[ufam-ef] Jogos Paraolímpicos, pernas mecânicas, desdém e polêmica

Sim, tudo isso junto. Os Jogos Olímpicos de 2012 ultrapassaram a marca de 6 milhões de expectadores que assistiram a algum evento em Londres. A audiência potencial dos Jogos de Londres é de 4,8 bilhões de telespectadores. Se todas as horas da cobertura esportiva das emissoras fossem somadas, elas alcançariam o número de 100 mil horas, quase o dobro das registradas nos Jogos de Pequim em 2008 (61 mil).

Já os Jogos Paraolímpicos ficam sempre à sombra do evento principal, mesmo com a nossa delegação brasileira fazendo muito, mas muito bonito, ganhando 43 medalhas em Londres e ficando em sétimo lugar na classificação geral - com 21 medalhas de ouro, 14 prata e 8 bronze -, contra singelas 17 medalhas (no total, com apenas 3 de ouro) da equipe olímpica.

Com tudo isso na mesa, ainda tivemos um episódio bem intrigante no atletismo.


Alan Fonteles Oliveira, o nosso campeão (Imagem: divulgação)

Na final dos 200 metros (na categoria T44), o corredor biamputado e ícone do atletismo mundial, o sul-africano Oscar Pistorius, perdeu para o brasileiro Alan Fonteles Oliveira. Fazendo uma comparação boba, mas que clareia a conversa, seria como se um brasileiro desconhecido vencesse o Usain Bolt e tirasse do superstar a medalha de ouro.

Ao perder para o brazuca, Pistorius declarou que a corrida foi injusta. "Eu não posso competir contra Alan usando lâminas com esse comprimento", disse se referindo às próteses usadas por Alan, pois essas seriam 10 centímetros maiores, deixando o brasileiro mais alto do que deveria. Consequentemente, o nosso atleta paraolímpico teria vantagem na frequência de passadas.

Andam dizendo por aí que, nessa corrida, o sul-africano deu 98 passos até a linha de chegada, contra 92 do brasileiro, o que desmentiria todo o choramingo de Pistorius.

 


Link YouTube | Olha como o narrador desacredita quando vê o nosso Alan ultrapassando os três primeiros e vencendo a prova

Isso levanta a já velha polêmica sobre a vantagem de certas tecnologias no mundo do esporte, especialmente na questão dos paratletas. Daí que eu deixo a bola quicando pra vocês: será que a tecnologia pode dar muita vantagem para uns em detrimento de outros? Fonte: http://www.portalhomem.com.br/artigos/polemica-jogos-paraolimpicos

 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário