{ListaRepea} Posicionamento oficial do FBOMS sobre a questão - Re: BNCC

Prezada Renata 

Desejo que esteja bem !!

Encaminhei em dois momentos e mensagens distintas, meu posicionamento pessoal em relação a este assunto - na lista de diálogos da REBEA, em resposta ao seu e-mail. Reenvio as referidas mensagens, abaixo, na sequencia.

Com relação ao Coletivo que represento no Comitê Assessor do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, segue abaixo o posicionamento oficial do FBOMS - Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - para a demanda apresentada.

"Não vamos nos envolver neste momento na redação da BNCC, encaminhando sugestões sobre Educação Ambiental. Continuaremos na luta contra o desmonte do ensino público, gratuito e de qualidade. Prosseguiremos com resistência e com dignidade, na perspectiva das Sociedades Sustentáveis; como nos adverte, orienta e inspira o Tratado Internacional de Educação Ambiental".


Seguimos dialogando e agindo.

Forte abraço !!!!


Doroty Martos
Representante Titular do FBOMS no Comitê Assessor do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental 

"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática." – Paulo Freire




Em 18 de outubro de 2017 17:37, Renata Rozendo Maranhao <renata.maranhao@mma.gov.br> escreveu:

Prezados educadores,

 

Li com atenção todas as considerações e respeito a opinião de todos.

 

Considero estratégico o Órgão Gestor da PNEA dar sua contribuição para a BNCC diante da abertura dada pela Câmara Técnica de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que não é monolítica e é composta por representantes do governo e sociedade, inclusive por pessoas que contribuíram com a elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais de EA.

 

Reconheceram que o tema "Meio Ambiente" está frágil no documento, e que o MEC e o MMA poderiam apresentar uma proposta que atenda as legislações específicas.

 

Não vamos com essa contribuição mudar a estrutura do documento, mas será um respaldo para os estados e municípios trabalharem com a educação ambiental em seus currículos, próximas etapas que poderemos incidir mais significativamente.

 

Como o tempo é curto, toda ajuda será enriquecedora. Quem quiser contribuir individualmente será muito bem-vindo.

 

Em relação ao Comitê Assessor, só a Rebea (Guerra) e a Rupea (Cláudia) se posicionaram, estou aguardando a manifestação dos demais representantes.

 

Abraços,

 

Renata Maranhão

 

 

 





Doroty Martos <dorotymartoss@gmail.com>

17 de out (Há 3 dias)
para REBEA

Olá Vitor e Gente Boa

Desejo que estejam bem !!

Mano Vitor, agradeço muito que tenha socializado conosco a mensagem do Sr. Felipe Felisbino.

Você afirma que o "Sr. Felipe  Felisbino da CGEAT-MEC enviou msg. para algumas pessoas que havia se pronunciado em relação à msg da Renata Maranhão /  MMA.". Confesso que gostaria de saber para quem mais ele enviou esta resposta. 

Me posicionei publicamente a respeito, na lista da REBEA e ele estava copiado na mensagem....e não recebi esta resposta vinda dele. Não se trata de ficar "chateadinha" porque ele não me copiou; trata-se de ser inserida como pessoa que se pronunciou publicamente e nominalmente a ele e Renata (que atravessa um momento delicado em família e merece nosso total apoio e respeito)

Soma-se a isso o fato de que sou Membro Titular do Comitê Assessor do Órgão Gestor da Politica Nacional de Educação Ambiental e, nem nesta condição, fui incluída nos destinatários da referida mensagem - para dar a devida devolutiva às bases que represento no referido Comitê, neste caso o FBOMS.

Mas, este tipo de descuido (pra não dizer descaso, que estamos vivenciando em vários espaços) não é o foco central - no momento. Precisamos colaborar com a Facilitação Nacional da REBEA, que é o espaço decisório legítimo da Rede, diante da demanda que se apresenta.

Respondo aqui, porque desde o início publiquei minha opinião nesta lista de diálogos da REBEA,  sabendo que Patrícia e Zysman  (interlocutores da REPEA) estão organizando o posicionamento da referida Rede da malha e a encaminharão para a Facilitação Nacional.

Minha reflexão postada no dia 14 de outubro (que consta copiada nas mensagens abaixo) e outras reflexões que fiz, em diálogos com relevantes Educadoras/es Ambientais e Ativistas do campo socioambiental brasileiro, me levam ao seguinte posicionamento:
Não devemos nos envolver neste momento na redação da BNCC, encaminhando sugestões sobre Educação Ambiental.

Como disseram (em síntese), a querida Mana Rachel e o Mano querido Herman:
"Eles passarão" !! 


