RES: {ListaRepea} Posicionamento Repea - Apoio Marcos Sorrentino

Olá pessoal, também concordo com a assinatura da REPEA.

 

Para além disso, quem quiser incluir suas instituições deverá enviar um emaila para a Profa. Michèle Sato, que está incluindo no manifesto de entidades.

 

Segue abaixo:

 

"MANIFESTO DE ENTIDADES

Elaboramos uma nota de repúdio (abaixo) e pergunto se existe algum coletivo que assinaria o manifesto. Podem mandar os nomes diretamente para: michelesato@gmail.com

Agradecimentos
......................................
NOTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DE REPÚDIO AO CERCEAMENTO DA LIVRE EXPRESSÃO

As instituições de pesquisa, movimentos sociais, coletivos, entidades governamentais e ONGs, abaixo assinados manifestam-se a favor da livre expressão na Universidade e repudiam com veemência a instalação de uma Comissão Sindicante e a convocatória do Professor Marcos Sorrentino e de outro servidores para uma oitiva pela direção da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP) com a finalidade de investigar uma atividade acadêmica organizada em conjunto com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e outras 20 entidades e grupos de extensão que atuam em Piracicaba.

De caráter nitidamente intimidatório e autoritário, a ação também denota triagem ideológica dada a seletividade e diferença de tratamento demonstrado em relação a outros eventos (de perfis mercadológicos), em detrimento a este, essencialmente social e voltado para uma justa causa (da agricultura familiar, da agricultura campesina e da agroecologia) que remonta a desafios históricos e estruturais que o nosso país ainda não superou, relacionados à questão da concentração fundiária, da desigualdade social e da degradação ambiental.

Ao invés de adotar a prática democrática do diálogo para a busca de eventuais esclarecimentos ou entendimentos, optou-se por utilizar a frieza de um procedimento formalmente burocrático, imprimindo ao ambiente desta instituição pública os signos de um tempo de exceção e obscurantismo que torna a assombrar o país. Este assombro também se expressa por meio das múltiplas faces e ações derivadas do golpe em curso desde agosto de 2016, lesionando não apenas a Constituição de 1988 e o estado democrático de direito, mas também ameaçando direitos sociais essenciais e a soberania nacional.

A característica do ato burocrático empreendido pela Comissão Sindicante instalada pela ESALQ/USP se soma a uma indigesta agenda regressiva e epistemologicamente colonizadora, que se vale de antivalores como a apologia do ódio ao diferente, de escolas sem pensamento crítico, de criminalização de movimentos sociais, de censura e outras expressões de barbárie.

Entendemos também que este ato vai contra os princípios de uma universidade democrática, comprometida com a sociedade e que busca o diálogo para a construção de um mundo mais justo e solidário.

Por tudo isso, e também por vermos afrontada a trajetória digna, solidária, altiva e luminosa de um grande mestre (inconfundivelmente comprometido com um Brasil, uma América Latina e um mundo mais justo, pacífico, democrático e sustentável, é que manifestamos a nossa indignação contra a tentativa de naturalização da opressão.

Esperamos que a nossa expressão reverbere em apoio a todos os servidores da USP e todas as pessoas que lutam pela reforma agrária, às organizações de base e aos movimentos sociais, assim como em uma universidade mais comprometida com o povo e que contribua para o restabelecimento da democracia no nosso país.

Nenhum direito a menos!
Por uma universidade democrática!
Pela anulação do golpe!
Pela volta da democracia!

Assinam:

MOVIMENTO REBELIÃO
Associação Brasileira de Homeopatia Popular, ABHP
Central Única das Favelas, CUFA
Centro Burnier Fé e Justiça, CBFJ
Centro de Direitos Humanos Dom Máximo Biennès, CDHDMB
Centro de Pastoral para Migrantes
Conselho Indigenista Missionário, CIMI
Curso de Especialização em Educação Ambiental Campesina, EAC-UFMT
Educadores Ambientales en Red de Argentina
Fórum de Direitos Humanos e da Terra, FDHT-MT
Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento, FORMAD
Fundo Brasileiro de Educação Ambiental, FunBEA
Grupo de Estudos e Pesquisas em Ecologia Política, UFF
Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade, UFRRJ
Grupo de Pesquisa SobreNaturezas, RS
Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte – GPEA-UFMT
Instituto Caracol, ICA
Instituto de Salud Socioambiental Fac Cs Médicas (UNR/Rosário-Argentina)
Instituto Ecoar pela Cidadania
Instituto Gaia
Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, MST-MT
Mutirão Agroflorestal
Núcleo de Estudos em Agroecologia e Nova Cartografia Social /UFRB
Ouvidoria Geral da Defensoria Pública MT
Rede de Educação e Informação Ambiental de Goiás, REIA-GO
Rede Internacional de Educação Ambiental e Justiça Climática, REAJA
Rede Mato-Grossense de Educação Ambiental, REMTEA
Rede Trilha da Vida de Formação em Educação Ambiental por Biomas Brasileiros
Sala Verde Observatório de Educação, Saúde, Cidadania e Justiça Socioambiental - Vale do Itajaí -SC

 

 

 

 

 

Abs,

 

 

Edna Costa

ednacosta@gmail.com

55 16 991587792

Whatsapp: 55 16 993559980

Skype: ednacostasim

 

"Um rio é como um espelho que reflete os valores e comportamentos da nossa sociedade. Você já olhou para o rio da sua cidade hoje?"

