{ListaRepea} Educ Ambiental na BNCC

Olá Pessoal

       Pessoalmente sou simpático à ideia de aproveitar as brechas ou mesmo uma outra que é "ocupar espaços para que eles sejam ocupados por posições/encaminhamentos ainda piores".  
Neste sentido a situação 4 indicada pelo Zysman parece interessante num primeiro momento.   
         Todavia as "coisas não fecham" pois é impossível se chegar ou ao menos se avançar na direção da "EA crítica nas escolas"   se o processo (e as forças temerárias que estão controlando-o)  não permite "espaço para grandes alterações"  muito menos  "uma proposta de vulto, estrutural, longa ou  aprofundada".   Ocorre que a proposta de BNCC, nos termos que está sendo apresentada, é equivocada, inadequada, autoritária, ...  Mesmo a ideia de se colocar em algum trecho do documento a necessidade da EA de modo transversal, interdisciplinar,  integrador,  ...  esbarra no fato concreto que é:  esta BNCC, por mais que tente disfarçar, é no limite uma lista de conteúdos por disciplinas , sendo que seus preâmbulos, orientações, ... serão ignorados.  Esta fase junto ao CNE,  em grande parte, está sendo tomada pelos temerários apenas como uma etapa para cumprir tabela:  Cursos para professores já estão sendo montados, o edital do Programa Nacional de Livros Didáticos já prevê esta BNCC,  regras para a formação de professores (licenciaturas) considerando esta BNCC já estão sendo impostas inclusive por Conselhos Estaduais de Educ. ...   Obs.: este problema da incompatibilidade entre transversalidade e  uma lista de conteúdos por disciplina também está atingindo muitos outras temáticas/abordagens como: direitos humanos, cidadania, trabalho, saúde, ética, diversidade/inclusão, ...
    
            Independente dos posicionamentos das redes de EA e, em especial, da REBEA, certamente o pessoal do MEC  e do MMA, seja os técnicos e seja as autoridades que compreende a importância da EA ( e nada impede que sejam auxiliados por outros colaboradores), irão encaminhar sugestões para corrigir os equívocos mais gritantes e para que se tenha de modo o mais incisivo e efetivo a menções quanto à:   "as escolas  os sistemas de ensino devem incorporar a Educação Ambiental de modo interdisciplinar e transversal, em todas as disciplinas, espaço e momentos educativos, inclusive criando situações e condições materiais e de pessoal para o desenvolvimento de processos educativos  interdisciplinares/transversais  que acatem  as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental aprovados pelo CNE.     


              Quanto aos posicionamentos das redes também penso que devemos ser firmes no posicionamento de 
1- cobrar que seja respeitada e efetivamente incorporado no documento a Resolução 02/2012  do Conselho Nacional de Educação - Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental.
2- questionar o processo como um todo da BNCC e solicitar uma ampla reformulação do processo e do documento. 

Antonio Vitor Rosa - educador
membro da RUPEA, REBEA, REPEA, Rede Proseando, 

Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador - LAIFE
Dpto. de Educação, Informação e Comunicação - DEDIC
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP
Universidade de São Paulo - USP

Em 18 de outubro de 2017 10:37, Liana Márcia Justen lianajusten@uol.com.br [REBEA] <REBEA@yahoogrupos.com.br> escreveu:
 

Bom dia, Zysman e demais:

fiquei impressionada com estas palavras do Zysmann, que mudaram o foco de minhas preocupações:


"as escolas devem incorporar a Educação Ambiental de modo interdisciplinar e transversal, em todas as disciplinas, espaço e momentos educativos, sendo que para isso devem adotar das as recomendações presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental, pois é isso que obriga a lei".

Será que não teríamos de enfatizar em nossa resposta que, com ou sem a participação da REBEA, essa incorporação não é uma concessão de quem elabora a BNCC, mas sim uma exigência legal e pedagógica?
Pra além de convites, troca de farpas ou de amabilidades, eleva-se, muito mais acima e além, nossa responsabilidade como educadores.
Quem quer que redija essa BNCC, que siga o que já está definido nas Diretrizes Nacionais p a Educação Ambiental e estamos conversados.

