Re: {ListaRepea} Revista aborda tema da "educação integrada" - EA NÃO é disciplina

Olá Bruno,

Essa discussão precisa amadurecer mais.

Estou tentando entender essa questão relacionando-a ao avanço do conservadorismo.

Seu raciocínio, embora consistente, tem um ponto que precisa ser olhado com mais atenção:Talvez deputados não façam sua pauta aleatoriamente, desvinculada de movimentos sociais. É possível que haja setores conservadores pressionando no sentido do enquadramento dos conteúdos de EA, e fazendo parte de uma grade com conteúdo pré-definido, ficaria mais fácil o seu controle, bem como a pressão por metodologias mais comprometidas com valores tradicionais.

Lembre-se que há retrocessos em todos os setores....

Recebi informações, que carecem de confirmação, de que há na Câmara Municipal de Campinas um projeto de lei que proibiria discussão de gênero nas escolas. Lembre-se também o caso do professor de Sorocaba, que sofreu forte pressão policial por discutir a violência policial usando Foucault . Do outro que teve problemas porque usava herry potter. São apenas tres exemplos que circularam na mídia de setores conservadores tentando cercear a liberdade do professor. São essas as informações que me fazem suspeitar que haja uma agenda oculta na transformação da EA em disciplina.

Talvez valesse a apena investigar...

ABS.

Prof. Dr. Mário Roberto Ferraro.
UNUCSEH/UEG - http://www.unucseh.ueg.br.
Av. Juscelino Kubitschek, n. 146, Bairro Jundiaí.
75.110-390. Caixa postal 459. Anápolis - Goiás - Brasil.
55 62 3328-1128.







Em 16 de março de 2016 09:15, Bruno Pinheiro <bruno.lahunmen@gmail.com> escreveu:

Bom dia, Mário.

Faz todo sentido, mas não creio. As propostas de transformar EA em disciplina corrente não nascem do debate promovido por uma "dissidência" da transversalidade no campo da EA. Não é uma ideia q nasce da corporação de educadores ambientais, que poderia estar visando reserva de mercado. São deputados que, na falta do que propor, adotam temas "virtuosos" pro seu currículo eleitoral, no caso, o "ensino de meio ambiente na escola" ou o "estímulo ao uso sustentável de recursos naturais".

Isso a gente pode perceber também pela inexistência de tal debate entre nós, por exemplo. E fica caracterizado pela justificação dessas medidas baseadas única e exclusivamente num senso comum de que "se virar disciplina, será ensinado na escola".

No seio, não existe nenhum tipo de reflexão sobre currículo, controle de conteúdos... É bonito falar em disciplina de EA. Só isso.

Com relação a essa questão vale a auto-crítica em relação à inexistência total de avaliação da política pública de EA. Somos displicentes com relação a isso (oq, vá lá, é generalizado, não é coisa só da EA), e o pouco de pressão que se exerceu a respeito junto aos gestores da política de Educação Ambiental no governo federal sofreu bastante resistência: por exemplo, nunca foi feito uma avaliação decente das Conferências Infanto. Contradições...

Penso q isso deixa margem pra essas propostas sem noção e fragiliza nossa capacidade de argumentar racionalmente sobre a questão, para além da teoria.

Seguimos.

Abcs,
Bruno Pinheiro

Em 15/03/2016 09:14, "Mário Roberto Ferraro" <mariofr6@gmail.com> escreveu:

Olá,

PALPITANDO:

Pode haver um certo pragmatismo ao se pleitear a  EA como disciplina: uma reserva de mercado para professores de determinadas áreas. E também uma tentativa de maior controle dos conteúdos a serem ministrados através da disciplinarização dos mesmos de forma mais fechada , isto é,  mais definida e sistemática. E com metodologias mais convencionais.
ABS.

Em 15/03/2016 8:34 AM, "Bruno Pinheiro" <bruno.lahunmen@gmail.com> escreveu:

Bons dias, amigxs!

Estamos neste momento vivenciando aquele momento "deja vu" no qual um congressista joga no colo das redes de EA a agenda da disciplinarização da Educação Ambiental.

No meu modo de ver, a educação ambiental deve ser disciplina tanto quanto a educação integral. Isto é, impossível. Trata-se de uma abordagem epistemológica e não de uma caixa de conteúdos.

A revista Página 22 deste mês toca no assunto da formação humana e na assimetria e desarticulação pedagógica que a nossas fábricas de mão de obra, ops, escolas, que caracterizam o ensino atual de massas.

Sugiro a leitura!

http://bit.ly/P22ON4a

Até pq a coisa nao se resume ao PLS 221. O oportunismo legislativo ainda reserva outros PLs com a revolucionária ideia de transformar a EA em disciplina.

Abcs,

Bruno Pinheiro

--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista atualmente é cuidada por Edna Costa.
 
Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
ednacosta@gmail.com ou raphael@5elementos.org.br
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
listarepea@googlegroups.com
 
Para mais opções e configurações, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "ListaRepea" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to listarepea+unsubscribe@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista atualmente é cuidada por Edna Costa.
 
Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
ednacosta@gmail.com ou raphael@5elementos.org.br
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
listarepea@googlegroups.com
 
Para mais opções e configurações, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "ListaRepea" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to listarepea+unsubscribe@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista atualmente é cuidada por Edna Costa.
 
Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
ednacosta@gmail.com ou raphael@5elementos.org.br
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
listarepea@googlegroups.com
 
Para mais opções e configurações, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "ListaRepea" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to listarepea+unsubscribe@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista atualmente é cuidada por Edna Costa.
 
Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
ednacosta@gmail.com ou raphael@5elementos.org.br
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
listarepea@googlegroups.com
 
Para mais opções e configurações, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "ListaRepea" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to listarepea+unsubscribe@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário