yahoogrupos.com.br> escreveu:
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Renata Rozendo Maranhao<renata.maranhao@mma.gov.br>
Data: 13 de outubro de 2017 17:02
Assunto: Meio Ambiente - BNCC / CIJMA
Prezados integrantes do Comitê Assessor e da ReBEA,
Conforme encaminhado na reunião do Comitê Assessor, realizada durante o IX Fórum Brasileiro de EA, o Órgão Gestor, representado por Renata Maranhão e Felipe Felisbino, juntamente com um representante do Comitê Assessor, representado pelo Rogério Egewarth do ICMBio, realizaram uma reunião com a Câmara Técnica de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação para discutirmos a inserção da Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular - BNCC.
A reunião foi muito proveitosa e após relatarmos a fragilidade da temática ambiental na BNCC eles nos deram a oportunidade de apresentarmos uma proposta de texto para qualificarmos a temática ambiental na BNCC, sobretudo nos objetivos de aprendizagem, que assegurará a transversalidade da temática em todas as disciplinas.
Eles só tinham identificado 1 contribuição protocolada sobre o tema por meio das consultas públicas.
Temos até o dia 30 de outubro para apresentar a proposta ao Conselho.
Gostaria de contar com a contribuição de vocês nesse processo.
A proposta é que vocês nos envie sugestões de texto até o dia 26 de outubropara que possamos consolidá-las.
Assim que tivermos um documento mais estruturado, compartilho com todos.
Aproveito para informar que a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente teve a etapa nacional adiada para Junho, conforme moção de sugestão apresentada pela ReBEA.
Atenciosamente,
Renata Rozendo Maranhão
Diretora
Departamento de Educação Ambiental
Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental
Ministério do Meio Ambiente
Telefone: (61) 20281520
--
Jacqueline Guerreiro
Educadora Ambiental
21-964752144
0 comentários:
Postar um comentário