JUSTIFICATIVA: Este projeto será desenvolvido para que o aluno se torne mais independente e autônomo. Adequando sua maturidade e suas experiências a novas descoberta e aprendizados.
Objetivo Geral: Desenvolver harmonicamente os aspectos físicos, psíquicos sociais, respeitando sua maturidade emocional.
Desenvolver a psicomotricidade da criança através do corpo e movimento.
EIXOS TRABALHADOS:
Eixo ( principal): Identidade e Autonomia
Natureza e Sociedade,Matemática, LOE, Música,Movimento,Artes Visuais.
OBJETIVOS:
IDENTIDADE e AUTONOMIA: Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites;
Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionados à saúde e higiene;
Brincar;
Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses
Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia;
LOE: Interessar-se pela leitura de histórias;
Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias, etc.
Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
MAT:estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem de 1 a 5, relações espaciais, grandezas, formas geométricas, cores primárias.
ARTES VISUAIS: Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artísticas.
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos (giz-de-cera, guache, etc) sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
NATUREZA e SOCIEDADE: Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, plantas e objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
MÚSICA: Ouvir, perceber e discriminar sons diversos, produções musicais;
Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
MOVIMENTO: Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interações;
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc, desenvolvendo atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras;
Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento,etc. para uso de objetivos diversos;
CONTEÚDOS:
IDENTIDADE e AUTONOMIA: comunicação e expressão de seus desejos, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas;
Reconhecimento progressivo do próprio corpo e das diferentes sensações e ritmos que produz;
Identificação progressiva de algumas singularidades e atitudes próprias;
Iniciativa para pedir ajuda nas situações em que se fizer necessário;
Realização de pequenas ações cotidianas ao seu alcance para que adquira maior independência;
Interesse em brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos;
Participação em brincadeiras de "esconder e achar" e em brincadeiras de imitação;
Escolha de brinquedos, objetos e espaços para brincar;
Respeito a regra simples de convívio social;
Higiene do corpo com ajuda (higiene das mãos, nariz e higiene íntima, etc);
Expressão e manifestação de desconforto relativo à relativo à presença de urina e fezes na roupa;
Estimulação para que haja e interesse em utilizar o vaso sanitário;
Interesse em experimentar novos alimentos e comer sem ajuda;
Identificação de situações de risco no seu ambiente (areia, sala de aula, mesa de refeição, etc).
LOE: uso da linguagem oral para comunicar-se nas diversas situações de interação presentes no cotidiano;
Participação em situações de leitura de diferentes como contos, poemas, parlendas, trava-línguas, versos, histórias infantis, etc.
Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita, reforçando a aprendizagem da visualização;
Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc.
MAT: utilização da contagem oral de 1 a 5 em brincadeiras e músicas junto com o professor em situações organizadas;
Manipulação e exploração de objetos e brinquedos descobrindo as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar rolar, transvasar, encaixar, etc.
ARTES VISUAIS: Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, etc., de meios, como tintas, água, areia, terra, argila, etc., e de variados suportes gráficos, como jornal papel, papelão, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc.
Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas, etc.
Cuidado como próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes.
Observação e identificação de imagens diversas.
NATUREZA e SOCIEDADE: Possibilidade que oferecem de construção de uma visão de mundo integrada e relacional;
Possibilidade de ampliação do repertório de conhecimentos a respeito do mundo social e natural;
MÚSICA: Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e matérias sonoros diversos.
Interpretação de músicas e canções diversas;
Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
Participação em situações que integrem música, canções e movimentos corporais.
MOVIMENTO: reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros;
Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral;
Exploração de diferentes posturas corporais (exemplo: de frente/ de costa/ em pé/ sentado / deitado como deitado como sentar-se em diferentes inclinações (exemplo: para um lado/ para outro lado/ para frente/ para trás ), deitar-se em diferentes posições (exemplo: de um lado/ de outro/ de frente/ de costas), ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda;
Ampliação progressiva da destreza para colocar-se no espaço por meio da possibilidade constante e arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar, etc.;
RESULTADOS ESPERADOS:
Ao final das atividades, o aluno deve ter autonomia em realizar situações da vida diária e ser independente em circunstâncias que requeiram decisões.
Reconhecendo as partes do corpo, cores primárias e alguns valores importantes para um convívio harmonioso.
Desenvolvido a oralidade, sabendo da importância de se comunicar quando precisar de alguma coisa.
Respeitando as regras e limites, além de alimentar-se sozinho.
DESENVOLVIMENTO:
Durante o ano serão realizadas a seguintes atividades:
· Retirada de fraldas ( a partir de 1 ano e 9 meses)
· Alimentar-se sozinho e com a ajuda da professora;
· Rotina (refeições, higiene, sono, banho, água, etc.);
· Regras;
· Confecção de livros com as partes do corpo;
· Atividades de movimento na areia, com velotrol e centopéia;
· Brincadeiras com jogos de encaixe e brinquedos adequados à faixa etária;
· Músicas e danças;
· Atividades com as datas comemorativas;
· Identificação das partes do corpo;
· Apresentação das cores primárias;
· Rodas da conversa;
· Trabalho com valores de amor, respeito, palavras mágicas, carinho;
· Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência estímulo/incentivo por parte do professor.
· Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.
Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinho à boca.
· Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
· Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes do corpo. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca.
· Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
· Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
· Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
· Trabalhos manuais com massinhas ou argila, deixando que estes manuseiem bastante.
· Recortes de papel com o uso dos dedos, pintura e colagem de materiais diverso.
· Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
· Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
· Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
· Apresentação das cores primárias.
· Apresentação das formas geomátricas: círculo, quadrado e triângulo.
· Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
· Contos de histórias curtas, poesias, parlendas, músicas;
· Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
· Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
· Exploração do ambiente escolar suas salas de aula, áreas externas para desenvolvimento de atividades.
· O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
· Imposição de limites e boas maneiras, dizendo "não" à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
· Traçados simples: Coordenação Motora.
· Incursões pela escola desenvolvendo a coordenação motora global.
· Permitir que a criança seja independente.
· Uso do copo, toalha e escova de dentes.
· Trabalhos manuais com o uso de diversos materiais, como pintura a dedo, cola, papel, etc.
· Confecção de cartazes;
· Carimbo com as partes do próprio corpo.
· Expressões fisionômicas;
INDICADORES A SEREM USADOS PARA A AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS:
Observação direta e participativa com os sujeitos envolvidos. A avaliação deve buscar a criatividade e a integração de toda equipe escolar e a prática interdisciplinar. Deverá ser contínua, envolvendo todas as atividades desenvolvidas, extraindo informações e novos conhecimentos.
CULMINÂNCIA:






0 comentários:
Postar um comentário