RE: [MEEF] URGENTE - Assinatura Nota de Repúdio a Direção do CEFD UFSM e em Apoio ao Boicote ao ENADE

CAEF UEM ASSINA!


______________________________________________________________________
Rogério Paes de Oliveira
Educação Física - Universidade Estadual de Maringá
Bolsista Programa Institucional de Bolsa a Iniciação a Docência - PIBID
Coletivo da Educação Física "Da Luta Não Me Retiro" DEF/UEM
O Capital - Projeto de Leitura do Livro O Capital
EDUFESC/ESTE - Educação, Educação Física Escolar e Marxismo
Maringá - Paraná
(44) 9886-1020
(44) 8441-2563
______________________________________________________________________

"As ideias dominantes nada mais são que expressão ideal das relações
materiais dominantes, as relações materiais dominantes concebidas como
ideias; portanto, a expressão das relações que tornam uma classe a classe
dominante, as ideias de sua dominação" (Karl Marx)



Date: Mon, 14 Jan 2013 13:52:10 -0200
Subject: [MEEF] URGENTE - Assinatura Nota de Repúdio a Direção do CEFD UFSM e em Apoio ao Boicote ao ENADE
From: guilherme.ufsm@gmail.com
To: meef-nacional@googlegroups.com; coordenadores_exneef@googlegroups.com; fenex@googlegroups.com; me-combativo-ufsm@googlegroups.com

Camaradas,

No ano de 2011 a educação física foi convocada a realizar o ENADE. Neste movimento, debatemos em assembléia estudantil o Boicote ao ENADE e em reunião com as turmas decidimos por construir o Boicote. Ao final de 2012, a nota saiu e tiramos Nota 1, fruto do boicote de grande maioria dos estudantes.

A partir da nota 1, a direção do CEFD e a coordenação sairam em ataque ao movimento estudantil, atuando junto a outros professores em sala de aula, que caracterizam que a atitude era equivocada e iria ocasionar o fechamento do curso. Isto repercurtiu negativamente na base estudantil e acabou fazendo com que nas eleições a entidade, tivemos a negativa da base estudantil a chapa que se colocava a se manter na entidade.

Com isso, voltamos do recesso de final de ano dispostos a tocar o debate do ENADE junto a estudantada e estaremos construindo atividades de debate e discussão em relação a isso. A primeira ação foi lançar um material sobre o Boicote e a atitude do diretor do CEFD que através do facebook manifestou repudio a tal atitude de forma a criminalizar o movimento.

Neste processo, tiramos a construção de uma nota de repudio ao diretor do CEFD e de apoio ao Boicote. Envio a Nota abaixo pedindo para que entidades como DAs, DCEs e Executivas se colocam a assiná-la. A assinatura, também é aberta a pessoas, professores, militantes e coletivos. A assinatura se dá com urgência pois estaremos trabalhando com a nota esta semana. Quem quiser confeccionar notas proprias de apoio, também é bem vindo!

Seguimos!

Nota de apoio ao Boicote ao ENADE e repúdio ao Diretor do CEFD/UFSM professor Marco Aurélio de Figueiredo Acosta

 

Temos vivenciado nos últimos anos, diversos ataques desferidos à educação superior, e entendemos que a universidade pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada ainda se mantém desta maneira devido à atuação de movimentos organizados de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos através de greves, boicotes e ocupações.

Nesse sentido, o Boicote ao ENADE realizado pelas turmas em 2011 e organizado pelo DACEFD se insere nessa política, enquanto forma de atuação combativa e articulada de setores que questionam essa forma meritocrática, punitiva e verticalizada de avaliação que não constata os reais déficits da educação pública.

Para nós, todos aqueles que se colocam contrários a isso, são defensores de uma universidade elitista, extremamente precarizada e colocada a venda pelos tubarões de educação. Uma destas pessoas é o diretor do CEFD/UFSM, o professor Marco Aurélio de Figueiredo Acosta.

Este, em relação ao Boicote ao ENADE, política construída na base dos estudantes do CEFD/UFSM e que fez com que o curso de Educação Física Licenciatura tirasse nota 1, se manifestou no facebook, rede de debates restrita, da seguinte maneira:

"Que equívoco foi feito no ENADE pelos alunos da licenciatura em E.física. O zero na prova de um grande número de alunos nos deu "Nota 1". Hoje se falou em suspender o vestibular do nosso curso. Quem vai responder por isso? Esses alunos que fazem do diretório uma filial de movimentos políticos? Quem vai dar explicações para essas famílias? Chega dessa visão estreita."

Assim, manifestamos nosso repúdio à atuação do professor truculenta e criminalizante, que em nada diz respeito à forma como um professor de nível superior, gestor público deveria agir em relação aos processos avaliativos e de construção democrática da universidade pública.

Este antes de tudo deveria cumprir seu papel de gestor público e olhar para os problemas estruturais e de formação já existentes no CEFD/UFSM e reivindicados há tempos pelos estudantes e pelo diretório acadêmico, se propondo a debatê-los publicamente, em espaços presenciais, buscando a sua solução.

Abaixo a ação truculenta do diretor do CEFD/UFSM Marco Aurélio de Figueiredo Acosta!

Todo apoio ao movimento estudantil, de luta e combativo do CEFD/UFSM!

Assinam esta nota:

Diretório Acadêmico do CEFD/UFSM – Gestão Lutar quando é fácil ceder!



--
Guilherme Stürmer Lovatto

DACEFD - UFSM Gestão 11/12 " Lutar quando é Fácil Ceder!" - Agitação e Propaganda

http://www.dacefdufsm.blogspot.com/
Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física - Gestão 12/13 - Coordenação de Finanças
http://www.exneef.libertar.org/

"A vida é bela, que as gerações futuras a limpem de todo o mal, de toda opressão, de toda violência e possam goza-lá plenamente." (Leon Trotsky)

--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário