PLEASE TAKE NOTE
NOVO MAIL PARA MARCELO C. BORBA marcelo.c.borba@unesp.br
---------- Forwarded message ---------
De: Liliane Xavier Neves <lxneves@uesc.br>
Date: sáb., 1 de fev. de 2020 às 20:56
Subject: [Pgem-l] Convite - Defesa de doutorado
To: <pgem-l@listas.rc.unesp.br>
De: Liliane Xavier Neves <lxneves@uesc.br>
Date: sáb., 1 de fev. de 2020 às 20:56
Subject: [Pgem-l] Convite - Defesa de doutorado
To: <pgem-l@listas.rc.unesp.br>
Prezados,
Meu orientador e eu, temos a honra de convidá-los para a defesa de minha
Tese de Doutorado, intitulada: *Intersemioses em vídeos que expressam
ideias matemáticas: interações para a produção na Educação a Distância*.
A sessão de defesa será realizada no dia 04/02/2020, terça-feira, às 14:00
horas, no Anfiteatro Prof. Dr. Mário Tourasse Teixeira, contando com a
presença/participação virtual da banca examinadora:
Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba (orientador) - Unesp/Rio Claro (SP)
Profa. Dra. Aparecida Chiari - UFMS/Campo Grande (MS)
Prof. Dr. Danyal Farsani - Universidad de Chile/ Santiago (Chile)
Prof. Dr. Ricardo Scucuglia - Unesp/São José do Rio Preto (SP)
Profa. Dra. Vanessa Oechsler - IFSC/Campus Gaspar (SC)
Resumo:
Em um contexto em que os vídeos sobressaem como uma tecnologia que estimula
os sentidos na produção de conhecimento matemático, levando a uma nova
forma de conhecer, a pesquisa intitulada *Intersemioses em vídeos que
expressam ideias matemáticas: interações para a produção na Educação a
Distância* buscou compreensões em torno da seguinte pergunta: Como
licenciandos em Matemática da Educação a Distância combinam recursos
semióticos ao utilizarem vídeos digitais para expressar ideias matemáticas?
Essa pergunta reflete o interesse nas escolhas de recursos semióticos como
linguagem, simbolismo matemático, imagens, linguagem corporal, músicas e
sons, além do papel dos vídeos digitais na realização de suas combinações a
fim de produzir significados no discurso matemático. A pesquisa foi
desenvolvida com duas turmas do curso de licenciatura em Matemática de
Educação a Distância da Universidade do Estado da Bahia, a partir da
proposta de uma atividade de produção de vídeos sobre ideias matemáticas. A
metodologia aplicada foi qualitativa e a observação participante virtual
foi adotada para acompanhamento das produções de vídeos em fóruns do
ambiente virtual de aprendizagem do curso. A Sistêmico Funcional – Análise
do Discurso Multimodal foi adotada como abordagem teórica, fundamentando a
investigação em torno das estratégias utilizadas nas combinações dos
recursos semióticos, as intersemioses, nos vídeos produzidos pelos
estudantes. A análise multimodal dos vídeos selecionados sugere que os
estudantes participantes da pesquisa recorrem a linguagem verbal, as
imagens matemáticas e o simbolismo matemático em intersemioses para
expressar ideias matemáticas, sem alterar suas funcionalidades específicas
para o vídeo em um contexto formal inserido para explicar a ideia
matemática. Recursos cinematográficos foram utilizados para introduzir o
problema matemático em um contexto de aplicabilidade. Os gestos foram
utilizados com o intuito de reforçar ou materializar elementos do discurso
matemático no vídeo. A música funcionou como elemento motivador, evocando
emoções a fim de proporcionar um ambiente informal para a discussão
matemática; as imagens em movimento foram utilizadas para situar o problema
matemático proposto no vídeo em um contexto considerando imagens reais,
além de proporcionarem a demonstração de simulações de eventos matemáticos
no vídeo. Desta forma, a natureza multimodal do vídeo possibilitou que os
sujeitos da pesquisa realizassem intersemioses entre os recursos semióticos
presentes no discurso matemático tradicional e outros recursos específicos
da linguagem cinematográfica. Essas combinações potencializaram as
possibilidades de expansão semântica nas intersemioses realizadas com esses
recursos semióticos.
Atenciosamente,
Liliane Neves
Profª Ma. Liliane Xavier Neves
Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas - DCET
Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente
Computacional-GPEMAC
_______________________________________________
Pgem-l mailing list
Pgem-l@listas.rc.unesp.br
http://listas.rc.unesp.br/mailman/listinfo/pgem-l
Para respostas muito específicas, por favor responda diretamente ao autor.
Para membros postarem neste Grupo: profmat@googlegroups.com
Para convidar novos membros e ver as contribuições deste Grupo: http://professoresdematematica.com.br
Nosso Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/profsmat/
Para receber um e-mail diário com o resumo das mensagens do dia, envie um e-mail para leo.akio@yahoo.com.br
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Professores de Matemática" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para profmat+unsubscribe@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/profmat/CAKh-VQLn1x7Jz1MXQxn0CATfFJ3iz1boTyokYfNFNR9y02LrMA%40mail.gmail.com.
0 comentários:
Postar um comentário