Re: [Profs Mat:8877] Efeito da reforma do Ensino Médio

Caro Léo


A academia deve ficar com a pulga atrás da orelha e não cair nas armadilhas do governo.

Nada está garantido no MEC atual, no anterior também não estava devido à inconsistência da proposta em si da BNC C e da Reforma do Ensino Médio que na época era defendida por algumas empresas como a Ambev, Instituto Ayrton Senna, Itaú-Unibanco, etc. com apoio da ala tucana do governo Temer, que tinha vínculos com estas empresas. Business + ideologia

A universidade foi atropelada e piscou, tendo sido alijada da construção da BNCC.
Neste governo vai ficar ainda pior e mais alijada porque o fundamentalismo dos dirigentes do MEC só vê o fantasma da sexualidade dos outros (qual é o problema deles?) que lhes causam urticárias, e uma suposta hegemonia marxista nas metodologias e abordagens didáticas. Neste sentido Piaget, Paulo Freire e Darcy Ribeiro, entre outros, são considerados personas non gratas. Éca!

NÃO VAI DAR CERTO.

Por outro lado a Universidade corre o risco de se tornar refém da batalha ideológica. 

Não deveria tentar dar respostas apressadas sobre fatos supostamente "consumados" e sim assumir seu papel crítico e de investigação aprofundada.

A Sociedade Brasileira de Computação deu um exemplo recente. Primeiro tentou oferecer sua contribuição para a construção da BNCC, e uma vez não tendo sido considerada (como ocorreu com quase todas instituições universitárias e sociedades científicas), produziu um documento crítico devastador contra a BNCC publicada.

Lamentavelmente os matemáticos ficaram em cima do muro e os educadores matemáticos reagir timidamente para meu gosto.

A Reforma do Ensino Médio não vai vingar.

Vc está aí na Unicamp, recomendo conversar (ou acessar o blog) do Professor Luiz Carlos de Freitas ex-diretor da FE-UNICAMP

Abraços

Bigode
PS1.: Nao se trata de uma posição pessoal, estou amparado por um conjunto de dados e investigações, pois além de educador matemático, também sou jornalista com especialização em divulgação científica, e sou membro do JEDUCA que é a Associação de Jornalistas de Educação.

PS2.: Criei uma página de crítica e denuncia das barbaridades da BNCC em 2016

Enviado do meu iPhone

Em 20 de fev de 2019, à(s) 14:42, Leo Barichello <barichello@gmail.com> escreveu:

Olá colegas professores,

Gostaria de levantar um tópico de discussão para a lista: qual é a opinião e experiência de vocês sobre o impacto da Reforma do Ensino Médio?
Eu sei que ainda não exise um texto final sobre a reforma e há muitos itens em aberto ainda, mas algumas coisas parecem certas, como a criação dos itinerários formativos e a consequente flexibilização do currículo.

Mais especificamente, acho que seria legal sabermos e discutirmos como estão os planos e as conversas nas escolas acerca dessa tema.
Quais são as expectativas? O que precisará ser feito nas escolas? Quais parecem ser os maiores entraves? O que poderia ser feito pra facilitar a incorporação da reforma pelas escolas?

Vejam que eu não estou propondo uma discussão sobre a relevância ou concordância com a tal reforma (isso pode ser tema de uma outra discussão), mas sobre o que escolas e professores estão conversando, discutindo e fazendo tendo em mente o momento em que ela será efetivada.

Essa conversa poderia servir para informar iniciativas de universidades que estejam interessadas em ajudar professores e escolas quando a tal reforma de fato se concretizar e até mesmo escolas que estejam tentando se achar no meio dessas mudanças.

Vamos lá?

Abraços

--
Pós-doutorando no PECIM - Unicamp

--
Para respostas muito específicas, por favor responda diretamente ao autor.
 
Para membros postarem neste Grupo: profmat@googlegroups.com
 
Para convidar novos membros e ver as contribuições deste Grupo: http://professoresdematematica.com.br
 
Nosso Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/profsmat/
 
Para receber um e-mail diário com o resumo das mensagens do dia, envie um e-mail para leo.akio@yahoo.com.br
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Professores de Matemática" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para profmat+unsubscribe@googlegroups.com.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário