RE: ajuda com cças de 1 a 2 anos

Boa noite Lucimeire,
meu nome é Elizabete e sou coordenadora de uma creche, parabéns pela classeSmiley
no começo quando começamos a trabalhar com esta faixa etária assusta mas pode ficar tranquila 
depois vc vai ver como é gostoso ver o progresso deles. Bom mas vamos lá.
Eu sou de Araras interior de São Paulo- e vou te dizer como trabalhamos aqui.
contamos uma história por dia, livro com figuras grandes e histórias curtas e bem coloridas.
no começo entregamos revistas para ele folhear e com o tempo entregamos livros de histórias sempre falando para não rasgar
com o tempo ele aprendem a somente folhear os livros.
esquece as folhas de sulfite se vc for fazer algum trabalho é sempre cartaz no coletivo
vc deve ter monitora ( outra pessoa para ficar com vc e te ajudar).ela olha os outrosfazendo algumas atividade (brincadeira)
enquanto vc chama um de cada vez para fazer o cartaz. CANTE BASTANTE MÚSICAS VARIADAS COM GESTOS BRINCADEIRAS PARA IDADE DELES.
nesta faixa etária trabalhamos bastante identidade e autonomia, trabalhamos por eixos veja:

JUSTIFICATIVA: Este projeto será desenvolvido para que o aluno se torne mais independente e autônomo. Adequando sua maturidade e suas experiências a novas descoberta e aprendizados.

Objetivo Geral: Desenvolver harmonicamente os aspectos físicos, psíquicos sociais, respeitando sua maturidade emocional.

Desenvolver a psicomotricidade da criança através do corpo e movimento.

 

EIXOS TRABALHADOS:

Eixo ( principal): Identidade e Autonomia

Natureza e Sociedade,Matemática, LOE, Música,Movimento,Artes Visuais.

OBJETIVOS:

IDENTIDADE e AUTONOMIA: Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites;

Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionados à saúde e higiene;

Brincar;

Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses

Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia;

 

LOE: Interessar-se pela leitura de histórias;

Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias, etc.

Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;

MAT:estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem de 1 a 5, relações espaciais, grandezas, formas geométricas, cores primárias.

ARTES VISUAIS: Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artísticas.

Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos (giz-de-cera, guache, etc) sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão  e comunicação;

NATUREZA e SOCIEDADE: Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, plantas e objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.

MÚSICA: Ouvir, perceber e discriminar sons diversos, produções musicais;

Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.

MOVIMENTO:  Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;

Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interações;

Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc, desenvolvendo atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras;

Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento,etc. para uso de objetivos diversos;

CONTEÚDOS:

IDENTIDADE e AUTONOMIA: comunicação e expressão de seus desejos, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas;

Reconhecimento progressivo do próprio corpo e das diferentes sensações e ritmos que produz;

Identificação progressiva de algumas singularidades e atitudes próprias;

Iniciativa para pedir ajuda nas situações em que se fizer necessário;

Realização de pequenas ações cotidianas ao seu alcance para que adquira maior independência;

Interesse em brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos;

Participação em brincadeiras de "esconder e achar" e em brincadeiras de imitação;

Escolha de brinquedos, objetos e espaços para brincar;

Respeito a regra simples de convívio social;

Higiene do corpo com ajuda (higiene das mãos, nariz e higiene íntima, etc);

Expressão e manifestação de desconforto relativo à relativo à presença de urina e fezes na roupa;

Estimulação para que haja e interesse em utilizar o vaso sanitário;

Interesse em experimentar novos alimentos e comer sem ajuda;

Identificação  de situações de risco no seu ambiente (areia, sala de aula, mesa de refeição, etc).

 

LOE: uso da linguagem oral para comunicar-se nas diversas situações de interação presentes no cotidiano;

Participação em situações de leitura de diferentes como contos, poemas, parlendas, trava-línguas, versos, histórias infantis, etc.

Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita, reforçando a aprendizagem da visualização;

Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc.

MAT: utilização da contagem oral de 1 a 5 em brincadeiras e músicas junto com o professor em situações organizadas;

Manipulação e exploração de objetos e brinquedos descobrindo as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar rolar, transvasar, encaixar, etc.

ARTES VISUAIS: Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, etc., de meios, como tintas, água, areia, terra, argila, etc., e de variados suportes gráficos, como jornal papel, papelão, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc.

Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas, etc.

Cuidado como próprio corpo e dos colegas no contato  com os suportes e materiais de artes.

Observação e identificação de imagens diversas.

NATUREZA e SOCIEDADE: Possibilidade que oferecem de construção de uma visão de mundo integrada e relacional;

Possibilidade de ampliação do repertório de conhecimentos a respeito do mundo social e natural;

MÚSICA: Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e matérias sonoros diversos.

Interpretação de músicas e canções diversas;

Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;

Participação em situações que integrem música, canções e movimentos corporais.

MOVIMENTO: reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros;

Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral;

Exploração de diferentes posturas corporais (exemplo: de frente/ de costa/ em pé/ sentado / deitado como deitado como sentar-se em diferentes inclinações (exemplo: para um lado/ para outro lado/ para frente/ para trás ), deitar-se em diferentes posições (exemplo: de um lado/ de outro/ de frente/ de costas), ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda;

Ampliação progressiva da destreza para colocar-se no espaço por meio da possibilidade constante e arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar, etc.;

RESULTADOS ESPERADOS:

Ao final das atividades, o aluno deve ter autonomia em realizar situações da  vida diária e ser independente em circunstâncias que requeiram decisões.

Reconhecendo as partes do corpo, cores primárias e alguns valores importantes para um convívio harmonioso.

Desenvolvido a oralidade, sabendo da importância de se comunicar quando precisar de alguma coisa.

Respeitando as regras e limites, além de alimentar-se sozinho.

DESENVOLVIMENTO:

Durante o ano serão realizadas a seguintes atividades:

·                    Retirada de fraldas ( a partir de 1 ano e 9 meses)

·                    Alimentar-se sozinho e com a ajuda da professora;

·                    Rotina (refeições,  higiene, sono,  banho, água, etc.);

·                    Regras;

·                    Confecção de livros com as partes do corpo;

·                    Atividades de movimento na areia, com velotrol e centopéia;

·                    Brincadeiras com jogos de encaixe e brinquedos adequados à faixa etária;

·                    Músicas e danças;

·                    Atividades com as datas comemorativas;

·                    Identificação  das partes do corpo;

·                    Apresentação das cores primárias;

·                    Rodas da conversa;

·                    Trabalho com valores de amor, respeito, palavras mágicas, carinho;

·                    Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência estímulo/incentivo por parte do professor.

·                     Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.
Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinho à boca.

·                     Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.

·                    Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes do corpo. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca.

·                    Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).

·                    Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.

·                     Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).

·                    Trabalhos manuais com massinhas ou argila, deixando que estes manuseiem bastante.

·                    Recortes de papel com o uso dos dedos, pintura e colagem de materiais diverso.

·                    Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.

·                    Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.

·                    Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.

·                    Apresentação das cores primárias.

·                    Apresentação das formas geomátricas: círculo, quadrado e triângulo.

·                    Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.

·                    Contos de histórias curtas, poesias, parlendas, músicas;

·                    Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.

·                    Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.

·                    Exploração do ambiente escolar suas salas de aula, áreas externas para desenvolvimento de  atividades.

·                    O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.

·                    Imposição de limites e boas maneiras, dizendo "não" à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.

·                    Traçados simples: Coordenação Motora.

·                    Incursões pela escola desenvolvendo a coordenação motora global.

·                     Permitir que a criança seja independente.

·                    Uso do copo, toalha e escova de dentes.

·                    Trabalhos manuais com o uso de diversos materiais, como pintura a dedo, cola, papel, etc.

·                    Confecção de cartazes;

·                    Carimbo com as partes do próprio corpo.

·                    Expressões fisionômicas;

INDICADORES A SEREM USADOS PARA A AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS:

Observação direta e participativa com os sujeitos envolvidos. A avaliação deve buscar a criatividade e a integração de toda equipe escolar e a prática interdisciplinar.  Deverá ser contínua, envolvendo todas as atividades desenvolvidas, extraindo informações e novos conhecimentos.

CULMINÂNCIA:

Ao final do projeto, as crianças apresentarão maturidade e independência nas situações problemas. 
 
ESPERO TER AJUDADO ESTA É UMA PARTE DO QUE FAZEMOS.MONTEI UMA APOSTILA PARA AS PROFESSORAS DA CRECHE SÓ COM BRINCADEIRAS
PARA A IDADE DELES MAS SE VC PESQUISAR NA NET E NO www.youtube.com VC VAI ACHAR MUITA COISA
E QUALQUER COISA MEU EMAIL É bete.gabi@hotmail.com
UM ABRAÇO BETH Smiley piscando


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