Abraços


Liana

Liana Márcia Justen
pedagoga - mestre em Educação
Conselheira do Conselho Municipal de Educação
de Curitiba / PR
Integrante da CIEA - Comissão Interinstitucional 
de Educação Ambiental do Paraná
Facilitadora da Rede Temática Materiais de EA / REMATEA
https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/MateriaisdeEA
41-999722572

"O que verdadeiramente nos faz únicos é podermos intervir na natureza com um grau de auto-consciência e flexibilidade desconhecido nas outras espécies. Que a intervenção seja criadora ou destrutiva é o problema que devemos enfrentar, em toda a reflexão sobre nossa relação com a natureza." Murray Bookchin

 

 

De: "Zysman Neiman zneiman@gmail.com [REBEA]" <REBEA@yahoogrupos.com.br>
Enviada: 2017/10/18 08:13:19
Para: listarepea@googlegroups.com, RUPEA@yahoogrupos.com.br, facilitacao_rebea@yahoogrupos.com.br, REBEA@yahoogrupos.com.br
Assunto: [REBEA] Re: {ListaRepea} Fwd: Re: Assunto: Re: [RUPEA] Educ Ambiental na BNCC
 
 

 

Prezado Marcos e todxs xs demais,
 
Primeiramente, ForaTemer!!!
 
Estamos todos perfeitamente alinhados que este governo golpista precisa cair.
No entanto, quero fazer algumas ponderações, após ter refeltido bastante sobre todas mensagens trocadas em nossa rede a respeito de enviamos ou não uma contribuição para o aprimoramento da BNCC e incoporação da EA pela mesma.
É fato que o processo de elaboração da Base foi autoritário e mal intencionado. É fato que está péssimo e tendencioso e atende a interesses escusos. É fato que todas as Entidades da Sociedade Civil ligadas à Educação estão denuncionando esses fartos e posicionando-se contrários a sua aprovação. E por tudo isso também acredito que a REPEA e sua malha de Redes deva boicotar qualquer tentativa de validar o processo como sendo "participativo".
No entanto, dizer que foi realizada auma almpla consulta à sociedade, o CNE continuará dizendo, participamos ou não do processo. A mentira, de tanto contada, será a verdade que ficará, e so nos restará denunciar aguerridamente que a coisa "não foi bem assim". Vai funcionar, os meis ligados ao movimento de resistência entenderão de fato o que ocorreu, mas para a sociedade ficará o dito pelo não dito, E pior, nossos alunos do fundamental podem não ter oportunidade de ter contato com a EA que sonhamos e pela qual tanto lutamos.
Desta forma, e apenas para reflexão (eu também não tenho posição fechada), gostaria de apontar os 4 quadros possíveis ante nossa decisão final:
 
1) NÃO PARTICIPAMOS e o CNE NÃO INCORPORA a EA na Base (NÃO-NÃO): neste cenário, o governo golpista manterá a farsa de que a sociedade foi consultada (como já vem fazendo) e os alunos não terão EA no fundamental. Teremos que lutar para desfazer a farsa e apontar que NÃO HOUVE consulta à sociedade.
 
2) PARTICIPAMOS e o CNE NÃO INCORPORA a EA na Base (SIM-NÃO): neste cenário fazemos papel de otários, validamos a "participação" e mesmo assim os alunos não ter]ap a EA no fundamental. De qualquer forma, teremos que lutar, mas agora para mostrar que MESMO CONSULTADA E COLABORANDO, a sociedade NÃO FOI CONSIDERADA (trata-se de uma luta similar à anterior, mas com o trunfo de termos registrado todo o processo e com o agravante de não terem nos ouvido);
 
3) NÃO PARTICIPAMOS e o CNE INCORPORA a EA na Base (NÃO-SIM): neste cenário, o CNE continuará dizendo que a sociedade foi consultada (como já vem fazendo) e o resultado pode ser uma EA incoporada cheia de erros conceituais e ideológicos (como já ocorre na terceira versão), confundindo EA com "preservação ambiental" ou coisas piores. Corremos o risco de termos nossos alunos recebendo uma EA pró-sistema. Nessa caso a luta pelo esclarecimento seria agravada pela necessitade de se remediar aqulo que poderá ser implantado nas escolas;
 
4) PARTICIPAMOS e o CNE INCORPORA a EA na Base (SIM-SIM): neste cenário, teríamos conseguido furar uma brecha no governo golpista e incoprporado minimamente aquilo que desejamos, ou seja, uma EA crítica nas escolasm com elementos ditados pela REBEA. Seria, a meu ver, um cenário de derrota menor.
 
E o que seria essa "participação", caso optemos por fazê-la. Na minha concepção, não há mais espaço para grandes alterações. Penso que se conseguíssemos colocar nos objetovos de aprendizagem algo como "as escolas devem incorporar a Educação Ambiental de modo interdisciplinar e transversal, em todas as disciplinas, espaço e momentos educativos, sendo que para isso devem adotar das as recomendações presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental, pois é isso que obriga a lei", e além disso corrigir alguns erros de conceitos que estão espalhados em meia dúzia de trechos da BNCC (já apontados em vários momentos pelxs colegxs), teríamos cumprindo nosso dever.
Vejam que não seria uma proposta de vulto, estrutural, longa ou  aprofundada, até porque não há tempo para validar isso na nossa REBEA e a aprovação pelo CNE seria menos provável. Falo aqui de um processo de acumputura que pode fazer avançar imensamente a EA nas escolas.
 
Não estou convicto, mas creio que uma tentativa de participação nos moldes que defini no parágrafo acima, pode mever peças importantes no jogo e nem por isso estaria caracterizado que estamos contribuindo com o governo golpista. Dizer que houve participação, eles dirá de qualquer jeito. Tentar fazer nossa parte hackeando os golpistas, pode ser importante agora.
 
Certo de levar pedradas, aguardo manifestações e me coloco a disposição para compor um grupo que redigiria o texto-agulha para a acumpuntura.
 
Abs,
 
Zysman Neiman
 
Em 18 de outubro de 2017 06:48, Marcos Sorrentino <sorrentino.ea@gmail.com> escreveu:
Encaminho abaixo o email q enviei para a Rupea. Reafirmo esta posição para a Repea e Rebea.
Basta! Basta! Basta!!!
Fora golpistas canalhas.
 
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: sorrentino.ea@gmail.com
Data: 18 de out de 2017 05:08
Assunto: Re: Assunto: Re: [RUPEA] Educ Ambiental na BNCC
Para: <RUPEA@yahoogrupos.com.br>
Cc:
 
BASTA! Nenhum diálogo mais com o governo golpista! Até agora, em nome da consideração que temos com as e os técnicos que valentementem persistem em atuar no campo da EA governamental, temos procurado colaborar nos inúmeros desafios que estão colocados.
Mas, diante do cinismo e descaramento das forças reacionárias, corruptas e sem vergonha que ocuparam o poder no país torna-se impossível a continuidade de nossas contribuições, seja para aprimoramento da Base, seja para o do ProNEA.
Não vamos renunciar a estar em nenhum foro de diálogo conquistado, mas em tds eles estaremos presentes para dizer sempre em alto e bom som: Foratemer e toda a canalha golpista corrupta que tomou o país e esta acabando com ele.
Até a escravidão eles querem facilitar.
 
 
Em 18 de out de 2017 00:02, "Claudia Coelho Santos claucoelhosantos@yahoo.com.br [RUPEA]" <RUPEA@yahoogrupos.com.br> escreveu:
 

Carxs,

 
Tenho acompanhado com certo desconforto a discussão sobre a participação da REBEA na "lapidação" do texto da BNCC numa tentativa de inserir a EA da forma como temos defendido ao longo dos anos e que as DCNEA representam muito bem. Desconforto pq entendo essa situação como resultado da participação das redes no Comitê Assessor, especialmente a minha fala como representante de vocês (integrantes da Rupea!!) ao questionar no final da reunião ocorrida no IX FBEA, a ausência de debate sobre a ausência da EA na Base e os encaminhamentos para a CNIJMA sem qualquer informação aos integrantes do CA. Questionei, mais uma vez, o papel do comitê na formulação da política de EA já que, há um tempo, somos no máxim o informados sobre ações já iniciadas ou realizadas. Tal situação tem inquietado pq a impressão que passa é que estamos apenas convalidando a política implementada pelos governos. Vale ressaltar que somos (RUPEA, REBEA, Rejuma e Fboms) xs integrantes que questionam e problematizam essas coisas.
 
Talvez por isso tenhamos escutado de integrante da equipe do órgão gestor que a participação da representante da Rupea na comissão do CA (que iria se reunir com equipe do CNE) poderia não ser adequada por não constar no Decreto de 2002 e se tratar de convidada.  Me poupe, viu! 
 
 
A minha leitura dessa fala é de que  a continuidade da nossa participação no CA está fragilizada. E, por mais que considere importante participar desses espaços para continuar tensionando e registrando a defesa por um projeto de EA inclusivo, participativo, suleado pelo Tratado, creio ser urgente avaliarmos essa continuidade uma vez que há tempos servimos apenas para convalidação.
 
Tenho me esforçado para continuar representando esse coletivo da melhor forma, mesmo com os problemas de tempo e comunicação que nem sempre me permitem dialogar com vocês como seria o ideal. Tambem me preocupa e causa desconforto o fato de não conseguirmos conversar sobre os destinos da Rupea e dessa representação. Então, estou jogando a toalha pq não me sinto a vontade para continuar cumprindo esse papel.
 
Enfim, me incomoda não participar e colaborar, já que fui eu que coloquei o assunto em pauta e solicitei a participação do CA na reunião do órgão gestor com o CNE. Por outro lado, a impressão que tenho é de que não vai adiantar nada nos organizarmos e discutirmos sugestões, pq o que esse governo quer é desmontar todos os projetos que sejam minimamente críticos.
 
Estou quase igual ao Luiz... ;)
 
Beijos,
 
Cláudia
   
Em ter, 17 17e out 17e 2017 às 14:52, Maria Spazziani spazziani@ibb.unesp.br [RUPEA]
 

Boa tarde colegas e companheir@s de jornada! Estive bastante envolvida nas discussões da BnCc desde a sua primeira versão e, em que pese o propósito deste documento amparado pelo PNE, já vimos
e até participamos deste filme inúmeras vezes. Na verdade, enquanto na grande imprensa se discute Bncc ou Projeto de lei do EM, a secretária adjunta do MEC desmonta as diretrizes da formação de professores de 2015 e a própria carreira docente vai mergulhando num Grande caos. O ensina Brasil prepara profissionais de qualquer área para ser "um ensina" em semanas, os governantes não fazem novos concursos para licenciados, plataformas online adquiridas pelas redes públicas como resposta ao não aprendizado dos estudantes, perseguições e intervenções em escolas a diretores e educadores que tem algum trabalho autoral ou comprometido, cerceamento dos projetos das universidades por qualquer motivação. Ainda sobre a 3a versão da BNCc temos buscado indicadores de saúde, e há ausência total. Portanto, o esforço deve ser enorme para co nsertar o que só meu ver não é o problema central.
Ana
Lourdinha

Maria de Lourdes Spazziani
UNESP - Instituto de Biocências - Botucatu
Professora Adjunto
14 3880-0170

----- Mensagem original -----
De: Luiz Ferraro ferraroluiz@yahoo.com.br [RUPEA] <RUPEA@yahoogrupos.com.br>
Para: RUPEA@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Tue, 17 Oct 2017 14:35:42 -0200 (BRST)
Assunto: Re: [RUPEA] Educ Ambiental na BNCC

Queridos,
tenho a mesma impressão que Mauro, nos últimos 14 anos tenho tentado ajudar a encontrar brechas no Estado para ampliar democracia, participação e sustentabilidade.Nesse caso da BNCC também fico muito desconfiado, não consigo separar da atual gestão e da tendência a usar toda contribuição como fonte de legitimação.Me sinto congelado!
Aberto a ouvir opiniões que me ajudem a sair deste estado letárgico.abraço,
Ferraro 

De: "Mauro Guimarães guimamauro@hotmail.com [RUPEA]" <RUPEA@yahoogrupos.com.br>
Para: "RUPEA@yahoogrupos.com.br" <RUPEA@yahoogrupos.com.br>
Enviadas: Terça-feira, 17 de Outubro de 2017 12:21
Assunto: Re: [RUPEA] Educ Ambiental na BNCC

  Caro Vítor e colegas Sou um dos que acreditam que as estruturas hegemônicas não são sólidos blindados. Para mim, possuem brechas em seus interstícios e que se ampliadas em áreas estruturantes, podem abalar as estruturas, pois também percebo que "tudo que é sólido, desmancha no ar". Porém, acho que essa atuação nas brechas depende da análise de conjuntura, para julgarmos se estamos de fato ampliando brechas em áreas estruturantes. Caso não estejamos, pode ser um esforço inútil, facilmente cooptado pelo movimento de hegemonização. Acredito que essa seja a atual conjuntura, em que essa participação na consulta será manipulada para legitimar as posições retrógradas que estão em curso. Vejam a propaganda das reformas do ensino médio, em que eles dão núme ros da "grande participação" no processo de consulta. Me sinto extremamente incomodado quando a escuto. Assim que penso hoje!Abraço e beijosMauro

Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.2222211111111dsawwqc

-------- Mensagem original --------De: "Antonio Vitor Rosa avitor@usp.br [RUPEA]" <RUPEA@yahoogrupos.com.br> Data: 16/10/17 19:53 (GMT+01:00) Para: rupea@yahoogrupos.com.br Assunto: [RUPEA] Educ Ambiental na BNCC
 Colegas da RUPEA
Solicito atenção de todos sobre um debate que está ocorrendo no âmbito da facilitação da REBEA sobre enviar propostas para o CNE tratando da EA na BNCC. Se vocês lerem as mensagens "de baixo para cima" ficará mais fácil a compreensão.
Considerando o perfil dos participantes da RUPEA creio que esta rede pode e deve ter um posicionamento "mais adensado" sobre o assunto.
Concordo com todas as manifestações, lembrando que é muito pertinente o receio de nosso trabalho ser usado apenas para validar uma proposta totalmente contrária ao que defendemos. A questão se torna ainda mais complexa na medida que a atual versão da  BNCC (3ª versão) é, no limite, uma lista disfarçada de conteúdos por disciplinas, o que se confronta com uma abordagem interdisciplinar e/ou transversal em EA e mesmo para outras temáticas/questões/dimensões como cidadania, inclusão/diversidade, ética, trabalho, ...
O que precisamos então é que os colegas se  manifestem quanto a:- devemos ou não nos envolver neste momento de redação da BNCC, encaminhando propostas pontuais e/ou específicas sobre Educação Ambiental na BNCC ???- Caso positivo, como pode ser tal envolvimento?  Enquanto RUPEA vinculada à REBEA, diretamente como REBEA ou ainda, enquanto indivíduos, especialistas ou pesquisadores ?- Independente da questão acima, é possível a formulação de alguma proposta até dia 26/out ?- Independente da demais questões:  é possível supor propostas viáveis de caráter específico para a EA no contexto da BNCC tal como ela se apresenta na 3ª versão ?
Link para aversão mais recente da BNCC:  http://cnebncc.mec.gov.br/
Abraços , Antonio Vitor / FFCLRP-USP

----- Mensagem encaminhada -----
De: "Zysman Neimanzneiman@gmail.com [facilitacao_rebea]" <facilitacao_rebea@yahoogrupos.com.br>
Para: Antonio Fernando Silveira Guerra <afguerraea@gmail.com
Cc: facilitacao_rebea@yahoogrupos.com.br; Maureen Albina Goncalves <maureen@sds.sc.gov.br>; Renata Maranhao <renata.maranhao@mma.gov.br>; humberto Reolon <gpeasdssc@yahoo.com>; Felipe Felisbino <felipefelisbino@mec.gov.br>
Enviadas: Domingo, 15 de Outubro de 2017 14:38
Assunto: [facilitacao_rebea] Sobre enviar propostas à BNCC

Dormiu e demais, 
Assino embaixo de tudo que você apontou. Estou disposto à elaborar um contribuição técnica e focada na BNCC, acredito que tenha condições e elementos para apresentar propostas que há anos vêm sendo amadurecidas por nossa rederede, participei da redação dos PCNs  (juntamente com Ângela Baeder somos redatores tema transversal Meio Ambiente), tenho estudado e acompanhado a elaboração da BNCC, fui à audiência pública e protocolei contribuição da REPEA. No entanto, só farei algum esforço em esboçar proposta se houver garantia TOTAL de que serão incorporadas, ele não para servirem apenas de recibo de participação da sociedade civil. 
Renata, precisamos desse posicionamento. Você que participou da reunião, tem algo para nos tranquilizar?  Se sim, posso me dispor a recolher as contribuições de todos e redigir uma proposta final. Temos apenas 11 dias. 
Abs,
Zysman Neiman 

Em 15 de out de 2017 10:34, "Antonio Fernando Silveira Guerra" <afguerraea@gmail.com> escreveu:

Cara mana Doroty
Seu relato a respeito da "oportunidade" de atuarmos junto a BNCC, complementa e nos representa no que pensamos e defendemos.Abraços
Antonio Fernando S. Guerra"Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos"
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Doroty Martos <dorotymartoss@gmail.com>
Data: 14 de outubro de 2017 22:26
Assunto: Re: [Reasulcgp] [REBEA] Re: [facilitacao_rebea] Fwd: Meio Ambiente - BNCC / CIJMA
Para: "REBEA@yahoogrupos.com.br" <REBEA@yahoogrupos.com.br>
Cc: Renata Maranhao <renata.maranhao@mma.gov.br>, "Lista de Discussão da Comissão de Gestão Participativa (CGP) da REASul" <reasulcgp@listas.univali.br>, forumbrasileiro <forumbrasileiro@yahoogrupos. com.br>, "EAmbientalAgenda21_FBOMS@ googlegroups.com" <EAmbientalAgenda21_FBOMS@ googlegroups.com>, "facilitacao_rebea@ yahoogrupos.com.br" <facilitacao_rebea@ yahoogrupos.com.br>, Felipe Felisbino <felipefelisbino@mec.gov.br>

Prezada Renata, prezado Felipe Felisbino 

Desejo que estejam bem !!

Agradeço que tenham levado nossos encaminhamentos para a reunião com a Câmara Técnica, contudo, me causa estranheza a informação que lhes foi passada: "Eles só tinham identificado 1 contribuição protocolada sobre o tema por meio das consultas públicas"........mas, isso não é o tema central aqui proposto e o objetivo maior que temos a alcançar.
Lendo atentamente as reflexões expostas por Marcos, Zysman e Guerra, me sinto contemplada em termos de questionamentos e provocações, diante do que se apresenta.Creio que eles trazem relevantes pontos acerca do processo que envolve a BNCC, no que diz respeito a inserção da Educação Ambiental e também contemplam o que pactuamos durante o IX FBEA.
Concordo que precisamos ter clareza do que esta "oportunidade" de receber algumas propostas/sugestões, significa de fato.
Penso que, de maneira nenhuma, podemos continuar elaborando propostas, planos de ação e excelentes trabalhos para serem apenas "apresentados" aos "tomadores/as de decisão", não surtindo efeito na prática, principalmente no que diz respeito a deliberar sobre encaminhamentos e implementação de ações. Temos vivenciado esse tipo de situação em vários processos de "consulta", principalmente quando se destinam à sociedade civil. 
E temos enfrentado duas situações bem delicadas: Diante de nosso comprometimento e atitude ativista, trabalhamos muito e "de graça" para alguns setores - principalmente o poder público - sempre na esperança de que nossas contribuições serão levadas a sério e que se tornarão orientadoras para a ação. Em outras situações, nos envolvemos tanto (pelos motivos acima expostos) que acabamos "bobeando", somos pegos de surpresa......e acabamos servindo de "boi de piranha"....E, o pior, é quando nos damos conta de que ajudamos a "validar/certificar" processos em que era "obrigatório ou democrático" fazer uma consulta junto à sociedade civil......e "passamos recibo"..... Como resultado de tanto esforço à toa, somos citadas/os nos "relatórios" que afirmam: &qu ot;a base, a sociedade civil" foi consultada.
Na minha opinião, se não for pra ser de verdade, não vale a pena contribuir.

Reitero meu agradecimento e profundo reconhecimento de que, ainda temos SIM, grandes parceiras/os atuando no poder público. Equipes compostas por pessoas comprometidas com "outra educação que queremos". Gente que assume com dignidade a relevante condição de Servidora/or público e, cotidianamente, demonstra atitudes voltadas para "outro mundo possível", na perspectiva das Sociedades Sustentáveis - como nos adverte e inspira o Tratado Internacional de EA.

Forte abraço !!!!

Profa. Me. Doroty Martos
Gestora Ambiental - Pós Graduada em Docência do Ensino SuperiorMestre em Educação Ambiental para a SustentabilidadeCoordenadora do Cineclube Socioambiental "EM PROL DA VIDA"
Membro do GT Sociedade Civil para a Agenda 2030 e ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Representante Titular do FBOMS no Comitê Assessor do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental 
"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática." – Paulo Freire

Em 14 de outubro de 2017 15:21, Antonio Fernando Silveira Guerra guerra@univali.br [REBEA] <REBEA@yahoogrupos.com.brescreveu:

 Caros amigos Renata e Felipe Felisbino 
Como Marcos Sorrentino colocou, é muito bom termos gestores públicos comprometidos como vocês dois e suas equipes da DEA e CGEAT, e que souberam encaminhar as discussões e propostas aprovadas na plenária do Fórum aos membros da Câmara Técnica de Educação Básica do CNE.
Entretanto, tenho que concordar com nosso amigo Zysman que é preciso ficar muito claro qual o espaço de dialogo, negociação e participação do coletivo das redes de EA brasileiras, para não corrermos o risco de legitimarmos um processo que já traz um vicio de origem, que é a CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO, que qualquer licenciando sabe, influencia diretamente nos objetivos e estratégias de aprendizagem
Assim, não custa repetir aqui um trecho do que falei na abertura do fórum:   Entidades de classe como a ANPED, UNDIME, ANFOPE, e também as redes da malha da REBEA, não aceitam no texto da BNCC; o cartesianismo de um currículo prescrito, conteudista, com áreas de silêncio em seu currículo oculto - quase invisíveis a quem não é da Área educacional -, porque os conhecimentos e a ecologia de saberes e fazeres culturais não podem ser silenciados e ignorados no processo educacional e na formação da cidadania.E é por isso que esses coletivos fazem coro e não reconhecem a legitimidade do processo de elaboração da BNCC, das suas versões, e questionam o próprio processo de consulta pública encerrada no mês de setembro, em Brasília.
Esclarecidas essas questões, seguimos em dialogo.
Abraços
Prof. Dr Antonio Fernando S. Guerra

