[Profs Mat:8336] Carta aberta a Darcy Ribeiro

Carta aberta a DARCY RIBEIRO

 

Querido Darcy

 

Antes de mais nada receba meus parabéns pelo seu aniversário, hoje você estaria completando 93 anos de vida. Alguns até acham que você morreu lá em 1997, mas não entenderam nada, pois você continua vivinho da silva e de outro modo, aqui dentro de nós educadores que te amamos. Cada vez que vejo a série que a Isa Grinspum Ferraz nossa amiga comum fez sobre sua trajetória e ideias, te sinto a meu lado e me encho de garra para tocar a vida e a luta em prol da educação de qualidade e para todos.

[vejam o 1º capítulo em https://www.youtube.com/watch?v=Dmi0Jn_9sPA]

 

Guardo até hoje um bilhetinho que você escreveu para mim no ano de 1996, quando você ainda era senador pelo RJ, manifestando seu entusiasmo pela ideia do dia da Matemática que seria comemorado no dia do aniversário de Malba Tahan, que foi enfim oficializado em 2013.

Pensei em te mandar no dia dos professores "aquele abraço" tão ou mais enfático que aquele que o Gil enviou para todos os brasileiros naqueles anos bicudos, mas confesso que no dia eu estava um tanto macambúzio e sentindo que os anos bicudos não tinham acabado. Isto porque eu estava muuuito preocupado com as notícias sobre as chamadas políticas públicas anunciadas pelos governadores Alkminho e Beto da rixa (com os professores) na área da "educação" (sic) e que, coincidentemente te "homenagearam" às avessas.

 

Estes governantes que só me causam repugna anunciaram hoje o fechamento de centenas de escolas, cortes de vagas e de professores.  Imagine só, no dia do seu aniversário. Pensei aqui com meus botões que você deve ter se sentido como o Ideiafix o cãozinho do Obelix sempre que via uma árvore ir ao chão.

 

Darcy, se pudesse ler as notícias de hoje imagino que também teria ficado de baixo astral, compreenderia sua dor e também nossa impotência de momento, suponho que ficasse tão angustiado como me sinto hoje, e veja só, logo no dia do criador dos CIEPS, aquele projeto maravilhoso que você criou e que foi desmontado pelo governador que sucedeu o Brizola, um Moreira que não chega aos pés do "da Silva" aquele que cantou parte de nossa história, acredite este outro moreira (com m minúsculo) o "Franco" hoje é um ministro da chamada pátria educadora. Oh que tristeza!

 

Preciso te contar outra coisa triste, o ministro da educação é o tal do Mercadante. Sim, o mesmo que encampou o bordão do Maluf dizendo que ia acabar com a progressão continuada, só para agradar a classe média conservadora numa campanha eleitoral. E tem mais, ele está tocando a pauta de um conglomerado de empresas que vai da Ambev a grupos financeiros como Itaú, Bradesco e Santander, passando pelos grupos Telefônica, Gerdau, Natura, Ayrton Senna, etc., que fazem lobby para enfiar goela abaixo dos professores e alunos um currículo para lá de estranho que, pelo que ouvi de uma representante do Banco Itaú / Cenpec, só precisa valer mesmo para os alunos das escolas públicas. Sim, você não entendeu errado, ela quase falou algo como "não ponham a mão nas escolas que nossos filhos estudam", entretanto esta gente insiste em formatar a escola pública definindo o que devem "aprender", mas principalmente o que não devem aprender. Além disto colocam professores e equipe pedagógica refém de exames.

 

Sabe o que ando pensando ? Penso que eles estão construindo um canguru de Tróia para distrair pais, alunos e professores, além da mídia que lhes dá suporte nos seus editoriais.

 

Analisei o BNCC de Matemática e constatei que é uma tradução meia boca do currículo australiano, porém sem as coisas boas do currículo australiano. O de lá levou cerca de 8 anos para ser construído, com ampla discussão e participação de sua comunidade, o daqui foi decretado e foi rabiscado em apenas 2 meses. Já imaginou ? Procurei nos documentos alguma referência séria sobre valores, cultura, temas transversais, interdisciplinaridade, ética, raciocínio e aprendizagem e não encontrei quase nada. Tenho certeza que você deve estar perplexo com o que estão fazendo com sua LDB.

 

Voltando ao fechamento das escolas. Sabia que estes mesmos governadores não param de construir presídios ? Quase todos estes presídios estão entupidos de jovens que eram crianças no início de seus mandatos. Isto é o que se pode chamar de "investimento" no futuro na perspectiva destes governantes de araque.

 

Se eu fosse um pouco mais cristão diria "pai, perdoe-os, eles não sabem o que fazem", mas o fato é que eles sabem muito bem o que estão fazendo. Trata-se de uma ação estudada e deliberada que tem como objetivo o desmonte do sistema de ensino público, governantes enfastiados que veem a responsabilidade com a educação como um estorvo, professores como inimigos, em especial os professores críticos e por isto patrocinam, na surdina, projetos de deputados conservadores ligados à bancada BBB (da bala, da bíblia e do boi) que pretendem dar um "cala boca" professor e que criminalizam a liberdade de cátedra, além de tentar filtrar conteúdos pedagógicos (o auê sobre a questão do ENEM sobre a violência contra a mulher é um exemplo). Para este tipo de governante o objetivo "desenvolver o espírito crítico" já teria sido banido dos currículos há muito tempo. Mas cabe a nós educadores defendê-lo.

 

Numa entrevista recente falei que uma forma de exclusão é sonegar aos alunos a possibilidade de raciocinar de verdade frente a problemas autênticos, situações e contextos significativos. Em outras palavras, o projeto dos atuais gestores que veem a educação como um estorvo para a máquina que atende aos negócios de seus apaniguados e financiadores é maquiar a inclusão. Incluem os alunos como número nas estatísticas, mas os excluem no conteúdo e na formação. É isto vejo por trás da lista de tópicos do BNCC proposto. Uma exclusão massiva e maquiada daqueles que mais precisam de escola, escola de qualidade.

 

Oh! Querido Darcy, que tristeza, não queria estar te falando isto bem no dia do seu aniversário.

Mas, bola pra frente, não vamos baixar a guarda, sequer perder a esperança de construir uma sociedade mais justa, equânime, libertária e, por que não, criativa e bem humorada como você sempre foi.

 

Te desejo uma vida longa, isto porque você como Elvis, Lennon, Saramago, Bertrand Russel, Bakunin e outros continuam vivos. Vivos dentro de nós.

 

Feliz aniversário.

Bigode

PS.: Resolvi não te contar quanto ganha um professor da escola publicar para não estragar totalmente teu dia.
http://www.fundar.org.br/

 

--
Para respostas muito específicas, por favor responda diretamente ao autor. Isso evita encher a caixa de e-mails dos outros membros.
 
Para membros postarem neste Grupo: profmat@googlegroups.com
 
Para convidar novos membros e ver as contribuições deste Grupo: http://www.leoakio.com
 
Nosso Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/profsmat/
 
Para receber um e-mail diário com o resumo das mensagens do dia, ou para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para leo.akio@yahoo.com.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário