[Profs Mat:8841] Nota Publica da SBEM sobre a conjuntura atual

A Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), cumprindo sua responsabilidade social como sociedade civil atuante na área de Educação, vem externar publicamente sua extrema preocupação com a alarmante escalada de ameaças à democracia, concretizadas pela apologia ao obscurantismo cultural e científico, à violência, à tortura e a todas as formas de intolerância. Os reais interesses escondidos nesses ataques são um projeto de país voltado para a concentração de renda e de direitos em pequenos grupos, com o desmonte da soberania nacional, com a precarização do trabalho e dos diretos – o que corresponde a um retrocesso que pretende destruir todas os avanços sociais, especialmente nos campos da Educação, da Saúde e dos Direitos Trabalhistas, conquistados a duras penas por todos os governos democráticos depois do fim da ditadura. Para que esse projeto de retrocesso tenha sucesso, será preciso, em especial, destruir a Educação em seu sentido mais amplo, como um pilar essencial da democracia; em detrimento de um modelo instrucional que só capacita seus egressos a ocupar posições sociais e de trabalho que não são escolhidas por eles próprios, e das quais eles podem nem mesmo estar plenamente cientes.
Sendo assim, a Sociedade Brasileira de Educação Matemática vem se pronunciar publicamente em uma posição veementemente contrária a qualquer proposta ou plataforma política que firam os princípios fundantes da democracia, do respeito e da incorporação da diversidade de raça, credo, gênero, orientação sexual, identidade de gênero; que cerceiem a liberdade de atuação profissional de professoras e professores, respeitados os princípios básicos da ética da profissão; a imposição de currículos baseados em pautas autoritárias, sem compromissos com a produção científica e cultural da humanidade; a escola como espaço de reflexão crítica e de produção de saberes.
Dada a gravidade das ameaças que se avizinham consideramos que no momento não cabem posições de neutralidade. Nas palavras de Paulo Freire, "Não existe educação neutra. Toda neutralidade afirmada é uma opção escondida." Alinhamo-nos, sempre, com a opção pela Escola para a reflexão, criatividade, produção de saberes, autonomia e liberdade.
* Colaboração do Prof. Dr. Victor Giraldo (UFRJ).


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