 

 

¬¬

 

 

 

De: listarepea@googlegroups.com [mailto:listarepea@googlegroups.com] Em nome de Zysman Neiman
Enviada em: domingo, 5 de novembro de 2017 20:19
Para: REPEA <listarepea@googlegroups.com>
Assunto: Re: {ListaRepea} Posicionamento Repea - Apoio Marcos Sorrentino

 

Patrícia. 

 

REPEA deve assinar imediatamente. 

Sem pestanejar! 

 

Bjos, 

 

Zysman

 

Em 5 de nov de 2017 15:54, "Patricia Martin Alves" <patricia_alves1@anhanguera.com> escreveu:

Boa tarde colegas

 

Acredito que a maioria das pessoas desta lista já tenha conhecimento por meio de outras listas e também pelo grupo do WhatsApp sobre a questão da oitiva para investigação de uma atividade acadêmica organizada em conjunto com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Segue abaixo o link:

 

http://www.adusp.org.br/index.php/demousp/2953-professor-da-esalq-e-submetido-a-sindicancia-por-organizar-atividade-academica-com-mst

Professor da ESALQ é submetido a sindicância por organizar atividade acadêmica com MST

 

 

Diante deste absurdo, a REBEA juntamente com as redes locais está elaborando uma nota de repúdio. 

 

Na minha opinião, precisamos nos posicionar quanto REPEA e por isso é necessário o consentimento de todos nesta questão. Podemos então enviar nosso apoio como REPEA? 

 

Abaixo a nota de repúdio em construção: 

 

Nota de repúdio

As instituições de pesquisa, movimentos sociais, coletivos, entidades governamentais e ONGs, assim como os indivíduos abaixo assinados repudiam com veemência a instalação de uma Comissão Sindicante e a convocatória do Professor Marcos Sorrentino para uma oitiva pela direção da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP) com a finalidade de investigar uma atividade acadêmica organizada em conjunto com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

De caráter nitidamente intimidatório e autoritário, a ação também denota triagem ideológica dada a seletividade e diferença de tratamento demonstrado em relação a outros eventos (de perfis mercadológicos), em detrimento a este, essencialmente social e voltado para uma justa causa (da agricultura familiar e da agroecologia) que remonta a desafios históricos e estruturais que o nosso país ainda não superou, relacionados à questão da concentração fundiária, da desigualdade social e da degradação ambiental.

Ao invés de adotar a prática democrática do diálogo para a busca de eventuais esclarecimentos ou entendimentos, optou-se por utilizar a frieza de um procedimento formalmente burocrático, imprimindo ao ambiente desta instituição pública os signos de um tempo de exceção e obscurantismo que torna a assombrar o país. Este assombro também se expressa por meio das múltiplas faces e ações derivadas do golpe em curso desde agosto de 2016, lesionando não apenas a Constituição de 1988 e o estado democrático de direito, mas também ameaçando direitos sociais essenciais e a soberania nacional.

A característica do ato burocrático empreendido pela Comissão Sindicante instalada pela ESALQ/USP se soma a uma indigesta agenda regressiva e epistemologicamente colonizadora, que se vale antivalores como a apologia do ódio ao diferente, de escolas sem pensamento crítico, de criminalização de movimentos sociais, de censura e outras expressões de barbárie.

Por tudo isso, e também por vermos afrontada a trajetória digna, solidária, altiva e luminosa de um grande mestre da estatura do Professor Marcos Sorrentino (inconfundivelmente comprometido com um Brasil, uma América Latina e um mundo mais justo, pacífico, democrático e sustentável), é que manifestamos a nossa indignação contra a tentativa de naturalização da opressão.

Esperamos que a nossa expressão reverbere em desagravo à pessoa do Professor Marcos Sorrentino, em mais respeito à luta pela reforma agrária, às organizações de base e aos movimentos sociais, assim como em uma universidade mais comprometida com o povo e que contribua para o restabelecimento da democracia no nosso país.

 

Fico no aguardo das manifestações

 

Patricia Martin Alves

Fone: 11 98228-4378

--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista atualmente é cuidada por Edna Costa.
 
Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
ednacosta@gmail.com ou raphael@5elementos.org.br
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
listarepea@googlegroups.com
 
Para mais opções e configurações, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "ListaRepea" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to listarepea+unsubscribe@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista atualmente é cuidada por Edna Costa.
 
Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
ednacosta@gmail.com ou raphael@5elementos.org.br
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
listarepea@googlegroups.com
 
Para mais opções e configurações, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "ListaRepea" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to listarepea+unsubscribe@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário