{ListaRepea} Notícias e chamada de trabalhos do IV Seminário Internacional 2013 - Educação Superior e Paulo Freire



Caros Colegas do Histedbr, boa tarde!

Por gentileza, queiram colaborar conosco na divulgação dessas Notícias e Chamada de Trabalhos do IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO TEORIAS E POLÍTICAS  - "Paulo Freire e a Educação Superior"

Abraços e grato pela atenção,

Carlos Bauer


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IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO TEORIAS E POLÍTICAS

"Paulo Freire e a Educação Superior"
 
5 a 7 de novembro de 2013
 
 
 
 
            1. Introdução
 
            O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNINOVE) realizou o I Seminário Internacional de Educação, Teorias e Políticas, de 17 a 19 de novembro de 2003 e, mesmo sendo um programa de pós-graduação novo e apenas com o curso de mestrado, inseriu-o, com expressão, nas agendas nacional e internacional da área de educação. Além de contar com a participação de pesquisadores de renome no país, o evento também teve uma presença ativa de pensadores que são referências nas ciências sociais da contemporaneidade, como Atílio Borón, à época diretor do Conselho do Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), e António Nóvoa, da Universidade de Lisboa. O Seminário foi abrilhantado ainda com a participação de centenas de pesquisadores, de todas as regiões brasileiras, que inscreveram trabalhos e pôsteres.
            A segunda edição  do Seminário Internacional de Educação Teorias e Políticas,  realizado de 8 a 10 de novembro de 2006, teve como tema "Pesquisas e Políticas". Articulando-se com o Instituto Paulo Freire (IPF), o PPGE-UNINOVE abrigou, no evento, a reunião internacional do projeto Supporting International Networking and Cooperation in Educational Research (S.I.N.C.E.Re.) que, coordenado pela rede Menon, de Bruxelas, congregava vários países da Europa (Bélgica, Espanha, Finlândia, Grécia, Hungria, Inglaterra e Itália), da Ásia (Malásia) e da América Latina (Brasil e Colômbia). O Brasil era representado nesta Rede por uma equipe interinstitucional de pesquisadores do IPF e do PPGE-UNINOVE. Como um dos objetivos dessa edição do evento era o de confrontar pesquisadores, formuladores (policy makers), especialmente os gestores de agências de fomento da pesquisa educacional, e os protagonistas dessas políticas na ponta dos sistemas educacionais (stakeholders), os resultados foram os mais significativos possíveis, no sentido da articulação orgânica do financiamento da pesquisa na área de educação e da capitalização de seus resultados pelos formuladores e implementadores de políticas educacionais.
            Na terceira edição do Seminário Internacional, buscou-se a culminância do processo de reflexão iniciado no primeiro, que confrontou Teorias e Políticas Educacionais, passando pelo segundo, que pôs frente a frente pesquisadores e responsáveis pelas agências de fomento, na tentativa de responder a questões que estavam, cada vez mais, incomodando os protagonistas da pesquisa em educação, mormente os responsáveis por programas de pós-graduação stricto sensu na área: a) As teorias educacionais resultantes das pesquisas realizadas nos diversos países, especialmente aquelas que contam com a maior parte do "bolo" dos recursos públicos, orientam as políticas educacionais formuladas e implementadas por este mesmo poder público financiador das primeiras? b) As pesquisas de maior prestígio – que passam pelos rigorosos critérios de avaliação das agências de fomento – são as que mais influenciam os poderes públicos na formulação e concretização de políticas educacionais? Na tentativa de dar resposta a esta questão, a terceira edição do Seminário Internacional elegeu o tema "Pesquisas em Educação: no Brasil e no Mundo". De novo, como no II Seminário Internacional, uma feliz coincidência: a Rede Ibero-Americana de Investigação em Políticas Educativas (RIAIPE), que congregava muitos países latino-americanos e os dois países ibéricos, participou não só como um dos patrocinadores do evento, mas como uma verdadeira co-promotora, propiciando uma significativa intervenção de seus pesquisadores no evento, abrigando os resultados de suas pesquisas. Além disso, este Seminário, que contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
            O IV Seminário Internacional Teorias e Pesquisas terá como tema "Paulo Freire e a Educação Superior". O educador pernambucano ficou mundialmente conhecido não apenas por suas reflexões, mas também por suas intervenções no campo da Educação de Adultos (EDA). Suas obras, como Educação como prática da liberdade (1967), Pedagogia do oprimido (1968), Pedagogia da Esperança (1992) e Pedagogia da autonomia (1997) foram traduzidas em vários idiomas, mas em nenhuma delas aparece referências muito explícitas sobre as questões da Educação Superior. Contudo, em 1994, por iniciativa de Miguel Escobar Guerrero, Alfredo L. Fernández D. e Gilberto Guevara-Niebla, realizou-se na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), um seminário em que Paulo Freire debateu, com muitos pesquisadores da educação e das ciências sociais em geral que estavam presentes, as questões relativas à universidade, à educação superior e ao papel dos intelectuais, explicitando conceitos, categorias e posições inéditas sobre temas que não são muito comuns no conjunto de seu legado. No VIII Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, realizado na Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA), ficou decidido, como ocorre em cada um desses eventos bienais, que o tema a ser desenvolvido até o próximo encontro, a ser realizado em Milão, Itália, em 2014, será o da reinvenção do legado freiriano no Século XXI, na Educação Superior. Finalmente, o ano de 2013 foi marcado, no Brasil, pela forte presença do autor de Pedagogia do oprimido, seja por ele ter sido proclamado como Patrono da Educação Brasileira (Lei n. 12.612, de 13 de abril de 2012), seja porque comemora-se, neste ano, o cinquentenário da experiência de Angicos[1].
            Como em edições anteriores, o IV Seminário Internacional de Educação Teorias e Políticas abrigará a reunião de conclusão da Rede Ibero-Americana de Investigação em Políticas Educacionais  (RIAIPE III), constituído por mais 30 equipes de pesquisadores de 19 países, sendo: (i) da América Latina - Argentina (Universidad de Buenos Aires, Universidad Nacional de San Martin, Universidad Nacional de Tres de Febrero), Bolívia (Universidad Loyola de Bolivia), Brasil (Universidade Nove de Julho, Universidade do Sul de Santa Cataria, Universidade Federal da Bahia), Chile (Universidad Ciencias de la Información), Colômbia (Univesidad del Rosario e Universidad de Nariño), Costa Rica (Universidad de Costa Rica), Cuba (Universidad de la Habana), El Salvador (Universidad de El Salvador), Guatemala (Centro Universitario de Occidente, Universidad de San Carlos de Guatemala), Honduras (Universidad Nacional Autónoma de Honduras), México (Universidad Nacional Autónoma de México, Universidad de Guadajalara), Paraguai (Universidad Autónoma de Asunción, Universidad Nacional de Asunción), Peru (Universidad Nacional Agraria la Molina), Uruguai (Universidad de la República) e (ii) da Europa - Espanha (Universidad de Barcelona, Universidad de Valencia), Holanda (Universiteit Voor Humanistiek), Itália (Università degli Studi dela Tuscia), Inglaterra (University of Brighton), França (Université Lumière Lyon 2), Portugal (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias), que vem desenvolvendo o "Programa Marco Interuniversitário para a Equidade e a Coesão Social das Instituições de Educação Superior na América Latina", numa feliz coincidência temática.
 
 
           
2. Finalidade e Objetivos
           
            O IV Seminário Internacional Teorias e Políticas tem por finalidade apontar e disseminar as concepções e as práticas de Paulo Freire sobre a Educação Superior, com o intuito de identificar matrizes institucionais alternativas ao modelo clássico de universidade ocidental (napoleônico e humboldtiano) e às formas acadêmicas tradicionais de formulação, comunicação e aplicação do conhecimento, de modo a colaborar para a construção dos conceitos de "ciência pública" e de "democracia cognitiva omnilateral".
            Para melhor concretizar suas finalidades, esta edição do Seminário Internacional objetiva:
            I - identificar instituições de educação superior (IES) alternativas e nichos de pesquisa e de intervenção congêneres nas IES tradicionais;
            II - estimular o desenvolvimento de massa crítica sobre ciência pública popular, isto é, sobre conhecimento voltado para os interesses da maioria da população das diversas formações sociais participantes do evento;
            III - desenvolver a democracia cognitiva omnilateral, identificando, dando visibilidade e disseminando os conhecimentos desenvolvidos fora dos muros das universidades e das bancadas dos centros de pesquisa consagrados pela comunidade científica;
            IV - dar visibilidade à produção científica e aos projetos de intervenção das IES e dos nichos mencionados no objetivo I;
            V - identificar e coletar referenciais teóricos, de políticas e de práticas educacionais, elaborados por Paulo Freire e por membros da comunidade freiriana  espalhados pelo mundo;
            VI - promover a confraternização dos representantes da educação dos países em que Paulo Freire atuou;
            VII - editar e divulgar os manuscritos fac-similados da Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire, para que possa servir de matriz para as futuras edições da obra;
            VIII - divulgar as ideias de Paulo Freire sobre educação superior, a partir da preparação da edição de obra que contém suas alocuções no seminários realizado em 1994 na Universidade Autónoma do México.
             
 
 
 
 
 
            3. Metodologia de Trabalho
 
            3.1. O IV Seminário Internacional de Educação Teorias e Políticas, que tem como tema "Paulo Freire e a Educação Superior", estruturar-se-á em:
            3.1.1. Conferência Magna proferida pelo ex-Ministro de Estado da Agricultura de dos Governos Eduardo Frei e Salvador Allende do Chile, Jacques Conchol, com a presença do Ministro de Estado da Educação Brasileira, Aloisio Mercandante Oliva, que recepcionará alguns ministros de Estado da Educação dos países em que Paulo Freire esteve e trabalhou. Esta conferência será aberta ao grande público (inscrições até o limite de 500).
            3.1.2. Quatro mesas temáticas, constituídas por pesquisadores convidados de todos os continentes, experts nos temas: Pensamento de Paulo Freire, Educação Superior, Educação Popular, Ciência Pública e Democracia Cognitiva.
            3.1.3. Comunicações de trabalhos inscritos e aprovados sobre os temas mencionados no item anterior, até o limite máximo de 100 (cem) trabalhos.
            3.1.4. Exposição de pôsteres inscritos e aprovados sobre os temas mencionados no item 3.1.2., até o limite máximo de 100 (cem) trabalhos.
 
           
 
 
 
4. Comissões
 
            4.1. Comissão de Coordenação Geral
            Coordenação: Dr. Antonio Neves Duarte Teodoro, Prof. Francisco das Chagas Fernandes (MEC), Prof. Dr. Jason Ferreira Mafra, Prof. Dr. José Eustáquio Romão, Profa. Dra. Roberta Stangherlim, Profa. Dra. Magali Rosa de Sant'Anna; b) Secretária - Cristiana de Marco Soares
            4.2. Comissão Sócio-Cultural: a) Coordenação - Profa. Dra. Cleide Rita Silvério de Almeida, Profa. Dra. Elaine Teresinha Dal Mas Dias; b) Secretária - Aline Alves de Araújo Silva
            4.3. Comissão de Infraestrutura: a) Coordenação - Prof. Dr. Maurício Pedro da Silva, Profa. Dra. Cláudia Sabba, Lígia de Carvalho A. Vercelli; b) Secretária - Érica Oliveira de Araújo
            4.4. Comissão de Comunicação: a) Coordenação - Profa. Dra. Ana Maria Haddad Baptista e Profa. Ms. Márcia do Carmo Felismino Fusaro; b) Secretária - Jennifer Lopes da Silva
            4.5. Comissão de Publicações: a) Coordenação: Prof. Dr. José Eduardo de Oliveira Santos, Prof. Dr. Manuel Tavares, Profa. Dra. Mônica de Ávila Todaro; b) Secretária - Juliana         Aparecida Cezario
            4.6. Comitê Científico: a) Marcos Antonio Lorieri, Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Carlos Bauer, Francisca E. S. Severino; b) Secretária – Juliana Aparecida Cezário
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
5. Programa
 
DIA
HORA
ATIVIDADE
Coordenação
 
14:00 -18:00
Credenciamento e distribuição de materiais
Auditório Memorial da América Latina
 
 
 
 
 
 
19:00 - 19:30
Abertura Oficial
(Mestre de Cerimônias)
Reitor Eduardo Storopoli
Pró-Reitora Acadêmica Maria Cristina Barbosa Storopoli
Ministro de Estado da Educação Aloizio Mercadante Oliva
Ministros presentes
 
05/11/2013
19:30 - 21:00
Conferência Magna
"O Ministério da Educação e as Políticas de Inclusão Popular na Educação Superior"
Ministro de Estado
Ministro Jacques Chonchol
 
 
21:00 - 21:30
Entrega do Manuscrito da Pedagogia do oprimido ao Brasil e Lançamento do Livro do Manuscrito
Coordenação
José Eustáquio Romão e Moacir Gadotti
Comissão Nacional do Projeto "Paulo Freire: 50 Anos de Angicos"?
 
22:00 - 23:00
Coquetel
PPGE e PROGEPE
 
 
 
 
9:00 -12:00
Mesa I
Paulo Freire e a Universidade Popular
Coordenação
Jason Ferreira Mafra (UNINOVE – Brasil)
Participantes
José Eustáquio Romão (UNINOVE - Brasil)
Carlos Alberto Torres (UCLA – EUA), Francisco Gutierrez (IPF Costa Rica), Moacir Gadotti (IPF-USP – Brasil), Walter Esteves Garcia (CNPq – Brasil
 
9:00 - 12:00
Reunião dos Ministros de Estado da Educação
(Angola, Cabo Verde, Cuba, Chile, Estados Unidos – Harvard, Guiné-Bissau, México, Moçambique, Nicarágua, São Tomé, Suíça – CMI - e Príncipe, Tanzânia, Embaixador da CPLP)   
Coordenação
Francisco das Chagas Fernandes
Secretário Executivo Adjunto MEC
 
06/11/2010
12:30 - 13:00
Lançamento do Livro Paulo Freire, a educação superior e o papel dos intelectuais
Comissão de Angicos
 
13:00 - 14:30
Almoço
Livre
 
14:30 - 17:30
 
Mesa II
Programa Marco Interuniversitário para una Política de Equidad y Cohesión Social en la Educación Superior - Riaipe 3: Desafios e Perspectivas
 
 
Coordenação
Antonio Teodoro (ULHT/UNINOVE – Portugal/Brasil)
Participantes
Sílvia Llamovate (UBA – Argentina), Boris Tristá (UHavana – Cuba), Armando Alcántara Santuario (UNAM - México), Sandra Montané (UBarcelona – Espanha), Ana Benavente (Portugal)
 
 
 
 
 
 
 
 
07/11/2013
 
 
 
9:00-12:00
Mesa III
Educação Popular e Universidade
Coordenação
Antonio Joaquim Severino (UNINOVE – Brasil)
Participantes
Ana Maria Saul (PUC/SP – Brasil), Carlos Rodrigues Brandão (UNICAMP – Brasil), Celso de Rui Beisiegel (USP – Brasil), Osmar Fávero (UFF - Brasil) Reinaldo Matias Fleuri (UFSC – Brasil)
 
12:00 – 14:00 
Almoço
Livre
14:00-17:00
Mesa IV
Diálogos Possíveis entre Paulo Freire e ...  (qualquer pensador contemporâneo) sobre Educação Superior
Coordenação
José Eduardo de Oliveira Santos (UNINOVE – Brasil)
Participantes
Raymond Morrow (UAlberta – Canadá), Silvia Manfredi (IPF – Itália),
José Beltrán (UValencia – Espanha), Arlinda Cabral (CPLP – Cabo Verde), Luisa Cortesão
06/11/2013
17:30 -19:00
Comunicações e Pôsteres
Inscritos e aprovados
07/11/2013
17:00 -19:00
Comunicações e Pôsteres
Inscritos e aprovados
 
6. Chamada de Trabalhos
 
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO
TEORIAS E POLÍTICAS
"Paulo Freire e a Educação Superior"
5 a 7 de novembro de 2013
 
DATAS: 5 A 7 DE NOVEMBRO DE 2013
LOCAL: Conferência de abertura: Auditório do Prédio C (segundo sub solo) do Campus Memorial da UNINOVE situado à Av. Francisco Matarazzo, n. 364. Demais atividades: Centro de Pós-Graduação da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, localizado à Avenida Francisco Matarazzo, nº 612 (em frente ao Parque da Água Branca e próximo à estação Barra Funda do Metrô), São Paulo – SP. Telefones para informações: (11) 3665-9312.
PÚBLICO ALVO: Educadores em geral, pesquisadores e alunos da graduação e da pós-graduação.
INSCRIÇÕES GRATUITAS
 
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
A comissão Organizadora do IV Seminário Internacional de Educação Teorias e Política: "Paulo Freire e a Educação Superior" torna pública a presente chamada de apresentação de trabalhos para o referido evento.
São convidados os interessados a submeter trabalhos nas modalidades de comunicação e pôsteres cujos conteúdos estejam afetos á temática geral do Seminário e inseridos nos seguintes Eixos Temáticos:
 
  1. Pensamento de Paulo Freire e Educação superior;
  2. Educação popular e Ensino Superior na ótica do Pensamento de Paulo Freire;
  3. Democracia cognitiva, universidade e pensamento freireano;
  4. Diálogos possíveis entre Paulo Freire e outros pensadores sobre Educação Superior;
  5. Políticas de Inclusão Popular na Educação Superior;
  6. Paulo Freire, a educação superior e o papel dos intelectuais;
  7. Paulo Freire e a Universidade Popular.
 
 
 
 
DATAS E PRAZOS
 
A partir do dia 26 de agosto e até o dia 21 de outubro de 2013 serão recebidos trabalhos completos (comunicações) e os resumos de pôsteres a serem submetidos a pareceres.
A relação dos trabalhos aceitos será publicada na página do evento até o dia 26 de outubro de 2013.
 
 
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES
 
A submissão das comunicações requer a apresentação do texto completo da obra, precedido de um resumo de até 800 caracteres de extensão, incluindo os espaços entre palavras, e de três palavras-chave. O texto completo do trabalho deve ser enviado em formato de editor de textos Word 1997 ou posterior, com as seguintes diretrizes: Papel A4 (29,7cm x 21 cm), margens de 03 cm, fonte Times New Roman tamanho 12, espaço entrelinhas de 1.5 e alinhamento justificado. As páginas deverão estar numeradas na parte inferior direita. O título do trabalho deve estar em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento centralizado. Os nomes dos autores/autoras devem aparecer logo abaixo do título do trabalho, alinhados à esquerda e acompanhados pela identificação da instituição e país de origem e pelo correio eletrônico dos autores/autoras. Em seguida deve estar o resumo apresentado em um único parágrafo, sem notas nem referências bibliográficas, com uma extensão máxima de 800 caracteres, incluindo os espaços entre palavras, e três palavras-chave. Os trabalhos devem ser apresentados em forma final de artigo para sua publicação, com a introdução do problema, desenvolvimento, conclusões e referências, observando as normas habituais para a publicação de trabalhos científicos. O texto completo, incluídas as notas de rodapé, referências bibliográficas e quadros e tabelas, deve ter uma extensão entre 20.000 e 25.000 caracteres, incluindo os espaços entre palavras.
 
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES
 
Para Pôsteres serão recebidos resumos expandidos que devem conter entre 2.500 e 3.500 caracteres com espaço, alinhamento justificado, Word, fonte Times New Roman, 12, espaço de entrelinhas de 1,5. Devem conter: Introdução desenvolvimento, conclusões e referências bibliográficas.
 
Para apresentação, os pôsteres devem seguir as seguintes especificações: dimensões: 100 cm x 90 cm .  Detalhamento: Título em caixa alta, visível a 2 m de distância. Nome e instituição dos autores, em destaque, logo abaixo do título. Descrição concisa do trabalho com letras, figuras e tabelas suficientemente grandes para a leitura a uma distância de, pelo menos, 1 metro. Objetivo(s) do trabalho. Análise e descrição dos resultados. Conclusões. Bibliografia consultada.
 
SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
 
O arquivo do trabalho deve ser enviado como anexo de e-mail para:
 
 
O arquivo e assunto devem ser nomeados da seguinte forma:
 
PARA COMUNICAÇÃO:
Nome do autor: Jose Francisco da Silva.
O arquivo será: jose-francisco-da-silva
O assunto será: comunicação_títulodotrabalho
 
PARA PÔSTER:
 
Nome do autor: Jose Francisco da Silva.
O arquivo será: jose-francisco-da-silva
O assunto será pôster_títulodopôster.
 
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS PELO COMITÊ CIENTÍFICO
Conteúdos afetos á temática geral do colóquio e pertinentes a algum dos Eixos Temáticos:
  1. Clareza na formulação e no desenvolvimento do tema;
  2. Relevância da contribuição à política e à gestão da educação;
  3. Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico;
  4. Correção na linguagem do texto e nas citações e referências bibliográficas;
  5. Cumprimento das condições de submissão e das normas de formatação.
 
PEN DRIVE
 
Os textos completos, bem como os resumos expandidos dos pôsteres serão incluídos nos anais do evento, publicados em Pen drive. Vale lembrar que a revisão dos textos serão de responsabilidade de seus autores.
Todos os que enviarem trabalhos deverão se inscrever servido-se do e-mail seminariointernacional@uninove.br
 
Para outras informações servir-se do email:  seminformacoes@uninove.br


[1] [1] Angicos é pequena cidade localizada na Região do Semiárido do Estado do Rio Grande do Norte que foi alvo, em 1963, de um trabalho de alfabetização e de educação de adultos, coordenado por Paulo Freire e por um grupo de alfabetizadores, mormente estudantes, que aplicaram, pela primeira vez em caráter público, o "Método Paulo Freire", conseguindo alfabetizar quase 300 camponeses e camponesas. Essa foi a primeira experiência pública de aplicação das teorias e intervenções do Patrono da Educação Brasileira. Para as comemorações do cinquentenário, o Ministério da Educação aprovou o Projeto "Paulo Freire: os 50 Anos de Angicos", elaborado e proposto pelo Instituto Paulo Freire, e criou uma comissão nacional para apresentar e coordenar um calendário de eventos, no qual se insere o IV Seminário Internacional de Educação Teorias e Políticas, com o tema "Paulo Freire e a Educação Superior", agora em realização conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UNINOVE) e de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE), em articulação com o MEC.
















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MARIO MARIANO RUIZ CARDOSO
Educador


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Agitai-vos, porque precisamos do vosso entusiasmo.
Organizai-vos, porque carecemos de toda a vossa força."

Antonio Gramsci


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