De: facilitacao_rebea@yahoogrupos. com.br <facilitacao_rebea@yahoogrupos .com.br> em nome de Zysman Neiman zneiman@gmail.com [facilitacao_rebea] <facilitacao_rebea@yahoogrupos .com.br>
Enviado: sábado, 14 de outubro de 2017 13:53
Para: facilitacao_rebea@yahoogrupos. com.br; Renata Maranhao
Assunto: Re: [facilitacao_rebea] Fwd: Meio Ambiente - BNCC / CIJMA  Prezada Renata,
Tudo bem!Que bom que tenhamos essa possibilidade de elaborar propostas! Você bem sabe do meu interesse sobre essa BNCC e o quanto me preocupa o documento final que será elaborado.A única pergunta que gostaria de fazer, para definir se dedicamos ou não nosso escasso tempo até o dia 26 em elaborar propostas de redação, é o quanto de fato o CNE abriu a possibilidade OFICIAL de recebê-las.Me pareceu que o misancene que foi criado em torno as audiências evidencia uma certa "surdez" para a sociedade a esta altura de elaboração do documento final.O que vocês de fato perceberam quando falam em "eles nos deram a oportunidade de apresentarmos uma proposta de texto para qualificarmos a temática ambiental na BNCC, sobretudo nos objetivos de aprendizagem, que assegurará a transversalidade da temática em todas as disciplinas"? Estarão dispostos de fato a in corporar? qual o espaço real que temos?Pergunto poi snão quero fazer um trabalho hercúleo agora para elaborar propostas apenas para "validar" um processo falso de "consulta à sociedade".
Abs e vamos juntos!
Zysman Neiman

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Marcos Sorrentinosorrentino.ea@gmail.com [REBEA] <REBEA@yahoogrupos.com.br>
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| 13 de out (Há 3 dias) | | |
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Perfeito! 
Uma grande demonstração das possibilidades de sinergia entre governos e sociedade civil. 
Mesmo em tempos sombrios, de temer e temores, o grande valor dos servidores públicos está na competência técnica, política e no caráter/compromisso com a causa.
Meus cumprimentos a vocês no governo que fizeram a mediação e aos compas na Rebea e demais Redes que não abandonam a luta jamais.
Abraço,

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---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Renata Rozendo Maranhao <renata.maranhao@mma.gov.br>
Data: 13 de outubro de 2017 17:02
Assunto: Meio Ambiente - BNCC / CIJMA

Prezados integrantes do Comitê Assessor e da ReBEA, Conforme encaminhado na reunião do Comitê Assessor, realizada durante o IX Fórum Brasileiro de EA, o Órgão Gestor, representado por Renata Maranhão e Felipe Felisbino, juntamente com um representante do Comitê Assessor, representado pelo Rogério Egewarth do ICMBio, realizaram uma reunião com a Câmara Técnica de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação para discutirmos a inserção da Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular - BNCC. A reunião foi muito proveitosa e após relatarmos a fragilidade da temática ambiental na BNCC eles nos deram a oportunidade de apresentarmos uma proposta de texto para qualificarmos a temática ambiental na BNCC, sobretudo nos objetivos de aprendizagem, que assegurará a transversalidade da tem&aac ute;tica em todas as disciplinas. Eles só tinham identificado 1 contribuição protocolada sobre o tema por meio das consultas públicas. Temos até o dia 30 de outubro para apresentar a proposta ao Conselho. Gostaria de contar com a contribuição de vocês nesse processo.A proposta é que vocês nos envie sugestões de texto até o dia 26 de outubro para que possamos consolidá-las. Assim que tivermos um documento mais estruturado, compartilho com todos. Aproveito para informar que a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente teve a etapa nacional adiada para Junho, conforme moção de sugestão apresentada pela ReBEA.   Atenciosamente,   Renata Rozendo Maranhão DiretoraDepartamento de Educação AmbientalSecretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambien talMinistério do Meio AmbienteTelefone:  (61) 20281520 

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