Seguimos dialogando e agindo !!

Forte abraço !!!!


Doroty Martos
Representante Titular do FBOMS no Comitê Assessor do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (MEC-MMA)

"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática." – Paulo Freire





--------- Mensagem encaminhada ----------
De: Doroty Martos <dorotymartoss@gmail.com>
Data: 14 de outubro de 2017 22:26
Assunto: Re: [Reasulcgp] [REBEA] Re: [facilitacao_rebea] Fwd: Meio Ambiente - BNCC / CIJMA
Para: "REBEA@yahoogrupos.com.br" <REBEA@yahoogrupos.com.br>
Cc: Renata Maranhao <renata.maranhao@mma.gov.br>, "Lista de Discussão da Comissão de Gestão Participativa (CGP) da REASul" <reasulcgp@listas.univali.br>, forumbrasileiro <forumbrasileiro@yahoogrupos.com.br>, "EAmbientalAgenda21_FBOMS@googlegroups.com" <EAmbientalAgenda21_FBOMS@googlegroups.com>, "facilitacao_rebea@yahoogrupos.com.br" <facilitacao_rebea@yahoogrupos.com.br>, Felipe Felisbino <felipefelisbino@mec.gov.br>



Prezada Renata, prezado Felipe Felisbino 

Desejo que estejam bem !!


Agradeço que tenham levado nossos encaminhamentos para a reunião com a Câmara Técnica, contudo, me causa estranheza a informação que lhes foi passada: "Eles só tinham identificado 1 contribuição protocolada sobre o tema por meio das consultas públicas"........mas, isso não é o tema central aqui proposto e o objetivo maior que temos a alcançar.

Lendo atentamente as reflexões expostas por Marcos, Zysman e Guerra, me sinto contemplada em termos de questionamentos e provocações, diante do que se apresenta.
Creio que eles trazem relevantes pontos acerca do processo que envolve a BNCC, no que diz respeito a inserção da Educação Ambiental e também contemplam o que pactuamos durante o IX FBEA.

Concordo que precisamos ter clareza do que esta "oportunidade" de receber algumas propostas/sugestões, significa de fato.

Penso que, de maneira nenhuma, podemos continuar elaborando propostas, planos de ação e excelentes trabalhos para serem apenas "apresentados" aos "tomadores/as de decisão", não surtindo efeito na prática, principalmente no que diz respeito a deliberar sobre encaminhamentos e implementação de ações. Temos vivenciado esse tipo de situação em vários processos de "consulta", principalmente quando se destinam à sociedade civil. 

E temos enfrentado duas situações bem delicadas: 
Diante de nosso comprometimento e atitude ativista, trabalhamos muito e "de graça" para alguns setores - principalmente o poder público - sempre na esperança de que nossas contribuições serão levadas a sério e que se tornarão orientadoras para a ação. 
Em outras situações, nos envolvemos tanto (pelos motivos acima expostos) que acabamos "bobeando", somos pegos de surpresa......e acabamos servindo de "boi de piranha"....E, o pior, é quando nos damos conta de que ajudamos a "validar/certificar" processos em que era "obrigatório ou democrático" fazer uma consulta junto à sociedade civil......e "passamos recibo"..... 
Como resultado de tanto esforço à toa, somos citadas/os nos "relatórios" que afirmam: "a base, a sociedade civil" foi consultada.

Na minha opinião, se não for pra ser de verdade, não vale a pena contribuir.

Reitero meu agradecimento e profundo reconhecimento de que, ainda temos SIM, grandes parceiras/os atuando no poder público. Equipes compostas por pessoas comprometidas com "outra educação que queremos". Gente que assume com dignidade a relevante condição de Servidora/or público e, cotidianamente, demonstra atitudes voltadas para "outro mundo possível", na perspectiva das Sociedades Sustentáveis - como nos adverte e inspira o Tratado Internacional de EA.

Forte abraço !!!!


Profa. MSc. Doroty Martos

Gestora Ambiental - Pós Graduada em Docência do Ensino Superior

Mestre em Educação Ambiental para a Sustentabilidade

Coordenadora do Cineclube Socioambiental "EM PROL DA VIDA"

Membro do GT Sociedade Civil para a Agenda 2030 e ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Representante Titular do FBOMS no Comitê Assessor do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental 


"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática." – Paulo Freire 

--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista atualmente é cuidada por Edna Costa.
 
Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
ednacosta@gmail.com ou raphael@5elementos.org.br
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
listarepea@googlegroups.com
 
Para mais opções e configurações, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "ListaRepea" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to listarepea+unsubscribe@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário