Re: [Profs Mat:8305] BNCC consulta pública

Peço desculpas pelos erros de digitação, meus dedos são mais rápidos que meu olho.
Mas como se diz por aí "para bom entendedor meia pal - - - - basta"
B.


Em 5 de outubro de 2015 16:46, Antonio José Lopes Bigode <bigode@pentaminos.mat.br> escreveu:
Caro Léo

Entendo sua sensação de participação, mas tenha claro que você não foi convidado a se posicionar sobre a concepção do currículo.
Esta foi imposta.

Em qualquer país que leva a educação a sério, um currículo não é uma lista de tópicos como um índice de livro, no caso da BNCC caso a lista de tópicos foi substituída por uma lista de "objetivos", sem qualquer fundamento ou argumentos que justifiquem as escolhas.

O buraco é mais embaixo, por princípio devemos repudiar qualquer currículo feito deste modo.

Estamos regredindo, este documento ignora o quadro da formação e das ações, . . nada de PCN (ao menos deveria criticá-lo para informar aos professores porque não vai valer mais), nada sobre o PNAIC Matemática que envolveu mais de centenas de milhares de professores em 2014, nenhuma palavra sobre o portentoso trabalho do GESTAR. Só temos o sublimar "nada vale, o que vale é o currículo da Austrália". 

Alguém te consultou sobre qual o melhor modelo para nos inspirarmos  
Porque Austrália e não Holanda ou Singapura ? Ou mesmo o Chile que tem os melhores índices no PISA ?
Porque esta imposição de um modelo sem que a comunidade que faz Educação Matemática seja convidada a dizer o que faz e o que pensa ?
Porque somos convidados a entrar num IBOPE Big Brother de ter que responder sim ou não ?

Não, esta não é a concepção de currículo que acho que faz sentido e acho que a comunidade de acadêmica e educacional deve se dar ao respeito e dizer que não é assim que se faz coisa de uma grande impacto para a vida de um país por décadas.

A comunidade de EDUCAÇÃO MATEMÁTICA deveria se dar ao respeito e repudir esta imposição que nega tudo o que ela tem feito nas últimas décadas.

Bigode
PS.: Tenho a convicção de que este modelo que o MEC está impondo faz parte de um lobby de setores financeiros que veem a educação como mercadoria. Não não estou vendo fantasmas embaixo da cama, estou amparado por fatos público há mais de 3 anos.


Em 5 de outubro de 2015 05:51, Leo Barichello <barichello@gmail.com> escreveu:
Sinceramente, achei esse um canal interessante para uma pessoa (como um professor) registrar a sua opinião sobre os tópicos da versão preliminar.
Eu mesmo acabei de deixar comentários em 4 itens que julguei que podiam ser melhorados.

Claro que a ferramenta é limitada em termos daquilo que é possível propor, mas combinada com os outros canais dessa chamada pública, parece-me bem válido.

Espero que as opiniões sejam devidamente consideradas, mas aí já é outra questão.



Em 4 de outubro de 2015 14:21, Antonio José Lopes Bigode <bigode@pentaminos.mat.br> escreveu:
​A tal consulta pública sobre a BNCC formatada pelo MEC é uma piada, engessada, filtrada e sem margem para  argumentação. Vai se tornar numa final de BBB ​em que o mais votado cai fora e o menos votado fica ???

Segue abaixo as imagens dos 5 passos para que um professor possa palpitar em cada item (são 243 no total).

Bigode

PS.: A escolha das alternativas deste exemplo não são para valer, tive que escolher um item qualquer e simular, porque era necessário ir até o final do processo para saber como terminaria. Jamais avaliaria um item de currículo de modo fragmentado tal como o MEC está oferecendo.



--
Para respostas muito específicas, por favor responda diretamente ao autor. Isso evita encher a caixa de e-mails dos outros membros.
 
Para membros postarem neste Grupo: profmat@googlegroups.com
 
Para convidar novos membros e ver as contribuições deste Grupo: http://www.leoakio.com
 
Nosso Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/profsmat/
 
Para receber um e-mail diário com o resumo das mensagens do dia, ou para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para leo.akio@yahoo.com.br



--
PhD Student | Centre for Research in Mathematics Education
School of Education | University of Nottingham

--
Para respostas muito específicas, por favor responda diretamente ao autor. Isso evita encher a caixa de e-mails dos outros membros.
 
Para membros postarem neste Grupo: profmat@googlegroups.com
 
Para convidar novos membros e ver as contribuições deste Grupo: http://www.leoakio.com
 
Nosso Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/profsmat/
 
Para receber um e-mail diário com o resumo das mensagens do dia, ou para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para leo.akio@yahoo.com.br


--
Para respostas muito específicas, por favor responda diretamente ao autor. Isso evita encher a caixa de e-mails dos outros membros.
 
Para membros postarem neste Grupo: profmat@googlegroups.com
 
Para convidar novos membros e ver as contribuições deste Grupo: http://www.leoakio.com
 
Nosso Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/profsmat/
 
Para receber um e-mail diário com o resumo das mensagens do dia, ou para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para leo.akio@yahoo.com.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário