Peço desculpas pelos erros de digitação, meus dedos são mais rápidos que meu olho.
Mas como se diz por aí "para bom entendedor meia pal - - - - basta"
B.
¨«·§¨«·§¨«·§¨#¨§·«¨§·«¨§·«¨
Em 5 de outubro de 2015 16:46, Antonio José Lopes Bigode <bigode@pentaminos.mat.br> escreveu:
Caro LéoEntendo sua sensação de participação, mas tenha claro que você não foi convidado a se posicionar sobre a concepção do currículo.Esta foi imposta.Em qualquer país que leva a educação a sério, um currículo não é uma lista de tópicos como um índice de livro, no caso da BNCC caso a lista de tópicos foi substituída por uma lista de "objetivos", sem qualquer fundamento ou argumentos que justifiquem as escolhas.O buraco é mais embaixo, por princípio devemos repudiar qualquer currículo feito deste modo.Estamos regredindo, este documento ignora o quadro da formação e das ações, . . nada de PCN (ao menos deveria criticá-lo para informar aos professores porque não vai valer mais), nada sobre o PNAIC Matemática que envolveu mais de centenas de milhares de professores em 2014, nenhuma palavra sobre o portentoso trabalho do GESTAR. Só temos o sublimar "nada vale, o que vale é o currículo da Austrália".Alguém te consultou sobre qual o melhor modelo para nos inspirarmosPorque Austrália e não Holanda ou Singapura ? Ou mesmo o Chile que tem os melhores índices no PISA ?Porque esta imposição de um modelo sem que a comunidade que faz Educação Matemática seja convidada a dizer o que faz e o que pensa ?Porque somos convidados a entrar num IBOPE Big Brother de ter que responder sim ou não ?Não, esta não é a concepção de currículo que acho que faz sentido e acho que a comunidade de acadêmica e educacional deve se dar ao respeito e dizer que não é assim que se faz coisa de uma grande impacto para a vida de um país por décadas.A comunidade de EDUCAÇÃO MATEMÁTICA deveria se dar ao respeito e repudir esta imposição que nega tudo o que ela tem feito nas últimas décadas.BigodePS.: Tenho a convicção de que este modelo que o MEC está impondo faz parte de um lobby de setores financeiros que veem a educação como mercadoria. Não não estou vendo fantasmas embaixo da cama, estou amparado por fatos público há mais de 3 anos.¨«·§¨«·§¨«·§¨#¨§·«¨§·«¨§·«¨
Em 5 de outubro de 2015 05:51, Leo Barichello <barichello@gmail.com> escreveu:Sinceramente, achei esse um canal interessante para uma pessoa (como um professor) registrar a sua opinião sobre os tópicos da versão preliminar.Eu mesmo acabei de deixar comentários em 4 itens que julguei que podiam ser melhorados.Claro que a ferramenta é limitada em termos daquilo que é possível propor, mas combinada com os outros canais dessa chamada pública, parece-me bem válido.Espero que as opiniões sejam devidamente consideradas, mas aí já é outra questão.Em 4 de outubro de 2015 14:21, Antonio José Lopes Bigode <bigode@pentaminos.mat.br> escreveu:--A tal consulta pública sobre a BNCC formatada pelo MEC é uma piada, engessada, filtrada e sem margem para argumentação. Vai se tornar numa final de BBB em que o mais votado cai fora e o menos votado fica ???Segue abaixo as imagens dos 5 passos para que um professor possa palpitar em cada item (são 243 no total).BigodePS.: A escolha das alternativas deste exemplo não são para valer, tive que escolher um item qualquer e simular, porque era necessário ir até o final do processo para saber como terminaria. Jamais avaliaria um item de currículo de modo fragmentado tal como o MEC está oferecendo.
Para respostas muito específicas, por favor responda diretamente ao autor. Isso evita encher a caixa de e-mails dos outros membros.
Para membros postarem neste Grupo: profmat@googlegroups.com
Para convidar novos membros e ver as contribuições deste Grupo: http://www.leoakio.com
Nosso Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/profsmat/
Para receber um e-mail diário com o resumo das mensagens do dia, ou para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para leo.akio@yahoo.com.br
--PhD Student | Centre for Research in Mathematics EducationSchool of Education | University of Nottingham--
Para respostas muito específicas, por favor responda diretamente ao autor. Isso evita encher a caixa de e-mails dos outros membros.
Para membros postarem neste Grupo: profmat@googlegroups.com
Para convidar novos membros e ver as contribuições deste Grupo: http://www.leoakio.com
Nosso Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/profsmat/
Para receber um e-mail diário com o resumo das mensagens do dia, ou para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para leo.akio@yahoo.com.br
Para respostas muito específicas, por favor responda diretamente ao autor. Isso evita encher a caixa de e-mails dos outros membros.
Para membros postarem neste Grupo: profmat@googlegroups.com
Para convidar novos membros e ver as contribuições deste Grupo: http://www.leoakio.com
Nosso Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/profsmat/
Para receber um e-mail diário com o resumo das mensagens do dia, ou para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para leo.akio@yahoo.com.br
0 comentários:
Postar um comentário