Curso de Matemática Recreativa com o professor Bigode.
CURSO de VERÃO no IME-USP de 17 a 24 de janeiro de 2018
O curso é aberto a qualquer professor/a, estudantes de graduação ou pós e interessados, contará créditos para o Mestrado em Ensino do IME.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
PROGRAMAÇÃO
Objetivos:
- Explorar a Matemática Recreativa como recurso didático para o ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica;
- Apresentar um panorama da Matemática Recreativa desde a Antiguidade clássica até os tempos atuais;
- Explorar suas possibilidades didáticas para além dos aspectos motivacionais, focando na investigação e nas estratégias de resolução de problemas;
- Desenhar sequências didáticas e elaborar projetos intra e interdisciplinares a partir da Matemática Recreativa.
Justificativa:
O valor didático da Matemática Recreativa (MR) está largamente reconhecido em todo o mundo. Martin Gardner, que foi o principal popularizador da matemática do século XX, por meio de sua coluna na Scientific American dizia que "(..) num certo sentido a matemática recreativa é matemática pura não contaminada pela utilidade, mas não deixa de ser matemática aplicada, pois vai ao encontro da universal necessidade humana de distração".
A Matemática Recreativa é uma subárea da Matemática, reconhecida e indexada no Mathematics Subject Classification (MSC); há grupos de pesquisa sobre MR em todo o mundo, seus trabalhos são divulgados em publicações especializadas e em congressos internacionais.
Neste curso, pretende-se tratar de sua importância e possibilidades para o Ensino da Matemática, para além dos aspectos lúdicos e motivacionais. A abordagem a terá como foco os processos de pensamento matemático, em especial, a investigação, a problematização, o raciocínio e as conexões intra e interdisciplinares.
Conteúdo:
História da Matemática Recreativa; matemáticos & recreacionistas: Lewis Carrol, Édouard Lucas, Sam Loyd, Henry E. Dudeney, Martin Gardner, Malba Tahan;
Tópicos: dissecções, polígonos, mosaicos, tesselações (arte muçulmana e M. C. Escher); geometria combinatória: poliminós; figuras equidecomponíveis e figuras equivalentes, teorema Bolyai-Gerwein; curvas: de largura constante, curvas de perseguição, cônicas e ovais; Teorema de Pitágoras de múltiplas perspectivas (ternas pitagóricas e demonstrações); regularidades e teoria dos números: conjectura de Goldbach, primos de Mersenne, teoremas de Fermat; paradoxos e falácias; sequências: de Fibonacci, números figurados; topologia recreativa; razões especiais (pi, fi e rqd2); jogos e quebra-cabeças matemáticos.
MATEMÁTICA RECREATIVA É COISA SÉRIA (mas não é sisuda)
Para respostas muito específicas, por favor responda diretamente ao autor.
Para membros postarem neste Grupo: profmat@googlegroups.com
Para convidar novos membros e ver as contribuições deste Grupo: http://professoresdematematica.com.br
Nosso Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/profsmat/
Para receber um e-mail diário com o resumo das mensagens do dia, envie um e-mail para leo.akio@yahoo.com.br
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Professores de Matemática" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para profmat+unsubscribe@googlegroups.com.
0 comentários:
Postar um comentário